O curso pretende dar continuidade ao Grupo de Estudos interdisciplinar "Pensadorxs brasileirxs", que chega no décimo segundo semestre de atividades.
O grupo tem se consolidado progressivamente ao redor de quatro eixos temáticos:
i. teorias indígenas;
ii. teorias afrobrasileiras;
iii. teorias de gênero;
iv. decolonialidade.
Após ter discutido nos semestres passados o pensamento de Davi Kopenawa, Ailton Krenak, Lélia González, Heleieth Saffioti, Berenice Bento, Letícia Nascimento, Guacira Lopes Louro, Abdias Nascimento, Beatriz Nascimento, Daniel Munduruku e Graça Graúna, Luisa Marilac, Sara Wagner York, Jaqueline Gomes de Jesus, Mãe Stella de Oxossi, Sidnei Nogueira, Luiz Rufino, Alexandro de Jesus, Jota Mombaça, Eliane Potiguara, Cadu Araújo e Márcia Kambeba, neste semestre leeremos e discutiremos obras que abordam a questão da masculinidade desde diferentes perspectivas. dentro do eixo iii. “teorias de gênero”.
Objetivo do grupo é se aprofundar na interpretação da(s) realidade(s) brasileira(s) oferecida pel*s autor*s, acompanhar suas lutas político-sociais, suas elaborações conceituais e suas propostas teóricas, focando em particular nas peculiaridades das diferentes formas de masculinidades, para refletir a partir delas.
A ideia de deter-nos na compreensão e discussão de obras de Osmundo Pinho, João Nery e de outr*s pesquisador*s que trabalham com a temática visa assim promover o estudo e a disseminação do pensamento de autor*s brasileir*s de orientação contra-hegemônica, ainda pouco presentes nos currículos de filosofia e insuficientemente divulgad*s na sociedade civil.
Também, a ação visa alimentar por meio de pesquisas a série de livros que registra a trajetória do grupo e que está sendo submetida para publicação junto à EDUFRN - primeiro volume já foi aprovado pelo conselho e está atualmente em fase de editoração junto à SEDIS.
Finalmente, o curso prevê um encontro com Osmundo Pinho e uma palestra dele (numa mesa junto com o prof. Alexandro DeJesus), possibilitando um diálogo direto com o autor sobre o tema do curso. Com efeito, estamos consolidando a praxe de receber alguns autores que são discutidos durante o programa de leitura - os professores Pinho e DeJesus já deram anuência prévia.
Leitura, apresentação em forma de seminário, e discussão dos seguintes textos:
NERY, J. Velhice transviada
PINHO, O. Um Enigma Masculino: Interrogando a Masculinidade da Desigualdade Racial no Brasil
PINHO, O. Etnografias do Brau: Corpo, Masculinidade e Raça na Reafricanização em Salvador
PINHO, O. Masculinidades Negras: 4 Questões em Debate
PINHO, O.O Corpo do Homem Negro e a Guerra dos Sexos no Brasil
CAETANO & MELGAÇO (Orgs.), De guri a cabra macho: Masculinidades no Brasil
DOSSIÊ REVISTA ESTUDOS TRANSVIADES, Transmasculinidades e não binariedades em perspectivas originárias.
Programação provisória:
18.08 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - Osmundo Pinho, Um Enigma Masculino: Interrogando a Masculinidade da Desigualdade Racial no Brasil.
01.09 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - Osmundo Pinho, Etnografias do Brau: Corpo, Masculinidade e Raça na Reafricanização em Salvador
15.09 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - Osmundo Pinho, Masculinidades Negras: 4 Questões em Debate; O Corpo do Homem Negro e a Guerra dos Sexos no Brasil
22.09 - ENCONTRO COM OSMUNDO PINHO – a confirmar
24.09 - MESA COM OSMUNDO PINHO E ALEX DE JESUS - a confirmar
29.09 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - João Nery - Velhice transviada
[30.09 (14h30-17h) - REUNIÃO INTERNA DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO GRUPO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL E PLANEJAMENTO]
13.10 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - João Nery - Velhice transviada
27.10 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - Caetano & Melgaço, De guri a cabra macho: Masculinidades no Brasil (capítulos seletos)
10.11 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - Caetano & Melgaço, De guri a cabra macho: Masculinidades no Brasil(capítulos seletos)
24.11 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - AA. VV. Transmasculinidades e não binariedades em perspectivas originárias (textos seletos)
08.12 (14h30-17h) - (CH = 2,5) - AA. VV. Transmasculinidades e não binariedades em perspectivas originárias (textos seletos)
[09.12 (14h30-17h) - REUNIÃO INTERNA DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO GRUPO PARA AVALIAÇÃO FINAL]
Total carga horária do curso para o público: 22,5 horas
Local de realização: Auditório C do CCHLA + conexão remota pelo Google Meet
O curso será híbrido (isto é, presencial mas com conexão pelo Google Meet, de tal forma que pessoas que não podem estar presentes podem acompanhar as apresentações e as discussões remotamente).
Eventuais mudanças na programação, serão notificadas para *s inscrit*s.
As inscrições podem ser feitas pelo SIGAA ou (em caso de dificuldades) enviando um email para o seguinte endereço email: sanfede@hotmail.it
Discentes do curso de Filosofia e cursos correlatos, comunidade universitária em geral
Docentes de ensino fundamental e médio, pessoas da sociedade civil interessadas em questões de gênero
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.19.6_1