SIAPE | Nome | Titulação | Instituição |
349782 | AFRANIO GALDINO DE ARAUJO | DOUTORADO | UFRN |
1222081 | ANA PATRICIA RODRIGUES LEITE | DOUTORADO | UFRN |
1149369 | ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS | DOUTORADO | UFRN |
1543333 | ANDERSON LUIZ REZENDE MOL | DOUTORADO | UFRN |
- | FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA | DOUTORADO | IFRN |
1359004 | GABRIEL MARTINS DE ARAUJO FILHO | DOUTORADO | UFRN |
- | JOAO BATISTA SOARES NETO | DOUTORADO | UFPB |
- | KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA | DOUTORADO | UnP |
1675246 | LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA | DOUTORADO | UFRN |
1679532 | LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE | DOUTORADO | UFRN |
1149367 | MANOEL VERAS DE SOUSA NETO | DOUTORADO | UFRN |
1372521 | MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO | DOUTORADO | UFRN |
- | Nelsio Rodrigues de Abreu | DOUTORADO | UFPB |
1718044 | PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA | DOUTORADO | UFRN |
- | Renata Francisco Baldanza | DOUTORADO | UFPB |
- | Rita de Cássia de Faria Pereira | DOUTORADO | UFPB |
1691934 | TACIANA DE LIMA BURGOS | DOUTORADO | UFRN |
346866 | ZIVANILSON TEIXEIRA E SILVA | DOUTORADO | UFRN |
Código | Nome | Carga Horária | |
ADM2121 | Marketing Estratégico - MODULO (20, 21, 27, 28 Outubro/2017) | 20 h | |
Ementa: Ementa Fundamentos de marketing. Varáveis mercadológicas. Variáveis éticas e legais. Avaliação quantitativa de mercado. Composto de Marketing. Composto de informações. Composto de produtos. Composto de comunicação. Composto administrativo. Identificação de oportunidades. Estratégias do produto. Política de distribuição. |
|||
Bibliografia: Referências básicas MADRUGA, Roberto. Administração de marketing no mundo contemporâneo. São Paulo: FGV, 2011 LUDOVICO, Nelson. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva. 2014. TYBOUT, Alice; CALDER, Bobby. Marketing. São Paulo: Saraiva, 2013. |
|||
Docente(s): | |||
JOAO BATISTA SOARES NETO | 20 h | ||
ADM2122 | Fundamentos de marketing - MODULO (13, 14, 27, 28 Abril/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Evolução do Marketing, conceitos centrais de marketing e sua abrangência. Mensuração da demanda de mercado. Sistemas de Marketing e gestão das informações de marketing e segmentação e posicionamento de mercado. |
|||
Bibliografia: Referências básicas KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. MAGALHÃES, Alexandre. Gestão de Marketing. Natal: Edunp, 2011. URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do Composto de Marketing: visão integrada de produto, preço distribuição e comunicação. São Paulo: Atlas, 2006. |
|||
Docente(s): | |||
Nelsio Rodrigues de Abreu | 20 h | ||
ADM2123 | Gestão do Relacionamento do Cliente no Varejo (CRM) - MODULO (23, 24, 30 Novembro e 01 Dezembro/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Etapas da Venda. Identificação, quantificação e qualificação, planejamento, aproximação, apresentação, objeções e fechamento. Noções de PNL. Vendas para clientes corporativos: identificação dos papeis de compra. Administração de Vendas. Metas de Vendas. A estrutura organizacional de vendas. Recrutamento e seleção, treinamento, compensação e motivação. Automação de Equipes de vendas. Controles gerenciais. Análise e controle de mix de clientes, produtos e territórios. |
|||
Bibliografia: Referências básicas DEMO, Gisela. PONTE, Valter. Marketing de Relacionamento (CRM): Estado da arte e estudo de casos. Rio de Janeiro: Atlas, 2008. GUMMESSON, Marketing de Relacionamento Total. Porto Alegre: Bookman, 2010. MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento CRM. São Paulo: Atlas, 2010. |
|||
Docente(s): | |||
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO | 20 h | ||
ADM2124 | Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado - MODULO (18, 19, 25, 26 Janeiro/2019) | 20 h | |
Ementa: Ementa Fatores influentes no comportamento do consumidor. Modelo de comportamento do consumidor. Tipos de comportamento de compra. Estágios do processo de decisão de compra. O processo de adoção por parte do consumidor. Pesquisa de mercado: planejamento, organização, execução e coordenação. |
|||
Bibliografia: Referências básicas GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor e a gerência de marketing. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 2011. HAIR, Joseph. Fundamentos de Pesquisa de Marketing. Mcgraw Hill. 2014. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2012. |
|||
Docente(s): | |||
Rita de Cássia de Faria Pereira | 20 h | ||
ADM2125 | Endomarketing - MODULO (06, 07, 20, 21 Julho/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Endomarketing: conceitos, finalidades. Prestação de serviços: o diferencial das organizações. O endomarketing em empresas competitivas. O marketing e recursos humanos. Implementação estratégica do endomarketing: principais funções |
|||
Bibliografia: Referências básicas BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z. São Paulo: Integrare, 2010. BEKIN, F. Saul. Endomarketing – Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004 COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. Porto Alegre: Dublinense, 2010. |
