O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento e a aplicação de soluções tecnológicas voltadas ao atendimento de demandas reais identificadas junto à comunidade externa à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), articulando conhecimentos das áreas de Ciências e Tecnologias e Engenharia de Computação. A ação será desenvolvida de forma integrada ao componente curricular Ciências e Tecnologias Aplicadas 3, ofertado a estudantes do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, com ênfase em Computação Aplicada, e da Engenharia de Computação. Em equipes, os estudantes deverão estabelecer interação com a comunidade externa, identificar e compreender uma situação-problema, analisar seus aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais e propor uma solução adequada às necessidades identificadas. Devido à diversidade das demandas que poderão ser identificadas, os produtos desenvolvidos poderão ser de diversos formatos, tais como, aplicativos, sistemas computacionais, softwares, jogos digitais ou analógicos, recursos audiovisuais, materiais digitais, protótipos, oficinas, workshops, ferramentas de apoio, soluções de automação ou outros produtos tecnológicos e educacionais. O processo compreenderá diagnóstico da situação-problema, planejamento da solução, desenvolvimento, validação, aplicação junto ao público externo e avaliação dos resultados. A participação da comunidade ocorrerá em diferentes etapas do processo, especialmente na identificação das necessidades, no fornecimento de informações para desenvolvimento das soluções, na experimentação ou utilização dos produtos e na avaliação dos resultados obtidos. Dessa forma, pretende-se favorecer uma relação dialógica e ampliar a interação entre Universidade e sociedade, do mesmo modo em que os estudantes aplicam conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica na resolução de problemas reais.
Docentes, técnicos, discentes dos cursos de Ciências e Tecnologias; Engenharias e demais cursos da UFRN;
O público-alvo será constituído por integrantes da comunidade externa à UFRN envolvidos nas situações-problema selecionadas pelas equipes, podendo compreender estudantes e profissionais da educação básica, organizações públicas ou privadas, organizações da sociedade civil, associações, coletivos, empreendedores, trabalhadores informais e outros grupos sociais que apresentem demandas passíveis de abordagem por meio de conhecimentos e tecnologias relacionados à Computação Aplicada e à Engenharia de Computação.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.20.12_1