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Corpo Docente do Curso
SIAPE Nome Titulação Instituição
349782 AFRANIO GALDINO DE ARAUJO DOUTORADO UFRN
1222081 ANA PATRICIA RODRIGUES LEITE DOUTORADO UFRN
1149369 ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS DOUTORADO UFRN
1543333 ANDERSON LUIZ REZENDE MOL DOUTORADO UFRN
- FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA DOUTORADO IFRN
1359004 GABRIEL MARTINS DE ARAUJO FILHO DOUTORADO UFRN
- JOAO BATISTA SOARES NETO DOUTORADO UFPB
- KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA DOUTORADO UnP
1675246 LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA DOUTORADO UFRN
1679532 LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE DOUTORADO UFRN
1149367 MANOEL VERAS DE SOUSA NETO DOUTORADO UFRN
1372521 MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO DOUTORADO UFRN
- Nelsio Rodrigues de Abreu DOUTORADO UFPB
1718044 PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA DOUTORADO UFRN
- Renata Francisco Baldanza DOUTORADO UFPB
- Rita de Cássia de Faria Pereira DOUTORADO UFPB
1691934 TACIANA DE LIMA BURGOS DOUTORADO UFRN
346866 ZIVANILSON TEIXEIRA E SILVA DOUTORADO UFRN
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
ADM2121 Marketing Estratégico - MODULO (20, 21, 27, 28 Outubro/2017) 20 h
Ementa:
Ementa Fundamentos de marketing. Varáveis mercadológicas. Variáveis éticas e legais. Avaliação quantitativa de mercado. Composto de Marketing. Composto de informações. Composto de produtos. Composto de comunicação. Composto administrativo. Identificação de oportunidades. Estratégias do produto. Política de distribuição.
Bibliografia:
Referências básicas MADRUGA, Roberto. Administração de marketing no mundo contemporâneo. São Paulo: FGV, 2011 LUDOVICO, Nelson. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva. 2014. TYBOUT, Alice; CALDER, Bobby. Marketing. São Paulo: Saraiva, 2013.
Docente(s):
JOAO BATISTA SOARES NETO 20 h
ADM2122 Fundamentos de marketing - MODULO (13, 14, 27, 28 Abril/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Evolução do Marketing, conceitos centrais de marketing e sua abrangência. Mensuração da demanda de mercado. Sistemas de Marketing e gestão das informações de marketing e segmentação e posicionamento de mercado.
Bibliografia:
Referências básicas KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. MAGALHÃES, Alexandre. Gestão de Marketing. Natal: Edunp, 2011. URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do Composto de Marketing: visão integrada de produto, preço distribuição e comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.
Docente(s):
Nelsio Rodrigues de Abreu 20 h
ADM2123 Gestão do Relacionamento do Cliente no Varejo (CRM) - MODULO (23, 24, 30 Novembro e 01 Dezembro/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Etapas da Venda. Identificação, quantificação e qualificação, planejamento, aproximação, apresentação, objeções e fechamento. Noções de PNL. Vendas para clientes corporativos: identificação dos papeis de compra. Administração de Vendas. Metas de Vendas. A estrutura organizacional de vendas. Recrutamento e seleção, treinamento, compensação e motivação. Automação de Equipes de vendas. Controles gerenciais. Análise e controle de mix de clientes, produtos e territórios.
Bibliografia:
Referências básicas DEMO, Gisela. PONTE, Valter. Marketing de Relacionamento (CRM): Estado da arte e estudo de casos. Rio de Janeiro: Atlas, 2008. GUMMESSON, Marketing de Relacionamento Total. Porto Alegre: Bookman, 2010. MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento CRM. São Paulo: Atlas, 2010.
Docente(s):
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO 20 h
ADM2124 Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado - MODULO (18, 19, 25, 26 Janeiro/2019) 20 h
Ementa:
Ementa Fatores influentes no comportamento do consumidor. Modelo de comportamento do consumidor. Tipos de comportamento de compra. Estágios do processo de decisão de compra. O processo de adoção por parte do consumidor. Pesquisa de mercado: planejamento, organização, execução e coordenação.
Bibliografia:
Referências básicas GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor e a gerência de marketing. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 2011. HAIR, Joseph. Fundamentos de Pesquisa de Marketing. Mcgraw Hill. 2014. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Docente(s):
Rita de Cássia de Faria Pereira 20 h
ADM2125 Endomarketing - MODULO (06, 07, 20, 21 Julho/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Endomarketing: conceitos, finalidades. Prestação de serviços: o diferencial das organizações. O endomarketing em empresas competitivas. O marketing e recursos humanos. Implementação estratégica do endomarketing: principais funções
Bibliografia:
Referências básicas BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z. São Paulo: Integrare, 2010. BEKIN, F. Saul. Endomarketing – Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublinense, 2010.
