/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIABE RODRIGUES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIABE RODRIGUES DE MEDEIROS
DATA : 03/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Avaliação da implantação do Programa Saúde na Escola sob a ótica dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Avaliação em Saúde; Saúde Escolar; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Serviços de Enfermagem Escolar.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O Programa Saúde na Escola (PSE), criado em 2007, visa promover a atenção integral aos estudantes da rede básica de ensino das escolas públicas, através de ações de detecção de agravos, prevenção de doenças, promoção e atenção à saúde para as creches, pré-escolas, ensino fundamental e médio, como também a educação de jovens e adultos. Além dessa integração, visa capacitar educadores e profissionais de saúde para atuarem em sua execução. Aspectos como relação entre profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e professores e disponibilidade de tempo, como também o cumprimento de ações de caráter pontuais tem sido algumas dificuldades relatadas na implantação desse programa. Uma das formas para reduzir esses problemas consiste em oferecer melhorias aos programas de saúde através da avaliação, com o intuito de emitir julgamento de valor, gerando informações válidas que contribuam para a tomada de decisões. Por isso, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a implantação do PSE sob a ótica dos profissionais da ESF. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem quantitativa, com foco na implantação desse programa no Município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. As dimensões a serem analisadas serão estrutura e processo. A coleta de dados será realizada com 144 profissionais em 24 Unidades de Saúde da Família, seis por equipe, um representante de cada categoria profissional, a saber, médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, odontólogo e auxiliar ou técnico de saúde bucal, que serão selecionadas através de sorteio. O instrumento utilizado nessa etapa será um questionário elaborado pelos pesquisadores e dividido em três partes: caracterização profissional, dimensão estrutura e dimensão processo. Os dados serão organizados em planilhas e submetidos a análises descritiva através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences em números absolutos, relativos, média, desvio padrão e intervalo de confiança. Respeitando os princípios éticos que regem a pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, esse projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para sua apreciação e autorização para execução.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Interno - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1868020 - ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA

Notícia cadastrada em 10/03/2017 15:44  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao