/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERTO LEOPOLDO BATISTA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBERTO LEOPOLDO BATISTA NETO
DATA : 09/09/2016
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO B - CCHLA
TÍTULO:

TRADIÇÃO VERSUS ANÁLISE: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA DA FILOSOFIA ANALÍTICA BASEADA NA TEORIA DAS TRADIÇÕES DE PESQUISA RACIONAL DE ALASDAIR MACINTYRE.


PALAVRAS-CHAVES:

MacIntyre, Alasdair Chalmers (1929-); racionalidade; metafilosofia; filosofia analítica (crítica à); ciência e filosofia; filosofia da lógica; filosofia da mente; Sto. Tomás de Aquino (1225-1274); tomismo.


PÁGINAS: 247
RESUMO:

   A teoria das tradições de pesquisa racional de Alasdair MacIntyre elabora uma perspectiva metafilosófica em que se pode avaliar os méritos relativos de enquadramentos rivais da racionalidade em Filosofia, de uma maneira que se assemelha a algumas abordagens canônicas na filosofia da ciência, evadindo-se, porém, tanto aos problemas relativos à compreensão do progresso teórico, quanto às restrições próprias das posições relativista e perspectivista, de modo a permitir, por um lado, uma percepção dos condicionamentos que operam sobre a investigação e, por outro, assumir uma postura estritamente realista, amparada numa concepção da verdade como adequação da mente à realidade. Com efeito, encontra-se vinculada à sua defesa de uma compreensão “clássica” da razão filosófica, especificamente um alinhamento junto à tradição aristotélico-tomista. A partir dela, procedendo a alguns ajustes, é possível considerar lançar um olhar crítico sobre determinados compromissos da racionalidade filosófica moderna que prepararão o estabelecimento da filosofia analítica. Entre os aspectos dessa tradição que uma tal perspectiva “desmascara” como essencialmente problemáticos estão os que ensejam as dificuldades para que a mesma tradição logre definir sua identidade, a sua compreensão indefinida das relações entre lógica e razão (assim como a própria concepção subjacente de lógica) e a maneira de tratar o tema do mental. O desenvolvimento da crítica, porém, dependerá da possibilidade de estabelecer um real confronto de racionalidades entre a tradição analítica e a tradição aristotélicotomista, que dá suporte à teoria de MacIntyre. E para tanto será preciso considerar alguns de seus pontos de contato efetivo e contemplar a questão sob uma óptica global.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Interno - 980623 - GLENN WALTER ERICKSON
Externo ao Programa - 1149521 - SERGIO EDUARDO LIMA DA SILVA

Notícia cadastrada em 10/08/2016 09:50  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao