Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Diálogos entre saberes tradicionais do nordeste e conhecimentos científicos em sala de aula: um curso para a formação de professores do RN
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 50
Período do Curso: 01/04/2025 a 20/12/2025
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL Unidades Envolvidas:
DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL / DFTE/CCET , PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA / PPGECNM/CCET
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: GUAMARÉ - RN
Espaços de Realização: Auditório da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2025 - ($) EDITAL Nº 006/2024 - UFRN/PROEX SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A CURSOS DE EXTENSÃO)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: CAPACITAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: FLÁVIA POLATI FERREIRA
E-mail do Responsável: flaviapolati@gmail.com
Contato do Responsável: 84996250743
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91831012

Resumo

A importância de uma educação que contemple e valorize os conhecimentos tradicionais e culturais vem sendo defendida por inúmeras esferas da educação. A valorização do conhecimento de diferentes culturas, especialmente as indígenas, afrodescendentes e tradicionais, está prevista pelas leis 11.645/2008 e 10.639/2003,  que trazem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas do país. Ainda que tais leis constituem um grande avanço para garantir uma educação que contemple as culturas afrodescendente e indígenas no ensino básico e sua promulgação já perdurar mais de 20 anos, grande parte dos professores atualmente desconhece sua obrigatoriedade e não a seguem em suas aulas.
Muitos dos professores e professoras formadas nas diversas áreas do conhecimento não presenciaram durante sua formação inicial disciplinas que abordassem de maneira clara e explícita os saberes tradicionais e culturais presentes em sua região. Considerando a história colonial que marca nosso país, é de suma importância  capacitarmos os professores das escolas de educação básica do século XXI a questionar e a problematizar noções hegemônicas do que é conhecimento e do que é ciência, a fim de  valorizar a diversidade epistemológica e cultural do Brasil. 
Dessa forma, uma das maneiras de inserir saberes tradicionais do nordeste na sala de aula pode se dar através de cursos de capacitação de formação continuada de professores. Ao abordar os saberes tradicionais dos pescadores e marisqueiras de Guamaré em um curso dessa natureza, dezenas de professores terão oportunidades de conhecer mais profundamente os conhecimentos tradicionais de uma importante comunidade do Rio Grande do Norte, vivenciando a história e a cultura de sua região. 
O município de Guamaré, por sua vez, localizado na costa litorânea do Rio Grande do Norte, tem a pesca como uma atividade intrinsecamente ligada à tradição do uso da forma oral na perpetuação de sua atividade, sendo uma das mais antigas atividades ainda hoje praticada por inúmeras famílias da região. Trata-se ainda de uma prática bastante comum, juntamente com a extração do petróleo e o gás natural, o sal marinho, a carcinicultura, além de uma forte atuação de usinas eólicas, contribuindo diretamente para a economia local.
Além disso, este curso está vinculado ao desenvolvimento do projeto de mestrado Comunicação e integração do conhecimento astronômico junto a comunidade pesqueira de Guamaré-RN desenvolvido por uma das ministrantes do curso e a orientadora da dissertação (coordenadora do curso de extensão), pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM-UFRN). O objetivo  do projeto de mestrado é construir e validar um produto educacional na forma de unidades didáticas que envolvam os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos curriculares propostos no currículo potiguar.
Oliveira e Castilho, esclarece que há uma dicotomia entre ciência e os saberes tradicionais, já “que a ciência hegemônica parte de conceitos, enquanto os saberes tradicionais se utilizam das percepções” (OLIVEIRA; CASTILHO, 2021, p. 3). Os saberes tradicionais são vistos por Jafelice (2015, p. 60) como os “conhecimentos tradicionais ou etnoconhecimentos ou conhecimentos autóctones - São aqueles construídos ao longo de muitas gerações  dentro de um determinado contexto cultural e ambiental, transmitidos de geração para geração pela tradição oral”. Assim o município de Guamaré enquadra-se nesse contexto de produção de conhecimento científico por se tratar a pesca como uma atividade intrinsecamente ligada à tradição do uso da forma oral na perpetuação de sua atividade.
Contudo, o presente curso de extensão vem ao encontro das ODS 4, 8, 10 e 11, pois visa promover uma educação de qualidade de forma inclusiva e equitativa, buscando reduzir as desigualdades locais e valorizando a diversidade cultural e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da comunidade de Guamaré. 
Portanto, este curso torna-se importante por promover conexões entre os conhecimentos tradicionais e os conteúdos curriculares visando não apenas enriquecer a compreensão sobre os temas abordados, mas também contribuir para a valorização da cultura local, atribuindo significados concretos e vivenciados na sala de aula.


Programação

A carga horária total será de 60 horas-aula, distribuídas em 8 encontros, sendo 4 deles presenciais na cidade de Guamaré (com 4 horas-aula cada encontro) e 4 (quatro) encontros remotos (com 4 horas-aula cada encontro), totalizando 48 horas-aula. 

São previstas mais 12 horas de estudos individualizados, pesquisas de campo e elaboração de uma proposta didática ao final do curso e atividades assíncronas solicitadas. Os encontros presenciais e remotos ocorrerão conforme planejamento apresentado a seguir:

1° Encontro: Apresentação do curso (presencial)

Parte 1: Apresentação dos participantes

Parte 2: Fundamentação e Justificativas da Proposta 

2° Encontro: O que é Ciência afinal? (online) 

Parte 1: Como delimitamos o que é ciência?

Parte 2: Conhecimento é saber!

3° Encontro: Os saberes tradicionais (presencial)

Parte 1: O que são saberes tradicionais?

Parte 2: Saberes tradicionais do Nordeste e dos pescadores e pescadoras de Guamaré

4° Encontro: Educação contra a invasão cultural (online) 

Parte 1: A dialogicidade de Paulo Freire.

Parte 2: Críticas as histórias e educação colonizadoras.

5°  Encontro: Um pouco da história de Guamaré (online)

Parte 1: Problemas ambientais de Guamaré.

Parte 2: Saberes tradicionais da ecologia de Guamaré.

6° Encontro: Isso é conversa de pescador! (presencial)

Parte 1: Ouvir história de pescadores sobre seus saberes tradicionais de pescadores e pescadoras de Guamaré

Parte 2: Trilha no ambiente.

7° Encontro: Atividades de aplicação do conhecimento (online)

Parte 1: Apresentação da proposta de atividade final.

Parte 2: Construção dos Produtos Educacionais dos professores cursistas.

8° Encontro: Encerramento (presencial)

Parte 1: Apresentação das atividades e produtos desenvolvidos. 

Parte 2: Encerramento e Avaliação do Curso.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes dos cursos de Licenciatura (todas) e Pedagogia da UFRN, presencial e à distância.


Externo:

Professores e professoras atuantes em escolas públicas ou privadas de Guamaré e região.



Membros da Equipe

  ALINE DE MOURA MATTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LILIAN DE MIRANDA DO NASCIMENTO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  FLAVIA POLATI FERREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Lista de Fotos

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