|||
Docente(s): | |||
Renata Francisco Baldanza | 20 h | ||
ADM2126 | Gestão de marcas - MODULO (31/08 e 01, 14, 15 Setembro/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Introdução à Gestão de Marcas - conceitos básicos: Branding, Brand Equity; Construção da Identidade de Marca e Gestão Visual da Marca; Gestão do Produto; Posicionamento de Marca: segmentação, público-alvo e estratégias de posicionamento; Análise Estratégica de Marcas: análise dos consumidores e da competição; Tendências e Cenários do Branding |
|||
Bibliografia: Referências básicas BATEY. Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Best Business. São Paulo, 2010. GOMES, Mauricio de Brito. Gestão de Produtos e Marcas. São Paulo: FGV, 2015. KELLER, Kevin Lane. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2006 |
|||
Docente(s): | |||
LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA | 20 h | ||
ADM2127 | Formação de Preços e Custos - MODULO (19, 20, 26, 27 Janeiro/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Custos: Classificação e nomenclatura. Custos fixos e variáveis. Os diferentes tipos de custeio: por absorção, direto ou variável e o baseado em atividades. Métodos de definição de preços. Formação do preço de venda. Abordagens técnicas para a formação de preços: a partir do valor percebido pelo consumidor, da análise da concorrência e da análise de custos. Pricing e Ciclo de Vida do Produto. |
|||
Bibliografia: Referências básicas CARNEIRO, Jorge M. T. et al. Formação e Administração de Preços. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. PEREZ JUNIOR, Jose Hernandez. Gestão Estratégica de Custos: Textos e Testes Com as Respostas. São Paulo: Atlas, 2012. PERES, J.H. OLIVEIRA, L.M. Contabilidade de Custos Para não Contadores. São Paulo: Atlas, 2012 |
|||
Docente(s): | |||
GABRIEL MARTINS DE ARAUJO FILHO | 20 h | ||
ADM2128 | Marketing de Serviços - MODULO (09, 10, 23 e 24 Março/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Fundamentos do marketing de serviços. Diferenças entre serviços e bens. Como tangibilizar um serviço. Qualidade de serviços. Gerência de serviços e seu caráter sistêmico: Marketing, Organização, RH e Sistema de Informações. Estratégia de marketing para serviços. Razões da insatisfação dos clientes com os serviços da empresa e como eliminá-las. As formas de avaliação dos serviços pelos clientes. |
|||
Bibliografia: Referências básicas CORREA, Henrique L. Gestão de Serviços. São Paulo: Atlas, 2011 HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007. |
|||
Docente(s): | |||
KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA | 20 h | ||
ADM2129 | Distribuição e Logística em Marketing - MODULO (19, 20/10 e 09, 10 Novembro/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Logística e supply chain. Importância da logística na Nova Economia. Processamento de pedidos – Armazenagem – Movimentação de materiais – Administração e controle de estoques – Administração dos transportes. Canais de distribuição: função, tipos de canais: o varejo e o atacado, ECR: Resposta Eficiente do Consumidor, EDI: Troca Eletrônica de Dados. |
|||
Bibliografia: Referências básicas NOVAES, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2007. MAGALHÃES, Andrea. Logística para Micro e Pequenas Empresas. São Paulo: Atlas,2012. MARTIN, Crhistopher. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Rio de Janeiro: Cengage. 2015. |
|||
Docente(s): | |||
FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA | 20 h | ||
ADM2130 | Propaganda e Promoção - MODULO (01, 02, 15, 16 Dezembro/2017) | 20 h | |
Ementa: Ementa História da publicidade e da propaganda. Histórico da profissão. Estudo da influência da publicidade na economia e na sociedade. Influências culturais, psicológicas, ideológicas e biológicas no comportamento de homens e mulheres. A sexualidade nas campanhas publicitárias. Noções iniciais de publicidade e propaganda (objetivos, aspectos legais da profissão, funções, campo de atuação). Apresentação dos departamentos que compõem uma agência de publicidade. |
|||
Bibliografia: Referências básicas CORREA, Roberto. Comunicação Integrada de Marketing: Uma visão global. São Paulo: Saraiva, 2008. SHIMP, Terence. Propaganda e Promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing . Porto Alegre: Bookman, 2008. TAMANAHA, Paulo. Planejamento de Mídia - Teoria e Experiência. 2ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.2011 |
|||
Docente(s): | |||
LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE | 20 h | ||
ADM2131 | Marketing Digital - MODULO (31/08 e 01, 14, 15 Setembro/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Origem da informática, funcionamento e componentes básicos do computador, sistemas operacionais e programas aplicativos. Iniciação prática dos aplicativos básicos de edição de textos, imagens, banco de dados e planilhas. História da internet e conceitos. Universo da internet. Domínio das formas de acesso a redes mundiais de informação através da internet. Como fazer pesquisa via internet. Uma nova mídia. Interatividade. Acesso e análise dos veículos de mídias virtuais. E-bussiness. Competição na nova era. O comércio e o varejo na internet. Conceitos básicos de comércio eletrônico. |
|||
