Notícias > DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Júlia Maria Medeiros de Azevêdo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

 

ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

 

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

DISCENTE: Júlia Maria Medeiros de Azevêdo

 

DATA: 15/09/2018

 

HORA: 09:00

 

LOCAL: Laboratório de Práticas Pedagógicas / Prédio de Pós-Graduação do CERES - CAICÓ

 

TÍTULO: AS GEOTECNOLOGIAS N CONTEXTO DO PLANEJAMENTOAMBIENTAL - ESTUDO DE CASO PARA O MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SABUGI/RN.

 

RESUMO:

Oplanejamento ambiental tem o papel de estabelecer as relações entre os sistemasecológicos e os processos da sociedade, tendo a finalidade de manter a máximaintegridade possível dos seus elementos componentes. A caracterização geral deuma área e de seus aspectos ambientais é de suma importância para oplanejamento ambiental e as geotecnologias podem ser úteis para realizar essaanálise. Desta maneira, o objetivo deste trabalho consiste em utilizarferramentas de geoprocessamento e dados de sensoriamento remoto para aelaboração e atualização de informações ambientais e territoriais para oPlanejamento Ambiental municipal de São João do Sabugi/RN. Dados SRTM, comresolução espacial de 30m, aliados às técnicas de geoprocessamento, resultaramem produtos cartográficos que contém informações sobre o relevo e a declividadedo município. Para a elaboração do mapa de uso ecobertura da terra foi utilizada uma cena CBERS 4 MUX, com resolução espacial de 20m, imageada em 2018 e realizada classificação do tipo não supervisionada alcançada através do agrupamento de pixels, sendo capaz deidentificar por si só as classes dentro de um conjunto de dados. O monitoramento da cobertura e do uso da terra permite identificar possíveis problemas acarretados pelo efeito das ações antrópicas. Sendo assim, trabalhar com geotecnologias permitiu compreender a paisagem, possibilitando a elaboração de dados importantes e detalhados na forma de mapas temáticos, o que se torna um suporte essencial para o planejamento ambiental e territorial do município de São João do Sabugi/RN. Os resultados obtidos com este estudo podem ser utilizados pela gestão na elaboração do plano ambiental municipal, que consiste em um dos principais instrumentos do planejamento ambiental.

 

 Palavras-chave: Geoprocessamento. Classificação não-supervisionada. Plano ambiental municipal.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Código Florestal Brasileiro, APP, Manguezal.

 

QUANT. DE PÁGINAS: 14

 

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

SUB-ÁREA: Geografia Física       

 

 

MEMBROS DA BANCA:

 

Presidente: PROF. DR. VÍTOR HUGO CAMPELO PEREIRA (EGAA-DGC/CERES-UFRN) - ORIENTADOR

Membro Interno: PROF. DR. MARCO TÚLIO MENDONÇA DINIZ (DGC/CERES-UFRN)

Membro Interno: PROFa. ME. DENIZE MONTEIRO DOS ANJOS (DGC/CERES-UFRN)


Notícia cadastrada em 14/09/2018 16:37  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao