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Notícias > Banca de DEFESA: ROGÉRIO ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGÉRIO ALVES DOS SANTOS
DATA : 23/06/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Multimeios 2
TÍTULO:

A VOZ DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REBATIMENTOS DOS TEMPOS DE ESCOLA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Deficiência Intelectual. Estigma. Identidade.


PÁGINAS: 194
RESUMO:

No século XXI, apesar do discurso da educação especial em perspectiva inclusiva, processos de estigmatização e de segregação ainda constituem práticas presentes nas instituições escolares Brasileiras, sobretudo, quando se trata de alunos(as) com Deficiência Intelectual (DI). Em uma abordagem inclusiva, tais alunos(as) inseridos(as) em escolas regulares demandam modificações e reordenamentos didático-pedagógicos e atitudinais. Assim, a investigação proposta nessa dissertação procurou compreender a partir das histórias de vida e escolar de jovens com DI, como suas trajetórias escolares reverberaram na autoimagem que estabelecem de si próprios, considerando a relação entre a interface estigma, identidade e DI. O estudo teve como objetivo analisar como as experiências escolares de jovens com DI interferem na formação da sua identidade. Participaram da investigação três jovens com diagnóstico de DI e suas respectivas tias/mães. A metodologia empregada segue a abordagem qualitativa, norteada pelo método de história oral de vida. Na construção de dados, foi utilizada a entrevista recorrente, o que permitiu apreender os sentidos atribuídos à vida escolar pelos sujeitos da pesquisa. Organizamos as categorias da seguinte forma: a) trajetórias escolares e de vida; b) concepções de si e experiências de socialização na escola regular; c) processos de escolarização na escola regular. A análise dos dados permitiu compreender os tipos de experiências com o estigma que os estudantes com DI estão vivenciando no contexto escolar, ampliando consideravelmente os conhecimentos acerca da maneira que o processo de inclusão de pessoas com DI está sendo realizado, seus avanços e limitações no que diz respeito à garantia da socialização e escolarização na escola regular. Verificamos, com o estudo, que a escolarização de pessoas com DI inseridas em salas regulares, nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, ainda é marcada pela precarização dos processos de inclusão, pela não aceitação e estabelecimento de contatos mistos não recíprocos, reforçando o estigma da não aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) com DI, bem como a crença de que a escola regular não é o lugar deles. Uma das lições desta dissertação é a necessidade da criação de um ambiente escolar menos restritivo para os(as) alunos(as) com DI, possibilitando a construção das identidades sem limitá-las e condicioná-las a um suposto rótulo, considerando a multiplicidade de atributos e potencialidades que devem ser efetivamente desenvolvidas no decurso da vida escolar, criando novos significados sobre o que é deficiência intelectual no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ERAMOS MIESSA RUIZ - UECE
Externo ao Programa - 1693229 - GILMAR SANTANA
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Presidente - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Externo à Instituição - TANIA VICENTE VIANA - UFC

Notícia cadastrada em 09/06/2017 16:05  
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