Bibliografia: Referências básicas LIMEIRA, Tania Vidigal. E-Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. Saraiva. 2011. ADOLPHO, C. Os 8 Ps do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011. GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010. |
|||
Docente(s): | |||
TACIANA DE LIMA BURGOS | 20 h | ||
ADM2132 | Dinâmica de Grupo e Jogos de Empresa - MODULO (10, 11, 24, 25 Novembro/2017) | 20 h | |
Ementa: Ementa Jogos através dos tempos. Aprendizado dos Jogos. Aplicando jogos nas empresas. Mudando os jogos. Métodos, técnicas e desenvolvimento de jogos. Utilização de Softwares para simulação do ambiente competitivo organizacional. Simulação de situações diversas em ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais. |
|||
Bibliografia: Referência básicas BARÇANTE, Luiz César; PINTO, Fernando Castro (Colab.). Jogos de Negócios: revolucionando o aprendizado nas empresas. Rio de Janeiro: Impetus, 2003. FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos: com aplicações em economia, administração e ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa e Técnicas Vivenciais. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. (livro eletrônico) |
|||
Docente(s): | |||
PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA | 20 h | ||
ADM2133 | Análise quantitativa - MODULO (10, 11, 24, 25 Novembro/2017) | 20 h | |
Ementa: Ementa Fundamentos da Estatística. Métodos estatísticos fundamentais e análise quantitativa de dados. Estatística descritiva, amostragem, estimação. Testes de hipóteses e análises de variância. |
|||
Bibliografia: Referências básicas BARROW, M. Estatística para economia, contabilidade e administração. São Paulo: Ática, 2007. BRUNI, A. L. Estatística aplicada à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2007. CRESPO, A. A. Estatística Fácil. 18a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. |
|||
Docente(s): | |||
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL | 20 h | ||
ADM2134 | Análise qualitativa - MODULO (01,02, 15, 16 Junho/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa A disciplina apresenta diferentes possibilidades de análise qualitativa e discute os pressupostos e procedimentos operacionais característicos de cada uma delas, tornando os alunos capazes de decidir sobre o processo analítico mais adequado ao tratamento do conjunto de dados gerados a partir de seu projeto de pesquisa. Apresenta o conjunto de procedimentos analíticos específicos propostos por algumas metodologias qualitativas tais como a grounded theory, a análise de domínios e a análise do discurso. Por fim, foca os critérios de qualidade a serem respeitados na realização de estudos qualitativos e na redação do relatório final de pesquisa. |
|||
Bibliografia: Referências básicas BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2010. FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes, 2013. |
|||
Docente(s): | |||
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS | 20 h | ||
ADM2135 | Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso - MODULO (28, 29/09 e 05, 06 Outubro/2018) | 20 h | |
Ementa: Ementa Problemas de pesquisa e sua formulação. Fases da pesquisa. Redação de textos científicos. Normatização de textos técnico-científicos. |
|||
Bibliografia: Referências básicas ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2011. |
|||
Docente(s): | |||
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO | 20 h | ||
ADM2142 | MARKETING DE VAREJO - MODULO (04, 05 e 18, 19 Maio/2018) | 20 h | |
Ementa: Evolução e formatos do atacado e varejo. Especificidades da gestão de atacado e varejo. Análise dos mercados de atacado e varejo. O varejo, suas principais formas e classificação, estratégias varejistas e atacadistas. Gestão de marca e imagem e formação de preços no varejo. |
|||
Bibliografia: PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000; ANGELO, C. F.; SILVEIRA, J.A.G. Série Varejo competitivo. São Paulo: Atlas, 1993 a 2001; BERRY, L. Serviços de satisfação máxima. Rio de Janeiro: Campus, 1995; BERRY, L.; CHURCHILL, JR G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva 2000; KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000; LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva 2001. |
|||
Docente(s): | |||
ANA PATRICIA RODRIGUES LEITE | 20 h | ||
ADM2143 | NEUROMARKETING - MODULO (14, 15, 21, 22 Dezembro/2018) | 20 h | |
Ementa: Conceito e Importância do Neuromarketing. Atenção e consciência. Neuromarketing sensorial. Emoções e sentimentos, desejo e gosto. Aprendizagem e memória. Neuroética e aberrações do consumidor. |
|||
Bibliografia: Ramsey, Thomas Zoega. Introducción al neuromarketing y neurociência del consumidor. Rorvig (DN): Neurons Inc, 2015. Ramsey, Thomas Zoega(org). Selected readings in consumer neuroscience &neuromarketing. Rorvig (DN): Neurons Inc, 2014. |
|||
Docente(s): | |||
ZIVANILSON TEIXEIRA E SILVA | 20 h | ||
ADM2144 | TÓPICOS ESPECIAIS - MODULO | 20 h | |
Ementa: Visitas Técnicas a organizações e Palestras em Marketing |
|||
Bibliografia: Visitas técnicas em empresas. |
|||
Docente(s): | |||
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO | 10 h | ||
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO | 10 h |