A chamada “Renascença Psicodélica”, expressão que denota o período pós-2000 até a atualidade, denota a retomada dos estudos científicos sobre o potencial terapêutico dos psicodélicos, após décadas de congelamento oriundo da proibição internacional destas substâncias em 1971. As pesquisas contemporâneas, mais rigorosas metodologicamente, em comparação com os estudos pré-proibição, têm demonstrado que os psicodélicos podem ser ferramentas no tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Nos Estados Unidos, o uso terapêutico de psilocibina já é autorizado no estado de Oregon, e a regulação a nível nacional tramita na agência reguladora de alimentos e medicamentos norte-americana. Recentemente, a Austrália regulamentou o uso médico da psilocibina e do MDMA para o tratamento de depressão e TEPT, respectivamente. No Brasil, onde o uso religioso da ayahuasca é autorizado, os estudos sobre os efeitos antidepressivos dessa bebida têm se destacado no cenário internacional, colocando o país como um expoente da ciência psicodélica. Ao mesmo tempo, cresce o interesse social e profissional acerca da psicoterapia assistida por psicodélicos, e a procura por formação nessa área. No entanto, dado que o tema é relativamente novo e ainda existem poucos centros de ensino e pesquisa brasileiros dedicados à ciência psicodélica, as possibilidades de formação acadêmica e profissional na área ainda são escassas. Neste cenário, o Instituto do Cérebro da UFRN, que tem se destacado no âmbito das pesquisas com psicodélicos, promove o I Curso de Atualização em Ciência e Medicina Psicodélica, que tem como objetivo de divulgar os principais avanços acerca dos psicodélicos, abordando seus potenciais terapêuticos, riscos, desafios e perspectivas futuras, e capacitar os interessados em terapias com psicodélicos para a saúde mental. Voltado a estudantes e profissionais de diversas áreas, o curso conta com a participação de professores(as) com vasta experiência na área, que irão abordar temas ligados à psiquiatria, psicologia, neurociências, química, fisiologia, antropologia, entre outros. Para isso dois minicursos são oferecidos; um teorico e outro prático.
MINICURSO 1- TEORIA E ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA PSICODÉLICA: IMPACTO NA SAÚDE MENTAL
Carga-horária: 20h
Modalidade: semi-presencial
Data: 28 - 30/11/2025
Data
Horário
Tema
Docente(s)
28 de novembro
Módulo
Introdutório
19:00 – 20:30
Um panorama da ciência
psicodélica
Dráulio B. de Araújo
20:30 – 22:00
A química dos psicodélicos
Sérgio Ruschi
29 de novembro
Neurociências e
Psiquiatria I
08:00 – 09:30
Cetamina
Nicole Galvão-Coelho
10:00 – 11:30
Ayahuasca
Fernanda Palhano
Fontes
12:00 – 13:30
A regulamentação de substâncias psicodélicas no Brasil é uma miscelânia
Ítalo Coelho
13:30 – 15:00
DMT e 5-MeO-DMT
Marcelo Falchi
15:30 – 17:00
LSD
Isabel Wießner
30 de novembro
Psicologia I
Psilocibina e MDMA
Lucas Maia
Explorando fronteiras da mente: psicoterapia assistida por
psicodélicos
Handersson Barros
Três portas de percepção
Raphael Engel
Módulo Psicologia II Módulo Sociedade
A aposta terapêutica dos
psicodélicos: um olhar da
psicologia
Sophie Laborde
Perspectivas futuras da ciência e medicina psicodélica
Sidarta Ribeiro
MINICURSO 2- PRÁTICA TERAPÊUTICA COM PSICODÉLICOS APLICADA A SAÚDE MENTAL (Turma 1)
Data: 09 - 23/06/2025
Carga-horária: 92h
Modalidade: presencial
Este curso visa capacitar de forma prática os profissionais da saúde e da psicologia para a aplicação competente e segura das terapias com psicodélicos como, por exemplo, a DMT e a cetamina, mas não limitando-se a esses. O curso é focado no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o manejo clínico e psicológico durante sessões terapêuticas com psicodélicos, preparando os participantes para liderar e inovar na aplicação dessas terapias na área da saúde mental. Os alunos serão treinados na aplicação, monitoramento e suporte de sessões terapêuticas com psicodélicos, em estratégias para o manejo de efeitos colaterais e otimização dos resultados e minimização de riscos, em técnicas de preparação, suporte e integração psicológica dos pacientes, diretrizes para a prática segura e ética das terapias psicodélicas, na prevenção e manejo de possíveis complicações durante e após as sessões, para o desenvolvimento de habilidades específicas para o suporte psicológico na terapia com psicodélicos e na avaliação dos resultados terapêuticos, visando a melhoria contínua das práticas. O curso será conduzido por meio de sessões de demonstrações e práticas supervisionadas, além de discussões em grupo para troca de experiências e consolidação do conhecimento adquirido ao longo do curso. A avaliação será contínua, ocorrendo durante as atividades práticas e por meio de um relatório final. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para conduzir terapias com psicodélicos para saúde mental com segurança, ética e competência clínica.
Docentes: Dráulio B. de Araújo, Handersson Barros, Sophie Laborde, Nicole Galvão-Coelho, Fernanda Palhano, Marcelo Falchi, Isabel Wießner.
MINICURSO 3 - PRÁTICA TERAPÊUTICA COM PSICODÉLICOS APLICADA A SAÚDE MENTAL (Turma 2)
Data: 09 - 21/03/2026
Estudantes, professores e profissionais da UFRN interessados na temática de medicina e ciência psicodélica
Cidadãos em geral interessados na temática de medicina e ciência psicodélica
I curso de atualização em medicina psicodélica: impacto na saúde mental_imagem
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.5