Notícias > Defesa de Relatório de Graduação em Geofísica (RGG) - 2021.2 - ANA HELENA SILVA SOUSA - 17/02/2022 - 16h

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Geofísica
Curso de Graduação em Geofísica

 

 

DEFESA PÚBLICA DE RELATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (GEF0161)

Semestre 2021.2

 

Título do Relatório:


 "UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE (ERT) EM INVESTIGAÇÕES GEOTÉCNICAS EM UM PARQUE EÓLICO, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE JANDAÍRA/RN"


Autora: ANA HELENA SILVA SOUSA

 

Resumo:

No campo da engenharia, os métodos geofísicos se popularizaram desde a década de 1990 e seguem sendo aplicados, em conjunto com investigações geotécnicas, como no monitoramento de áreas de risco, detecção de dutos e túneis e em obras de instalação de Parques Eólicos. Dentre os principais métodos utilizados pode-se citar os geoelétricos, em destaque o método de eletrorresistividade. Neste contexto, o trabalho em questão tem por objetivo o emprego do método de eletrorresistividade, através da técnica Eletrical Resistivity Tomography (ERT), visando adquirir dados que auxiliem na compreensão da geologia local, por meio do imageamento de possíveis estruturas e litotipos em subsuperfície, e obtenção de informações acerca da espessura e lateralidade das unidades geológicas presentes na área de um parque eólico, no município de Jandaíra/RN. A aquisição dos dados foi realizada com o arranjo do tipo Dipolo-Dipolo, utilizando 48 eletrodos igualmente espaçados em 4 metros. Para processamento e melhor visualização das 8 seções de resistividade obtidas foram utilizados os softwares RES2Dinv e o SURFER 10. A distribuição das resistividades em subsuperfície, em 7 das 8 seções, variou entre 3 e 682 ohms por metro (em uma das seções os valores de resistividade ultrapassaram os 40000 ohms por metro). Os resultados obtidos após a interpretação possibilitaram a identificação de duas unidades geológicas e suas respectivas espessuras, bem como a presença de possíveis falhas e/ ou cavidades. Comparando os resultados aos dados de sondagem rotativa, foi confirmada a eficiência do ERT no imageamento de feições estruturais e litotipos em subsuperfície.

 

Palavras-chaves: Eletrorresistividade (ERT). Geotecnia. Parque Eólico.

 

Banca Examinadora:


Prof. Dr. Francisco Pinheiro Lima Filho (Presidente – Orientador – DGEO/UFRN)
Prof. Dr. João Andrade Reis Junior (Membro externo – UFRA)
Geóloga Amanda Huckembeck (Membro externo – Companhia Paranaense de Energia)


Data: 17 de fevereiro de 2022 (quinta-feira)
Horário: 16h

 

Transmissão pelo Google Meet no link https://meet.google.com/wxq-dqqp-how

Carga Horária: 1h para Atividades Complementares (Curso de Geofísica)


Notícia cadastrada em 16/02/2022 20:28  

Baixar arquivo
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa22-producao.info.ufrn.br.sigaa22-producao