O Congresso Brasileiro de Educação Integral - COBEI é um evento científico, no campo educacional, que ocorre bianualmente com a finalidade de reunir pesquisadoras e pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, demais profissionais da educação, assim como estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de divulgar pesquisas, estudos e experiências em torno do desenvolvimento da Educação Integral. O COBEI surgiu da iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O I COBEI aconteceu em 2019 com o tema "Educação Integral e a Cidade Educadora: diálogos possíveis". Este evento reuniu cerca de 500 pessoas em Uberaba/MG. O II COBEI aconteceu em 2021 online com o tema Educação Integral, diálogos e complexidades: ações potencializadoras e experiências sobre a prática docente. Este evento contou com a colaboração do Grupo de Pesquisa em Educação Integral da PUC/SP (GPEI – PUC). O III COBEI, aconteceu na cidade de São Paulo sob a coordenação do Grupo de Pesquisa em Educação Integral da PUC/SP (GPEI –PUC/SP) em outubro de 2023. Com o tema “Educação Integral: reflexões críticas sobre o ato de educar na perspectiva democrática” teve mais de 800 inscrições e presenças diárias em torno de 300 pessoas. A cidade de Natal no Rio Grande do Norte foi escolhida para a realização do IV COBEI num acordo de parceria entre o Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte e o Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O COBEI cresceu nas últimas edições, saindo de Uberaba no Triângulo Mineiro para São Paulo e nessa 4ª edição vem para Natal no Rio Grande do Norte / RN. A educação pública no RN enfrenta às mesmas dificuldades dos outros estados brasileiros, principalmente aqueles das regiões norte e nordeste nas quais os índices de desenvolvimento socioeconômico são precários. Desde 2013, o Comitê Territorial de Educação Integral do RN desenvolve ações e parcerias para a instituição de políticas públicas voltadas para a educação integral no estado. Com o fim do Programa Mais Educação em 2016 e os retrocessos educacionais que se seguiram foi necessário buscar novas parcerias e estratégias de atuação para manter viva a esperança de uma educação inclusiva e humanizadora, que considerasse crianças e jovens em suas diversidades e integralidades. Nesse processo o Comitê se aproximou da Secretaria de Educação e da União de Dirigentes Municipais (UNDIME) do RN e de coletivos nacionais participando de seminários e congressos. Realizar o COBEI dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a secretaria de educação do estado e da UNDIME é a oportunidade de promover encontros formativos entre professores universitários, professores da rede básica, professores em formação com pesquisadores na área de educação integral e de outros setores. Sendo uma oportunidade de envolver licenciandos dos cursos de Educação a Distância em atividades voltadas para a organização (monitoria, secretaria, comunicação), como na participação do evento quer seja como ouvinte ou apresentando trabalhos. São muitos os desafios para dar conta de um evento nacional que possibilite estes encontros, mas o maior deles é o financeiro. Mesmo contando com a parceria do estado e da UNDIME, os custos para organizar uma estrutura adequada à receber mais de 600 pessoas, passagens e hospedagens para conferencistas provenientes de outros estados, material de apoio são elevados e por esse motivo solicitamos o apoio institucional para a realização do IV COBEI. Espera-se com esse evento fortalecer a articulação com as instituições que operam políticas públicas, nas diversas esferas governamentais, visto que será um espaço no qual teremos a presença de dirigentes municipais de educação, professores da rede básica e professores universitários, licenciandos, técnicos e gestores de todas as regiões.
Tema: Ciências, saberes populares, arte e cultura na perspectiva de educação integral
PRIMEIRO DIA – segunda-feira 16 de junho de 2025
Local: a definir
08h às 12h credenciamento
14h às 18h credenciamento
14h às 17h – Visita guiada: Conhecendo o território – inscrições prévias com limites de vagas.
Locais a serem visitados: Conexão Felipe Camarão, Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, Museu de Ciências Morfológicas, Museu Câmara Cascudo.
18h – Abertura – mesa institucional
19h – Apresentação cultural
19h30 – Mesa temática de abertura - “Ciências, saberes populares, arte e cultura na perspectiva de educação integral”
Palestrantes:
Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro – a confirmar
Ailton Alves Lacerda Krenak – a confirmar
Maria da Conceição Xavier de Almeida – confirmado
Mediadora:
21h – Encerramento
SEGUNDO DIA – terça-feira 17 de junho de 2025
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – bloco de aulas do Centro de Educação
8h às 10h - Círculos de vivências: ciências, saberes popular, arte e cultura na perspectiva da educação integral
Sala 1 – Ciências, arte e cultura na educação infantil (auditório do NEI) – responsáveis: Fórum de Educação Infantil e o Núcleo de Educação da Infância; Profa. Emília Cipriano.
Sala 2 – Ciências, arte e cultura nos anos iniciais do ensino fundamental – responsáveis: SEEC; SME Parelhas, uma instância nacional
Sala 3 – Ciências, arte e cultura nos anos finais do ensino fundamental – uma abordagem matemática – responsáveis: Margareth Rotondo – UFJF
Sala 4 – Ciências, arte e cultura nos anos finais do ensino fundamental – uma abordagem espaço/temporal - responsáveis: a definir
Sala 5 – Ciências, arte e cultura nos anos finais do ensino fundamental – uma abordagem científica - responsáveis: Grupo de ciências Naturais (UFRN).
Sala 6 – Ciências, arte e cultura no ensino médio – uma abordagem matemática – responsáveis: a definir.
Sala 7 – Ciências, arte e cultura no ensino médio – uma abordagem espaço/temporal – responsáveis: a definir.
Sala 8 – Ciências, arte e cultura no ensino médio – uma abordagem científica - responsáveis: Grupo de ciências UFRN;
Sala 9 – Ciências, arte e cultura na educação básica – uma abordagem inclusiva (perspectiva das deficiências) – responsáveis: Nadja Regina Sousa Magalhães e Adriane Cenci
Sala 10 – Ciências, arte e cultura na educação básica – uma abordagem inclusiva (perspectiva das diversidades e direitos humanos) – responsáveis: Alexandre Aguiar- UFRN; Maria Aparecida Vieira de Melo – UFRN/CERES-CAICÓ
Sala 11 - Ciências, arte e cultura na educação de jovens e adultos - Responsáveis: grupo do EJA da UFRN; Grupo do EJA da SEEC;
Sala 12 – Ciências, arte e cultura na educação: Papel social dos movimentos de Comitês de Educação Integral - Responsáveis: Comitê RN; Comitê Triângulo Mineiro; Comitê baiano
10h30 às 12h – Apresentação dos trabalhos – número de salas vai depender do número de inscrições, preferencialmente salas com poucos trabalhos para possibilitar maior diálogo.
Sala 13 – Ciências, arte e cultura na educação: diálogo científico (apresentação de trabalho que foram inscritos – a apresentação será em formato de roda de conversa) - Responsável: Comitê científico
Sala 14 – Ciências, arte e cultura na educação: diálogo científico (apresentação de trabalho que foram inscritos – a apresentação será em formato de roda de conversa) - Responsável: Comitê científico
12h às 14h - INTERVALO PARA O ALMOÇO
14h às 16h – Mesas temáticas
Mesa 1: Ciências, saberes populares, arte e cultura na Educação de Jovens e Adultos
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palestrante 1: Êda Luiz – CIEJA Campo Limpo – SP - confirmado
Palestrante 2: Rosembergue Mota – SEEC/RN – à confirmar
Vê a EE
Nadja
Mediador: Alessandro Azevedo – UFRN - confirmado
Mesa 2: Ciências, saberes populares, arte e cultura para as diversidades numa perspectiva inclusiva
Palestrante 1: a definir
Palestrante 2: Alexandre Aguiar - UFRN
Mediador: Ailton Krenak
Mesa 3: Ciências, saberes populares, arte e cultura no território
Palestrante 2: a definir
Mediador: a definir
17h às 19h – Círculos de vivências: Ciências, saberes populares, arte e cultura
Local: a definir – espaços abertos (praça cívica, departamento de educação física, centro de convivências, DEART...)
1.Vivenciando a capoeira no processo de ensino e aprendizagem (responsável: a definir)
2.Vivenciando o batuque no processo de ensino e aprendizagem (responsável: a definir)
3.Vivenciando o teatro no processo de ensino e aprendizagem (responsável: Kayine Dias Coutinho – UFRN)
4.Vivenciando a pintura no processo de ensino e aprendizagem (responsável: a definir)
5.Vivenciando a poesia no processo de ensino e aprendizagem (responsável: a definir)
6.Vivenciando a literatura no processo de ensino e aprendizagem (responsável: a definir)
7.Vivenciando o ambiente no processo de ensino e aprendizagem (responsável: a definir)
8.Vivenciando a dança no processo de ensino e aprendizagem (sugestão: Mônica Beloto )
TERCEIRO DIA – quarta-feira 18 de junho de 2025
Local: Auditório da reitoria Universidade Federal do Rio Grande do Norte
8h às 10h – Mesa temática – Política Nacional de Educação Integral: de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir?
Palestrante 1: Raquel Franzim - MEC
Palestrante 2: Jaqueline Moll – UFRGS/URI
Palestrante 3: Carlos Wagner – MCT
Palestrante 4: Vê alguém do Ministério da Cultura
Mediadora: Nazineide Brito
10h às 12h – socialização das vivências
14h às 16h – socialização dos círculos de vivências
16h às 17h – Mesa de Encerramento
- um cortejo com música e coquetel no Centro de Convivências
estudantes e professores das licenciaturas
licenciandos, mestrandos, doutorandos, professores, técnicos e gestores da educação básica
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