/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: HÁLISON FERNANDES BEZERRA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HÁLISON FERNANDES BEZERRA DANTAS
DATA : 31/05/2017
HORA: 16:30
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

Avaliação da gestão dos recursos hídricos nos munícipios do Rio Grande do Norte: uma aplicação do modelo dinâmico da análise envoltória de dados.


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos hídricos. Água. Dynamic Data Envelopment Analysis. DEA


PÁGINAS: 64
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é propor um modelo para avaliar os recursos hídricos dos municípios potiguares, que são atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), na gestão operacional e uso da água em anos de estiagem (2012-2016) por meio de uma modelagem dinâmica. O cenário de insustentabilidade, observado nas reservas de água, é resultado da falta de conscientização e do uso desenfreado dos recursos hídricos. O crescimento populacional e as mudanças climáticas agravam, ainda mais, este cenário. Os efeitos negativos da falta de água estão presentes em todo o território nacional, sobretudo na região semiárida, onde os impactos são observados de forma mais acentuada. Assim, será utilizado o modelo Dinâmico da Analise Envoltória de Dados para avaliar o contexto apresentado durante uma janela temporal de 5 anos. A amostra contempla 155 munícipios de todas as mesorregiões do estado. A modelagem preliminar considera 4 variáveis de input, 5 variáveis de output e 1 carry-over para representar a realidade. Os dados necessários para condução deste trabalho serão coletados a partir de visitas in loco à sede da CAERN. Espera-se, ao término deste estudo, construir um panorama estadual do uso mais eficiente da água e ainda identificar as principais fontes de ineficiências como diagnósticos de melhoria para gestão operacional dos recursos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - JOSÉ MAYRTON FIGUEIREDO DE FRANÇA - UERN
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA

Notícia cadastrada em 29/05/2017 14:16  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao