Pensar o teatro na infância é propor a sistematização de uma proposta em que a criança seja protagonista, conhecendo, experimentando e participando de todo o processo de construção desta arte no ambiente escolar. Por meio de jogos teatrais, as crianças podem criar seu próprio jeito de fazer teatro, fugindo de uma proposta mecânica e rígida como era organizada em tempos remotos. Nessa perspectiva, as crianças têm acesso a linguagem teatral como produtoras de linguagens de modo que se desenvolvam em seus processos expressivos na interação com o outro. De tal modo, este projeto busca possibilitar o acesso das crianças aos conhecimentos acerca da linguagem teatral junto aos seus respectivos professores nas escolas públicas de ensino parceiras do projeto, de modo que experimentem com seus corpos junto às crianças as poéticas teatrais, ampliando as suas perspectivas e possibilidades na escola no que se refere ao trabalho artístico-pedagógico na educação das infâncias. Nas ações do projeto, vislumbramos também contribuir com a formação inicial dos discentes do Curso de Licenciatura em Teatro e Pedagogia da UFRN na relação teórica e prática da linguagem teatral na infância. Para tanto, por meio da realização de oficinas de teatro nas escolas parceiras do projeto sob a mediação dos discentes do Estágio Supervisionado I e II do Curso de Licenciatura em Teatro que estão vinculados ao setor de estágio do NEI-CAp/UFRN e supervisão das coordenadoras do projeto no intercâmbio com o Departamento de Arte (DEART/UFRN), as crianças e seus respectivos professores podem ter acesso a linguagem teatral por meio da metodologia de jogos teatrais. Além disso, podemos contribuir com a formação inicial acerca da linguagem teatral na infância para os discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia no que concerne ao componente curricular Arte e Educação. Outra ação deste projeto de extensão é a construção dos anais referentes ao IV Simpósio Nacional de Teatro Infantojuvenil da UFRN. Reiteramos a importância deste projeto na ampliação da linguagem teatral na infância, possibilitando que as crianças e seus respectivos professores tenham acesso ao ensino de teatro na sala de aula.
Docentes e estudantes que integram ou colaboram com o Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender; Grupo de Pesquisa Linguagem teatral na escola das infâncias e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Infâncias (CNPq-UFRN); Docentes, técnicos, auxiliares, bolsistas e estagiários do Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp-UFRN) e discentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Teatro, Artes Visuais e Dança.
Docentes e crianças do Centro Municipal de Educação Infantil CMEI Prof. Moema Tinoco, da Prefeitura Municipal do Natal; Crianças e adolescentes que integram e/ou colaboram com o o Grupo "Coletivo A Gente", em Felipe Camarão; Docentes e discentes da Creche Casulo Manoel Teófilo e Creche Municipal Antonio Inácio, da Prefeitura Municipal de Senador Georgino Avelino-RN; docentes e crianças do Centro Infantil Municipal Professora Lúcia Maria dos Santos e Centro Infantil Municipal Doutor Ilson Santos de Oliveira, da Prefeitura Municipal de Parnamirim-RN; Estudantes da Escola Estadual Lauro de Castro, Natal/RN, como incentivo aos grupos em situação de vulnerabilidade.
foto5
foto8
foto10
foto4
foto7
foto9
foto2
foto3
foto1
foto6
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.19.6_1