Docente(s):
Renata Francisco Baldanza 20 h
ADM2126 Gestão de marcas - MODULO (31/08 e 01, 14, 15 Setembro/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Introdução à Gestão de Marcas - conceitos básicos: Branding, Brand Equity; Construção da Identidade de Marca e Gestão Visual da Marca; Gestão do Produto; Posicionamento de Marca: segmentação, público-alvo e estratégias de posicionamento; Análise Estratégica de Marcas: análise dos consumidores e da competição; Tendências e Cenários do Branding
Bibliografia:
Referências básicas BATEY. Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Best Business. São Paulo, 2010. GOMES, Mauricio de Brito. Gestão de Produtos e Marcas. São Paulo: FGV, 2015. KELLER, Kevin Lane. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2006
Docente(s):
LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA 20 h
ADM2127 Formação de Preços e Custos - MODULO (19, 20, 26, 27 Janeiro/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Custos: Classificação e nomenclatura. Custos fixos e variáveis. Os diferentes tipos de custeio: por absorção, direto ou variável e o baseado em atividades. Métodos de definição de preços. Formação do preço de venda. Abordagens técnicas para a formação de preços: a partir do valor percebido pelo consumidor, da análise da concorrência e da análise de custos. Pricing e Ciclo de Vida do Produto.
Bibliografia:
Referências básicas CARNEIRO, Jorge M. T. et al. Formação e Administração de Preços. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. PEREZ JUNIOR, Jose Hernandez. Gestão Estratégica de Custos: Textos e Testes Com as Respostas. São Paulo: Atlas, 2012. PERES, J.H. OLIVEIRA, L.M. Contabilidade de Custos Para não Contadores. São Paulo: Atlas, 2012
Docente(s):
GABRIEL MARTINS DE ARAUJO FILHO 20 h
ADM2128 Marketing de Serviços - MODULO (09, 10, 23 e 24 Março/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Fundamentos do marketing de serviços. Diferenças entre serviços e bens. Como tangibilizar um serviço. Qualidade de serviços. Gerência de serviços e seu caráter sistêmico: Marketing, Organização, RH e Sistema de Informações. Estratégia de marketing para serviços. Razões da insatisfação dos clientes com os serviços da empresa e como eliminá-las. As formas de avaliação dos serviços pelos clientes.
Bibliografia:
Referências básicas CORREA, Henrique L. Gestão de Serviços. São Paulo: Atlas, 2011 HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Docente(s):
KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA 20 h
ADM2129 Distribuição e Logística em Marketing - MODULO (19, 20/10 e 09, 10 Novembro/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Logística e supply chain. Importância da logística na Nova Economia. Processamento de pedidos – Armazenagem – Movimentação de materiais – Administração e controle de estoques – Administração dos transportes. Canais de distribuição: função, tipos de canais: o varejo e o atacado, ECR: Resposta Eficiente do Consumidor, EDI: Troca Eletrônica de Dados.
Bibliografia:
Referências básicas NOVAES, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2007. MAGALHÃES, Andrea. Logística para Micro e Pequenas Empresas. São Paulo: Atlas,2012. MARTIN, Crhistopher. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Rio de Janeiro: Cengage. 2015.
Docente(s):
FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA 20 h
ADM2130 Propaganda e Promoção - MODULO (01, 02, 15, 16 Dezembro/2017) 20 h
Ementa:
Ementa História da publicidade e da propaganda. Histórico da profissão. Estudo da influência da publicidade na economia e na sociedade. Influências culturais, psicológicas, ideológicas e biológicas no comportamento de homens e mulheres. A sexualidade nas campanhas publicitárias. Noções iniciais de publicidade e propaganda (objetivos, aspectos legais da profissão, funções, campo de atuação). Apresentação dos departamentos que compõem uma agência de publicidade.
Bibliografia:
Referências básicas CORREA, Roberto. Comunicação Integrada de Marketing: Uma visão global. São Paulo: Saraiva, 2008. SHIMP, Terence. Propaganda e Promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing . Porto Alegre: Bookman, 2008. TAMANAHA, Paulo. Planejamento de Mídia - Teoria e Experiência. 2ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.2011
Docente(s):
LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE 20 h
ADM2131 Marketing Digital - MODULO (31/08 e 01, 14, 15 Setembro/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Origem da informática, funcionamento e componentes básicos do computador, sistemas operacionais e programas aplicativos. Iniciação prática dos aplicativos básicos de edição de textos, imagens, banco de dados e planilhas. História da internet e conceitos. Universo da internet. Domínio das formas de acesso a redes mundiais de informação através da internet. Como fazer pesquisa via internet. Uma nova mídia. Interatividade. Acesso e análise dos veículos de mídias virtuais. E-bussiness. Competição na nova era. O comércio e o varejo na internet. Conceitos básicos de comércio eletrônico.
