Notícias > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Airton Cesar Nascimento de Araujo

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.


Discente: Airton Cesar Nascimento de Araujo

Título: Representações sociais dos impactos da energia eólica em Santa Luzia/PB

Orientador: Prof. Leandro Vieira Cavalcante

Data: 15/12/2022

Horário: 16:00 h

Local: Google Meet - https://meet.google.com/sfr-gazh-rfo

Resumo: A energia eólica é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Classificada como uma fonte “limpa” de energia, por não emitir gases do efeito estufa, a energia eólica tem-se destacado dentre as fontes de energia renováveis, por ser capaz de atender aos requisitos necessários referentes aos custos econômicos, segurança de fornecimento e à sustentabilidade ambiental. Infere-se que a implementação e construção de parques eólicos vêm ocasionando distintos impactos, sejam eles positivos e/ou negativos. Diante disso, buscamos observar os impactos sociais e econômicos do processo de implementação e construção de parques eólicos no município de Santa Luzia/PB, tomando como base as representações dos moradores do próprio município. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, através de pesquisa de campo, em que utilizamos questionários com 18 perguntas voltadas para os impactos da energia eólica em Santa Luzia. Foram entrevistados 40 indivíduos, sendo 20 homens e 20 mulheres, maiores de 18 anos e moradores da zona rural e zona urbana do município. As perguntas foram relacionadas à chegada da energia eólica, se houve mudanças no modo de vida e na economia, quais expectativas a população tinha com relação a energia, os pontos positivos e negativos, dentre outras. De acordo com essas questões, concluímos que: a grande maioria não conhecia a energia eólica antes de sua chegada; parte dos entrevistados tinha expectativas principalmente de geração de empregos e melhorias no município; houve mudanças significativas no modo de vida da população. Como pontos positivos foram relatados: geração de emprego e renda, aquecimento do comércio com aumento de vendas e crescimento populacional. Já os pontos negativos que foram citados são: aumento de aluguéis, fluxo de pessoas desconhecidas, desmatamento e aumento da temperatura local.

 

Haverá emissão de certificados de participação como ouvinte para os presentes.



Notícia cadastrada em 12/12/2022 10:07  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao