CE (NATAL)

CENTRO DE EDUCAÇÃO


Apresentação do Centro

 

O Centro de Educação (CE) origina-se do desenvolvimento da área de Educação na UFRN, com a consolidação das ações de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e servidores do Departamento de Educação, anteriormenteo vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas, vindo a constituir-se como Centro, por desmembramento desse, nos termos do Art. 84 do Regimento Geral da UFRN e segundo as disposições do Art. 12 do seu Estatuto, de acordo com a deliberação das instâncias competentes desta Universidade. Criado pela Resolução 009/2008 – CONSUNI, alterado pela Resolução nº 017/10, de 29/12/2010 e instalado em 23 de maio de 2011, integra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como uma de suas unidades acadêmicas. É constituido pelo Conselho de Centro (CONSEC/CE), órgão deliberativo de todas as políticas e normatizações do Centro, encaminhadas pela Diretoria do Centro, como órgão executor. A estrutura organizacional do CE é formada pelo Conselho de Centro do CE (CONSEC/CE), que tem a Direção do Centro como Órgão Executor, e pelos Departamentos de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE) e de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), os Cursos de Graduação em Pedagogia, presencial e a distância, a Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas (COORDLICE), os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e de Formação Continuada (PROFOCO), a Unidade Suplementar Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) e os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE).

O prédio administrativo marcou a instalação parcial do CE, em 2011, com a inauguração da sua primeira etapa. Esse prédio foi concluído, com a entrega da segunda etapa, em 06 de dezembro de 2013, recebendo mais 840m² de área construída. Essa área física compreende, atualmente, a 2.877,52m², comportando 36 salas para os professores e grupos de pesquisa, 28 salas administrativas e de reuniões, um auditório com capacidade para 105 pessoas, duas salas de multimeios com capacidade para 50 pessoas, cada, 08 salas para o Laboratório de Tecnologia Educacional, copa, banheiros e saguão de acesso. O CE realizou a conclusão dessa condição para funcionamento, em 2016, com a entrega de mais três obras importantes para seu funcionamento. Recebeu primeiro, em 14 de março de 2016, a Quadra Poliesportiva e o Prédio do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp), com 2.064,69m² de área construída, formando a estrutura necessária para atender às crianças do 1° ao 5° anos, com  funcionamento de seis salas de aula, laboratórios de música, de ciências e de informática, salas administrativas e de reuniões, cantina, almoxarifados e pátio para recreação. Em seguida recebeu, em 18 de abril de 2016, o 4° pavimento do NEPSA II, com 660,04m² de área construída, que abriga as atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Esse espaço comporta duas salas para o Laboratório de Políticas Públicas Educacionais (LAPPE), duas salas para o Laboratório de Registro e Memória da Educação, duas salas o Programa Editorial e a Revista Educação em Questão, duas salas de estudos para os pós-graduandos, uma sala de reuniões, dois auditórios com capacidade para 50 pessoas, copa e banheiros. Finalmente o CE recebeu, em 23 de junho de 2016, o Bloco de Aulas, com 2.880,66m² de área construída, que comporta doze salas de aulas para os cursos de graduação e de pós-graduação do CE, cinco salas para o Laboratório de Ensino-Aprendizagem, um auditório com capacidade para 65 pessoas, uma biblioteca setorial, um laboratório de informática com 30 computadores, sala da coordenação e de professores e a sala do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED/Paulo Freire).  Consolidam-se, assim, 6.418,32m² de área construída para o Centro de Educação, somados a 2,064,69m² do NEI/CAp, perfazendo o total de  8.483m² construídos entre 2011 a 2016 para as atividades da área de Educação na UFRN, entregando para o futuro a avaliação dos resultados de todos os esforços realizados pelo coletivo de servidores, articulados pelas duas gestões iniciais do Centro. Todos esses ambientes foram devidamente mobiliados, equipados e ambientados para funcionamento, atendendo integralmente às metas 1 a 8 da Linha de Ação 3.1 Ambientação, reforma e manutenção dos espaços e dos equipamentos destinados às atividades acadêmicas e administrativas do CE.

O Centro de Educação de hoje é, portanto, o resultado do trabalho coletivo dos docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados, que assumiram individualmente suas responsabilidades e agregaram, como coletivo, a força e a determinação para fazer avançar a educação como área, na UFRN e fora dela. Espera-se, no entanto, que o momento de mudanças e de incertezas pelo qual passa o país, seja revertido para que se recupere o projeto de nação e de educação que muitos começaram a construir, com inclusão e justiça social.

 


Diretoria do Centro:
Não informado
Telefone(s):
33422270
Endereço Alternativo:
Não informado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.15