Notícias > O 16° OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS COORDENAÇÕES DE CURSO DE GRADUAÇÃO

Por Marcelo Esteves

 

A agenda global para o desenvolvimento sustentável, estabelecida pelas Nações Unidas, apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como diretrizes fundamentais para promover a prosperidade, proteger o planeta e garantir o bem-estar das pessoas. No âmbito educacional, as instituições de ensino superior desempenham um papel fundamental na implementação dos ODS, e as coordenações de curso de graduação têm o potencial de desempenhar um papel estratégico nesse contexto.

 

É importante ressaltar a obsessão dos mercados pelo lucro, muitas vezes sem considerar a preocupação e o planejamento para o desenvolvimento sustentável. Como forma de intervenção e reversão desse cenário, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), composto por 17 metas fundamentadas em estratégias para o desenvolvimento sustentável.

 

Este item tem como objetivo analisar a relação entre o 16° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que visa promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, e as coordenações de curso de graduação. Busca-se identificar as contribuições que as coordenações podem fazer para a consecução desse objetivo, bem como os desafios enfrentados nesse processo.

 

O décimo sexto objetivo, "Paz, Justiça e Instituições Eficazes", tem como propósito promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Suas metas incluem o desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais, além de garantir a tomada de decisões responsivas, inclusivas, participativas e representativas em todos os níveis. Nesse sentido, é essencial destacar a importância do princípio da eficiência nas demandas administrativas realizadas pela coordenação de cursos de graduação, bem como a aplicação da ética na tomada de decisões.

 

No contexto das coordenações de curso de graduação, são discutidos temas como a promoção de uma cultura de paz, a garantia da igualdade de acesso e permanência dos estudantes, a formação cidadã e a promoção da diversidade e inclusão. A partir de revisão da literatura, são apresentados estudos e experiências que evidenciam as práticas adotadas por algumas instituições de ensino superior em relação ao 16° ODS, bem como seus impactos na formação dos estudantes e na transformação social.

 

No entanto, também são identificados desafios enfrentados pelas coordenações de curso de graduação para integrar o 16° ODS em suas atividades. Questões como a falta de conhecimento sobre a agenda dos ODS, a falta de recursos e infraestrutura adequados, a resistência a mudanças e a dificuldade de engajamento de todos os atores envolvidos são discutidas, destacando a necessidade de superar esses obstáculos para promover uma educação mais sustentável.

 

A ideia de uma consciência ambiental é relativamente nova, e ao longo dos anos a opinião pública foi sendo moldada em relação aos perigos causados ao meio ambiente por descaso e omissão. Com o passar do tempo, essa consciência foi se fortalecendo, assim como a percepção crescente da importância do desenvolvimento sustentável.

 

No passado, o meio ambiente não era uma preocupação nem uma prioridade para aqueles que buscavam acelerar o crescimento econômico. Hoje, estamos mais conscientes e temos o compromisso com a sustentabilidade, buscando que nossas ações positivas tenham impacto não apenas local, mas também em outros lugares, contribuindo direta ou indiretamente para o equilíbrio de todo o sistema.

 

Reconhecemos a importância do crescimento econômico consciente, por meio de iniciativas que promovam o uso racional dos recursos naturais em benefício do coletivo. Devemos refletir sobre métodos econômicos e estratégias que visem à produtividade de recursos, levando em consideração a cognição, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento baseado na harmonia social, ambiental, política, cultural e econômica.

 

Ignacy Sachs (SACHS;STROH, 2002, P.60), destaca a falta de sincronia entre as dimensões ecológicas e sociais. Ele afirma que é necessário uma combinação viável entre economia e ecologia, pois as ciências naturais podem descrever o que é necessário para um mundo sustentável, mas compete às ciências sociais articular as estratégias de transição nesse sentido.

 

A conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável são desafios globais que exigem a participação ativa de todos os setores da sociedade. É fundamental continuar promovendo a educação ambiental, a adoção de práticas sustentáveis e a implementação de políticas que priorizem a preservação do meio ambiente e o bem-estar coletivo.

 

Por fim, as coordenações de curso de graduação devem promover estratégias, isso inclui a criação de parcerias com outros setores da universidade e com a sociedade civil, o desenvolvimento de programas e projetos de extensão voltados para a temática da paz e da justiça, e a formação continuada dos coordenadores para ampliar sua compreensão sobre a agenda dos ODS e suas implicações na educação superior.


Notícia cadastrada em 28/05/2023 15:51  
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