/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de DEFESA: JEFFERSON DOOLAN FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON DOOLAN FERNANDES
DATA : 23/06/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Auditorio do LAMP
TÍTULO:

Sistema Embarcado para Monitoramento de Variáveis Físicas do Rotor de Máquinas Elétricas


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação sem fio, supercapacitores, captação de energia, manutenção de máquinas elétricas, microcontrolador, temperatura do rotor. 


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Com a grande utilização de máquinas elétricas na indústria do petróleo, principalmente nos métodos de elevação, é crescente a necessidade de se extrair informações dessas máquinas para a otimização das suas manutenções. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de um sistema embarcado para realizar o monitoramento das variáveis físicas do rotor de um motor de indução do tipo gaiola de esquilo, fornecendo mais dados para o diagnóstico da necessidade de manutenção dessa máquina. Esse sistema é composto por: um circuito para adquirir o(s) valor(es) da(s) variável(is) desejada(s) do rotor e enviar para o computador; um circuito retificador e armazenador, que além de converter uma tensão alternada em contínua também armazenará energia por um determinado tempo após o desligamento do motor; e um gerador magnético que transforma a energia do campo girante em energia elétrica para alimentar os circuitos citados anteriormente. O sistema embarcado é fixado no rotor, o que dificultaria a sua alimentação por estar girando. Problema solucionado com a construção do gerador magnético descartando a necessidade de baterias ou anéis coletores e por utilizar o módulo de comunicação sem fio NRF24L01, com freqüência liberada pela ANATEL de 2.4GHz, na transmissão dos dados para o computador. Para a validação do sistema proposto, foi utilizado um sensor de temperatura (DS18b20), por ser uma das mais importantes variáveis na identificação da necessidade de manutenção. Testes foram realizados obtendo resultados satisfatórios comprovando a viabilidade de se utilizar sensores no rotor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 1658061 - ALEXANDRE MAGNUS FERNANDES GUIMARAES
Externo à Instituição - JOSE ALVARO DE PAIVA - IFRN
Externo à Instituição - PAULO VITOR SILVA - IFRN

Notícia cadastrada em 22/05/2017 15:16  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao