Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Criação e socialização de materiais didático-pedagógicos: interação, intercâmbio e produção de conhecimentos com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 150
Período de Realização: 01/03/2026 a 31/12/2026
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES Unidades Envolvidas:
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ / CERES
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: CAICÓ - RN
Espaços de Realização: Centro de Ensino Superior do Seridó
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO ((1) EDITAL Nº 017/2025-UFRN/PROEX (NOVAS PROPOSTAS DE PROJETOS E RENOVAÇÃO PARA 2026))
Responsável pela Ação: ILDERLANDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO
E-mail do Responsável: ilderlandio.nascimento@ufrn.br
Contato do Responsável: 84996907573
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91834894


Resumo

Este projeto de extensão tem como objetivo promover a interação entre universidade e escola pública, por meio da produção colaborativa de materiais pedagógicos voltados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvido no âmbito do CERES/UFRN, o projeto envolverá discentes do curso de Pedagogia, professores da Educação Básica do município de Caicó-RN e pesquisadores vinculados ao Laboratório de Práticas Pedagógicas (LAPPED), fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta adotará uma abordagem qualitativa, colaborativa e interdisciplinar, articulada às disciplinas Leitura e Produção de Textos, Ensino de Língua Portuguesa e Educação, Comunicação e Mídias, contribuindo para a curricularização da extensão. Inicialmente, serão realizadas visitas às escolas parceiras, com foco na escuta pedagógica e no diagnóstico de demandas reais. A partir desse diálogo, serão elaborados materiais didáticos e recursos digitais, como jogos, cartilhas, sequências didáticas, vídeos e podcasts, sensíveis às realidades socioculturais das escolas públicas do interior, considerando diversidade, inclusão e vulnerabilidade. Paralelamente, o projeto promoverá oficinas, círculos de leitura e encontros formativos, favorecendo o intercâmbio de saberes e a discussão crítica sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais na educação. Os materiais produzidos serão socializados nas escolas e divulgados por meio dos canais digitais do LAPPED, ampliando o alcance das ações extensionistas. Como resultados, espera-se o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores, a ampliação do repertório crítico e criativo dos licenciandos, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e a produção de conhecimentos acadêmicos, reafirmando o papel social da extensão universitária.


Públicos Alvo

Interno:

Professores em formação (graduandos) dos cursos do CERES/UFRN


Externo:

Professores e estudantes da Educação Básica



Membros da Equipe

  ILDERLÂNDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.20.12_1