O presente projeto sistematiza o planejamento de uma intervenção a ser processada no âmbito da realização do Estágio em Serviço Social que, nesse caso, acontece no Instituto de Medicina Legal (IML), vinculado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN).
Nesse projeto, debruçamo-nos sobre os liames do exercício profissional de assistentes sociais, devido sua inserção recente com atribuições privativas e competências da área a serem desenvolvidas na Instituição. Partimos para a análise do processo de trabalho coletivo e das particularidades do trabalho em Serviço Social, com vistas a desenvolver potencialidades e capacidades teórico-práticas para lançar mão do Projeto de Trabalho como importante instrumento do exercício profissional, como destaca Couto (2009). A análise foi possibilitada pela inserção na rotina de trabalho, levando a apreender a dinâmica institucional em suas relações com outras/os profissionais, com as/os usuárias/os e com a própria instituição, nos proporcionando a oportunidade de construir uma crítica ao exercício profissional, no sentido de avançar qualitativamente nas possibilidades para a profissão, superando a condição de subalternidade que historicamente nos foi imposta - e que é reforçada pelo próprio projeto jurídico-político da instituição, vide os privilégios estabelecidos aos cargos superiores em níveis hierárquicos que são reservados a outras profissões; pensando a necessidade de desenvolver e qualificar o trabalho, o aprofundamento teórico e intelectual, prevendo nos instrumentos de planejamento e momentos voltados para reflexão, estudos e discussões sobre o objeto de trabalho antevendo, assim, as demandas postas no cotidiano.
A proposta deste minicurso visa contribuir com o processo de estruturação e qualificação do trabalho profissional de Assistentes Sociais nos diversos espaços sócio-ocupacionais elencados nessa proposição. Essa proposta incide como uma contribuição no processo formativo com alguns subsídios importantes excitando, assim, o “movimento que antecede a escrita em si”do Projeto de Trabalho,este que “exige e envolvem dinâmicas investigativas, de estudos, levantamentos, processos participativos” (Horst, 2023, p. 122, grifos originais).
O Projeto de Intervenção em questão se propõe a contribuir com esse movimento, partindo das contribuições da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS, e embasando-se essencialmente na afirmação e defesa dos Princípios do Código de Ética Profissional (BRASIL, 1993; CFESS, 2012), mais precisamente no que se refere ao Princípio X , destacando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
1° MOMENTO (13h - 14h30min) - POR QUE PLANEJAR?
Instrumentalidade do Serviço Social;
As dimensões da prática profissional;
O planejamento em sua dimensão teleológica.
2º MOMENTO (14h30min - 15h30min) - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO DE TRABALHO
Elementos introdutórios;
Considerações sobre o Serviço Social nos espaços sócio-ocupacionais – concepção da profissão, objeto e objetivos do trabalho, valores ético-políticos, competências e atribuições – ;
Espaços sócio-ocupacionais, territórios e usuários/as;
Metodologia;
Elementos pós-exposição;
3° MOMENTO (15h30min - 17h) - ESTRATÉGIAS PARA A (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO
Exercício com base nos elementos constitutivos do projeto de trabalho;
Estudante envolvido na implementação do Projeto e Professores vinculados à ação.
Assistentes Sociais com atuação e/ou interesses nas seguintes áreas: Segurança Pública, Saúde e no Sóciojurídico.
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