O Rio Grande do Norte (RN) possui o maior índice de envelhecimento (IE) da região Nordeste do Brasil, e Jardim do Seridó-RN destaca-se com o IE mais elevado e maior proporção de pessoas longevas (80+ anos). O Projeto SERIDÓ visa enfrentar o desafio do envelhecimento saudável nesta área, marcada por desigualdade e vulnerabilidade social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que manter uma boa capacidade intrínseca é crucial para um envelhecimento saudável. Assim, avaliar essa capacidade na população longeva de Jardim do Seridó pode identificar vulnerabilidades e orientar estratégias de promoção do envelhecimento saudável. O Projeto SERIDÓ objetiva: i) capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde na avaliação da capacidade intrínseca; ii) avaliar a capacidade intrínseca de pessoas longevas (n ~500); iii) promover ações educativas sobre longevidade saudável; iv) elaborar um relatório sobre a capacidade intrínseca para a Secretaria Municipal de Saúde. A metodologia inclui treinamento de profissionais na aplicação da ferramenta ICOPE, avaliação das dimensões da capacidade intrínseca (locomoção, vitalidade, cognição, visão, audição e bem estar-psicológico), entrega de relatórios individuais e workshops educativos. Os resultados esperados incluem a melhoria da capacitação dos profissionais de saúde, um aumento na conscientização sobre o envelhecimento saudável, a identificação de necessidades específicas da população idosa e a elaboração de um relatório que sirva de base para políticas públicas voltadas para o envelhecimento no município. A equipe será composta por professores, alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, profissionais e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó.
Discentes de graduação (bacharelado em Educação Física-UFRN; medicina-EMCM) e pós-graduação (PPGCSA; Residência Multiprofissional em Atenção Primária-EMCM)
Profissionais da Atenção Primária em Saúde do município de Jardim do Seridó-RN (n = 30) e pessoas longevas residentes no município (n = 480)
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.19.6_1