/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE GRILO DINIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS HENRIQUE GRILO DINIZ
DATA : 15/01/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro B do CCET
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DE JOGOS APLICADAS À REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE PROCESSOS DE EROSÃO COSTEIRA EM ILHAS BARREIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

petrolífera, protótipo, simulação, prognóstico, Unity3D


PÁGINAS: 148
RESUMO:

As forçantes meteoceanográficas modelam a paisagem do litoral do Rio Grande do Norte de curto a longo prazo.Em especial a parte setentrional deste litoral, que se apresenta como uma área de intensas atividades antrópicas e econômicas, e onde estão instaladas as indústrias, petrolífera, de geração eólica, carcinicultura, salineira e turismo.

O presente trabalho apresenta um processo metodológico para o desenvolvimento de protótipo de simulação para visualização em 3D e4D de prognósticos de erosão deste litoral. Para o referido desenvolvimento foram  utilizadas metodologias estatísticas (Análise Linear e Harmônica), e tecnologias como ambiente de desenvolvimento de jogos Unity3D, além de uso de outros elementos e dados altimétricos e batimétricos.

No desenvolvimento deste protótipo de simulação, foi feita a devida caracterização da área a partir de uma série histórica de dados. Foram utilizados dados meteoceanográficos, levantamento geodésicos de precisão, avaliação da linha de costa utilizando-se dos algoritmos do Digital Shoreline Analysis System (DSAS) da USGS juntamente com o uso das imagens de satélite históricas da área.

O desenvolvimento deste produto pretende auxiliar juntamente a outras ações integradas, uma melhor gestão e adaptação das atividades humanas inseridas neste mosaico ambiental altamente sensível e mutável, da região costeira setentrional do Rio grande do Norte, permitindo a sustentabilidade dos atores sociais nela inseridos em seus múltiplos usos.

Este processo de construção de protótipos de simulação objetiva, ainda a gestão pública e privada, para a mitigação de situações de eventos extremos. Visto que, com o cenário de mudanças climáticas em curso, faz-se necessário, cada vez mais o uso de ferramentas que permitam a visualização e detecção de cenários de inundação e erosão costeira.

Com algumas modificações e reprogramação dos algoritmos de erosão e inundação, este processo metodológico pode ser utilizado em ambientes continentais. Desta forma esta solução de simulação poderá ser utilizada nos mais diversos ambientes que envolvam a temática de erosão e inundação, seja em ambientes costeiros ou continentais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANGÉLICA FÉLIX DE CASTRO - UFERSA
Externo ao Programa - 2938129 - LAURA EMMANUELLA ALVES DOS SANTOS SANTANA DE OLIVEIRA
Interno - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo à Instituição - ROMMEL WLADIMIR DE LIMA - UERN
Presidente - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO

Notícia cadastrada em 14/12/2017 17:50  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao