Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Violências e cultura do ódio no universo dos videogames: da fraternidade nerd ao Q-Anon
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 50
Período do Evento: 09/01/2025 a 09/01/2025
Área Principal: COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Por videoconferência
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Tipo do Evento: MESA REDONDA Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: ADRIANO MEDEIROS COSTA
E-mail do Responsável: adrianomcosta3@gmail.com
Contato do Responsável: 8488577499
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91830570

Resumo

Desde o seu início, o contexto das práticas sociais atreladas ao universo dos videogames se transformou e repercutiu em diversas esferas da sociedade. Se, em um determinado momento, os jogos eletrônicos eram atrelados a objetos frutos de uma tecnologia computadorizada em desenvolvimento nos anos 1970-80, posteriormente foram adquirindo um discurso tóxico e violento. A partir da consolidação de veículos especializados na temática, uma prática comum dominou seus círculos sociais: a da violência. Seja em game designs que propagaram a sexualização e fetichização de personagens femininas (Shaw, 2014), ou em atitudes agressivas de jornalistas sobre leitoras mulheres e da comunidade LGBTQIA+ (Kirkpatrick, 2013; Fisher, 2012), essas atitudes passaram a representar, num imaginário coletivo, o que seria o jogador médio. É diante dessa representação que este evento busca refletir sobre algumas dessas práticas estabelecidas historicamente, apresentando eventos que marcaram o auge dessas violências. A intenção, além de apenas traçar um histórico dessa cultura de ódio, é discutir como esses movimentos, inicialmente desordenados, constituíram, hoje em dia, grupos extremistas e conspiratórios (Q-Anon), articuladores de desinformação, e campanhas políticas de figuras da extrema-direita, a exemplo de Trump (nos EUA) e Bolsonaro (no Brasil).


Programação

Dia 09/01 - das 14h às 18h (4h): Mesa-redonda com debate e sessão de perguntas e respostas sobre a temática “Violências e cultura do ódio no universo dos videogames: da fraternidade nerd ao Q-Anon” com a participação do pesquisador Kennet Anderson da Cruz Medeiros, jornalista (Decom/UFRN) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF).


Públicos Alvo

Interno:

Alunos e professores do Departamento de Comunicação Social e de outros departamentos da UFRN


Externo:

Pessoas interessadas, jornalistas profissionais, alunos, professores e pesquisadores vinculados a outras instituições de ensino



Membros da Equipe

  ADRIANO MEDEIROS COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ELIZANGELA JUSTINO DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  KENNET ANDERSON DA CRUZ MEDEIROS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE



Lista de Fotos

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