Bibliografia:
Referências básicas LIMEIRA, Tania Vidigal. E-Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. Saraiva. 2011. ADOLPHO, C. Os 8 Ps do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011. GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010.
Docente(s):
TACIANA DE LIMA BURGOS 20 h
ADM2132 Dinâmica de Grupo e Jogos de Empresa - MODULO (10, 11, 24, 25 Novembro/2017) 20 h
Ementa:
Ementa Jogos através dos tempos. Aprendizado dos Jogos. Aplicando jogos nas empresas. Mudando os jogos. Métodos, técnicas e desenvolvimento de jogos. Utilização de Softwares para simulação do ambiente competitivo organizacional. Simulação de situações diversas em ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais.
Bibliografia:
Referência básicas BARÇANTE, Luiz César; PINTO, Fernando Castro (Colab.). Jogos de Negócios: revolucionando o aprendizado nas empresas. Rio de Janeiro: Impetus, 2003. FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos: com aplicações em economia, administração e ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa e Técnicas Vivenciais. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. (livro eletrônico)
Docente(s):
PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA 20 h
ADM2133 Análise quantitativa - MODULO (10, 11, 24, 25 Novembro/2017) 20 h
Ementa:
Ementa Fundamentos da Estatística. Métodos estatísticos fundamentais e análise quantitativa de dados. Estatística descritiva, amostragem, estimação. Testes de hipóteses e análises de variância.
Bibliografia:
Referências básicas BARROW, M. Estatística para economia, contabilidade e administração. São Paulo: Ática, 2007. BRUNI, A. L. Estatística aplicada à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2007. CRESPO, A. A. Estatística Fácil. 18a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.
Docente(s):
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL 20 h
ADM2134 Análise qualitativa - MODULO (01,02, 15, 16 Junho/2018) 20 h
Ementa:
Ementa A disciplina apresenta diferentes possibilidades de análise qualitativa e discute os pressupostos e procedimentos operacionais característicos de cada uma delas, tornando os alunos capazes de decidir sobre o processo analítico mais adequado ao tratamento do conjunto de dados gerados a partir de seu projeto de pesquisa. Apresenta o conjunto de procedimentos analíticos específicos propostos por algumas metodologias qualitativas tais como a grounded theory, a análise de domínios e a análise do discurso. Por fim, foca os critérios de qualidade a serem respeitados na realização de estudos qualitativos e na redação do relatório final de pesquisa.
Bibliografia:
Referências básicas BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2010. FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes, 2013.
Docente(s):
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS 20 h
ADM2135 Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso - MODULO (28, 29/09 e 05, 06 Outubro/2018) 20 h
Ementa:
Ementa Problemas de pesquisa e sua formulação. Fases da pesquisa. Redação de textos científicos. Normatização de textos técnico-científicos.
Bibliografia:
Referências básicas ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Docente(s):
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO 20 h
ADM2142 MARKETING DE VAREJO - MODULO (04, 05 e 18, 19 Maio/2018) 20 h
Ementa:
Evolução e formatos do atacado e varejo. Especificidades da gestão de atacado e varejo. Análise dos mercados de atacado e varejo. O varejo, suas principais formas e classificação, estratégias varejistas e atacadistas. Gestão de marca e imagem e formação de preços no varejo.
Bibliografia:
PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000; ANGELO, C. F.; SILVEIRA, J.A.G. Série Varejo competitivo. São Paulo: Atlas, 1993 a 2001; BERRY, L. Serviços de satisfação máxima. Rio de Janeiro: Campus, 1995; BERRY, L.; CHURCHILL, JR G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva 2000; KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000; LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva 2001.
Docente(s):
ANA PATRICIA RODRIGUES LEITE 20 h
ADM2143 NEUROMARKETING - MODULO (14, 15, 21, 22 Dezembro/2018) 20 h
Ementa:
Conceito e Importância do Neuromarketing. Atenção e consciência. Neuromarketing sensorial. Emoções e sentimentos, desejo e gosto. Aprendizagem e memória. Neuroética e aberrações do consumidor.
Bibliografia:
Ramsey, Thomas Zoega. Introducción al neuromarketing y neurociência del consumidor. Rorvig (DN): Neurons Inc, 2015. Ramsey, Thomas Zoega(org). Selected readings in consumer neuroscience &neuromarketing. Rorvig (DN): Neurons Inc, 2014.
Docente(s):
ZIVANILSON TEIXEIRA E SILVA 20 h
ADM2144 TÓPICOS ESPECIAIS - MODULO 20 h
Ementa:
Visitas Técnicas a organizações e Palestras em Marketing
Bibliografia:
Visitas técnicas em empresas.
Docente(s):
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO 10 h
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO 10 h


Notícia cadastrada em 14/03/2018 10:47  
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