/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE DE ARRUDA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE DE ARRUDA CAMPOS
DATA : 30/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO:

PERIURBANIZAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS SOCIOESPACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Periurbanização; áreas periurbanas; expansão urbana; campo/cidade; rural/urbano; Região Metropolitana de Natal; Rio Grande do Norte.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Os estudos concernentes à temática urbana são amplamente debatidos nas Ciências Humanas e Sociais, ocasionando, em decorrência disso, uma variedade de análises. Contudo, o que se tem observado é que parte considerável desses estudos urbanos tem sido desenvolvida pensando a urbanização enquanto um fenômeno restrito aos perímetros das cidades ou regiões metropolitanas demarcadas administrativamente, e não enquanto um processo que perpassa esses limites político-administrativos e modifica toda relação do que se convencionou denominar campo e cidade. Desse fato decorre o predomínio de uma visão dicotômica entre campo e cidade, a qual considera a cidade totalmente urbana e o campo totalmente rural. Porém, na contramão dessa visão, existem as áreas periurbanas que são concebidas como aquelas onde ocorrem uma intensa coexistência de elementos rurais e urbanos, além da existência de demasiados conflitos devido à diversidade de atividades presentes nesses locais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa se propõe a compreender a periurbanização na Região Metropolitana de Natal (RMN), indicando suas áreas de ocorrência, evidenciando suas singularidades, bem como suas causas, consequências e buscando também entender como a lógica do sistema capitalista tem utilizado essas áreas para se reproduzir. Para tanto, além da revisão bibliográfica à luz de autores que contribuíram e contribuem para a compreensão da temática, foi realizada uma análise das imagens de satélite da RMN que, aliada aos dados da situação dos setores censitários do IBGE (2010) e idas a campo em algumas áreas da RMN, possibilitaram a discussão do conceito de periurbanização e a apresentação de sua materialidade na RMN. Diante disso, para as próximas etapas da pesquisa, pretende-se executar trabalhos de campo nas áreas periurbanas selecionadas afim de realizar entrevistas e aplicar questionários aos moradores, políticos e investidores locais, com o intuito de examinar as estratégias de uso e ocupação do solo, discutir como o capital tem se reproduzido e investigar as consequências da periurbanização, considerando a dotação de infraestrutura e serviços públicos, bem como a qualidade de vida da população nessas áreas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347575 - AMADJA HENRIQUE BORGES
Presidente - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL
Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS

Notícia cadastrada em 11/08/2017 08:21  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao