Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Desafio HMI: Estratégias para detectar e tratar
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 5 Público Estimado: 216
Período de Realização: 01/03/2026 a 31/12/2026
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA - UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO ((1) EDITAL Nº 017/2025-UFRN/PROEX (NOVAS PROPOSTAS DE PROJETOS E RENOVAÇÃO PARA 2026))
Responsável pela Ação: PATRICIA BITTENCOURT DUTRA DOS SANTOS
E-mail do Responsável: patricia.bittencourt@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 99922-2420
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91834954


Resumo

A hipomineralização molar-incisivo (HMI) é um defeito qualitativo do esmalte dentário que afeta os primeiros molares permanentes e, ocasionalmente, os incisivos, resultando em alta porosidade e menor densidade mineral. Isso frequentemente leva a complicações como fraturas pós-irruptivas, falhas restauradoras, cárie e hipersensibilidade. Este projeto visa promover a saúde bucal e prevenir complicações associadas à HMI em crianças de 5 a 14 anos, por meio de ações educativas, clínicas e extensionistas. As atividades incluem capacitação teórica, triagem, atendimentos clínicos e elaboração de materiais informativos. Reuniões quinzenais promoverão a troca de conhecimentos entre graduandos e pós-graduandos, com discussão de casos clínicos e artigos científicos. Cursos de formação serão oferecidos para preparar os alunos para atendimento clínico e ações extensionistas. O recrutamento ocorrerá através de divulgação digital e palestras informativas voltadas aos responsáveis pelas crianças, abordando diagnóstico, prevenção e cuidados com a HMI. Os atendimentos serão realizados nas clínicas odontológicas da UFRN, incluindo serviços como orientação de higiene oral, aplicação de flúor, selantes preventivos, tratamento de fraturas e lesões de cárie, e manejo de hipersensibilidade. Materiais informativos sobre HMI serão distribuídos presencialmente e disponibilizados online, ampliando o alcance e promovendo educação em saúde bucal para a comunidade.


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia da UFRN


Externo:

Crianças com defeitos de esmalte



Membros da Equipe

  ISABELITA DUARTE AZEVEDO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  JADERSON FELIPE SANTOS DANTAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LAVINIA LOURENÇO COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  LARA JULIA SOARES FALCAO
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  CINTIA MAYARA MEDEIROS TEIXEIRA LOPES
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  GISELLE FIRMINO TORRES DE SOUSA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)

  PATRICIA BITTENCOURT DUTRA DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LUISA MADEIRA LEMOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.20.12_1