Notícias > I Workshop sobre Agrocomputação: Internet das coisas e suas aplicações na indústria 4.0

A coordenação do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CONVIDA todos os estudantes do curso e comunidade a participar do I Workshop sobre Agrocomputação com o tema "Internet das coisas e suas aplicações na indústria 4.0" que ocorrerá no dia 03/05 (quinta-feira) às 13hs na sala de vídeo conferência do CVT.

 

O evento será composto por duas palestras, a saber: 

 

1) Smart Farm: Um projeto de cooperação entre UFRJ, IFRJ e UAB.


Palestrante: Prof. Dr. Claudio Miceli Farias (UFRJ)


Descrição: Um campo de pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como provedores de soluções para os desafios ambientais é o projeto de ambientes inteligentes. Estufas são exemplos de ambientes inteligentes que trazem agricultura familiar para ambientes urbanos. Uma forma de melhorar as operações de estufas é a aplicação de mecanismos de controle e decisão sobre dispositivos da estufa de forma a automatizar o seu funcionamento. Estes mecanismos podem ser controlados por nós de um rede de sensores e atuadores sem fio (RSSF).


2) Fertirrigação de precisão em cultivo protegido: sensoriamento e controle


Palestrante: Prof. Dr. Josenalde Barbosa de Oliveira (UFRN)


Descrição: A sustentabilidade e a competitividade da agricultura europeia estão intrinsecamente relacionadas com o uso eficiente de água, fertilizantes e Produtos Fitofarmacêuticos, para otimizar as necessidades das plantas e minimizar os impactos ambientais. O esforço conjunto de minimizar as águas residuais e otimizar o uso de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo e Fitofarmacêuticos está alinhado às chamadas Boas Práticas Agrícolas no contexto da economia circular, onde questões como eficiência e resiliência da água o uso é obrigatório.


Esse evento estará cadastrado no SIGAa abrindo a possibilidade de obtenção de um certificado de participação para contabilização de CH complementar.


Notícia cadastrada em 01/05/2018 21:28  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao