Notícias > 10ª Semana de Artes Visuais

A Semana de Artes Visuais da UFRN ocorre anualmente desde 2010. Trata-se de uma ação acadêmica planejada e organizada por uma equipe de docentes e discentes, com a participação de artistas e curadores da cidade de Natal e aberta à comunidade do RN. Este evento tem como objetivo estimular a reflexão e o espírito crítico para que possamos enfrentar as grandes questões de nosso tempo e desenhar caminhos para o crescimento de nossa experiência enquanto cidadãos. Em 2022, sua 10ª. edição, acontecerá entre 14 e 16 de dezembro.

A Semana de Artes Visuais propõe uma troca de conhecimento, ideias e experiências entre discentes, docentes e palestrantes que atuam no circuito brasileiro de arte, buscando endereçar o atual cenário de degradação ambiental, violência e ameaças a comunidades e à diversidade cultural, aquecimento global, colapsos econômicos e políticos e discriminação de gêneros. A escassez de equipamentos culturais na cidade de Natal torna premente o papel da universidade na promoção de intercâmbios culturais com artistas e arte educadores, de maneira a incluir os nossos discentes nas questões emergentes acima elencadas e que afetam a arte contemporânea, seu papel social, suas metodologias, suas práticas e seus endereçamentos.

A 10ª Semana de Artes Visuais pretende assim motivar e estimular os participantes por meio de atividades que integram teoria e prática, contribuindo para que o professor e o artista em formação sejam capazes de desempenhar sua função de forma ética, crítica e criativa, de modo a colaborar para a consolidação de uma sociedade mais democrática, justa, inclusiva, que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, e que reconheça e valorize a diversidade, posicionando-se contrariamente a manifestações de preconceito e discriminação. Os aspectos mencionados reforçam os objetivos expressos no Projeto Pedagógico do Curso de Artes Visuais da UFRN, concorrendo para a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem de profissionais da área.

As questões centrais da 10ª Semana de Artes Visuais, que acontecerá de 14 e 16 de dezembro de 2022 nas instalações do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, giram em torno das práticas políticas e tecnológicas em território potiguar. Entendemos o político desde as ações individuais, aos levantes coletivos em prol do bem estar comum. Pensamos o tecnológico para além dos zeros e uns dos códigos binários, mas como agente de transformação dos modos de existência, de como sentimos e percebemos o mundo. A partir desses dois eixos de reflexão, que se permeiam e entrecruzam, fincamos nossas inquietações no solo que habitamos e propomos pensar o exercício da arte - criação e ensino - a partir da vivência norte-rio-grandense.

A 10ª Semana de Artes Visuais propõe a articulação entre teoria e prática, reforçando os esforços promovidos em sala de aula, nas ações de extensão e nos projetos de pesquisa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Por meio de palestras, mesas redondas, debates, oficinas e exposições, as temáticas propostas devem estimular os participantes e promover: uma reflexão sobre arte e seus modos de circulação a partir de uma postura ética e de responsabilidade social; a pesquisa e a participação na comunidade por meio da produção visual; a construção do conhecimento no ensino de Artes Visuais em diferentes contextos históricos, sociais, culturais, ambientais e políticos; o aprendizado teórico-prático que caracteriza a produção da arte; a vivência de processos de criação em poéticas visuais.

 

Mais informações em: 

 

https://www.instagram.com/savufrn/

 

Inscrições: 

 

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf


Notícia cadastrada em 05/12/2022 15:28  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao