Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: I CURSO PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS (ILPI) EM TECNOLOGIAS DA SAÚDE: Terapia Assistida por Cães e Aromaterapia experiências Espanha e Brasil
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 110
Período do Curso: 12/08/2024 a 30/09/2024
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Departamento de Saúde Coletiva (DSC)
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas: 110
Responsável pela Ação: EVA VEGUE PARRA
E-mail do Responsável: evegue@ucam.edu
Contato do Responsável: (84) 98822-2210
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91829327

Resumo

 A Organização Mundial da Saúde estima que um número cada vez maior de pessoas se encontra em processo de institucionalização durante o processo de envelhecimento. Nesse sentido, a área da saúde tem, nos últimos anos, desenvolvido novas propostas terapêuticas que podem auxiliar a esse público institucionalizado a manter-se independente e saudável.

Merhy (2002) propõe uma classificação para as tecnologias usadas na área da saúde, assim, são tecnologias leves aquelas das relações interpessoais como a produção de vínculo e das relações, autonomização, acolhimento, gestão de processos de trabalho; são tecnologias leve-duras, aquelas dos saberes bem estruturados, que operam no trabalho em saúde como a clínica médica, a psicanalítica, a epidemiológica; e, por fim são consideradas tecnologias  duras, aquelas atribuídas ao uso de equipamentos tecnológicos, máquinas, normas, estruturas organizacionais.

Nesse âmbito, encontram-se as terapias complementares, integrativas ou abrangentes, que estão classificadas como tecnologias leve-duras pois são ações que não fazem parte da prática padronizada de saúde, que estão incluídas no programa de intervenção do paciente com o objetivo de proporcionar benefícios à sua saúde e bem-estar. Eles servem como complemento às terapias convencionais.

Atualmente, este tipo de intervenção está em processo de implementação e expansão em todo o mundo. Assim, o presente curso oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Lab-SYS (Sistematic Review and Metanalisys Laboratory) em parceria com a Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM) na Espanha foi concebida com o objetivo de compartilhar com os trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) dos municípios de Natal e Parnamirim, os benefícios das Terapias assistida por Cães e da Aromaterapia, sobretudo considerando que estas intervenções podem proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas melhoria em alguns parêmetros importantes que são observados a partir das evidências que existem atualmente.

Ademais, pretende-se a após o processo de formação dos trabalhadores das ILPI implantar um Programa de Terapia Integral – Lab-SYS/UCAM (PTI - Lab-SYS/UCAM) com o desenvolvimento de sessões terapeuticas assistidas por cães voltadas para disfunção cognitiva de idosos intitucionalizados e sessões de aromaterapia voltada para a melhoria da qualidade do sono das pessoas institucionalizadas.

Justificativa da Ação

A Terapia Assistida por Animais (TAA), de acordo com a literatua, é uma intervenção terapêutica orientada para objetivos, planejada, estruturada e documentada, liderada por profissionais de saúde, que incorpora intencionalmente um animal, atendendo a critérios definidos, para obter benefícios terapêuticos.

A aromaterapia, ou seja, o uso de óleos essenciais com funções terapeuticas é aplicado para melhorar diversas situações, como dores, ansiedade, problemas emocionais ou sono. Atualmente, vários óleos essenciais são utilizados e sua aplicação é cada vez maior.

Essas terapias são utlizadas em diversos grupos populacionais como crianças atípicas, pessoas portadoras de demencias, pessoas portadoras de problemas afetivos, pessoas portadoras de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), mulheres no período de pós-parto, pessoas idosas e pessoas idosas institucionalizadas, além de diversas outras populações.

Especificamente na população de idosos, por exemplo, encontram-se na literatura estudos sobre terapia assistida com cães (TAC) nos quais se demonstrou que são benéficos no tratamento dos sintomas comportamentais e psicológicos associados à demência, melhorando as competências sociais, a área cognitiva, reduzindo a tristeza e a ansiedade e aumentar as emoções positivas e a atividade motora.

O grupo da UCAM (Universidad Católica San Antonio de Murcia) que encontra-se em colaboração com o Lab-SYS da UFRN, tem desenvolvido pesquisas nas quais foram encontrados benefícios objetivos nas áreas emocional e comportamental, através da realização de um ensaio clínico controlado e randomizado com a TAC.

Por outro lado, os benefícios sobre o bem estar da população em geral com o uso de óleos essenciais como aromaterapia tem sido observados sobre parâmetros de melhoria do sono, ansiedade e até mesmo depressão.

Atualmente, este tipo de intervenção está em processo de implementação e expansão por todo o mundo. No presente Curso voltado aos profissionais de saúde e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pretende-se divulgar estas duas terapias integrativas e os benefícios suportados pelos estudos existentes, bem como oferecer uma abordagem prática e experiencial e para isso será  realizado um processo de formação em cada uma das ILPI filatropicas de Natal e de Parnamirim tratando sobre terapia assistida com cães e sobre o uso de óleos essenciais.


Programação

Programação Geral do Curso Teórico (12 de agosto a 19 de agosto de 2024)

O Curso Teórico será ministrado em 4 horas e será realizado em cada  ILPI separadamente. Serão 2 horas destinadas à formação em Terapia Assistida por Cães (TAC) e 2 horas destinadas à formação em Aromaterapia

Programação Curso Teórico ILPI-NATAL

Datas:  12 a 16 de agosto de 2024 (20 horas – 4 horas em cada ILPI)

Horário:

Segunda-feira, 12 de agosto de 2024 das 14:00 às 18:00 horas – ILPI Juvino Barreto

Terça-feira, 13 de agosto de 2024 das 14:00 às 18:00 horas – ILPI Bom Samaritano/CIADE

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024 das 08:00 às 12:00 horas – ILPI Lar do ancião evangélico/LAE

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024 das 08:00 às 12:00 horas – ILPI Espaço solidário

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024 das 14:00 às 18:00 horas – ILPI Lar da Vovozinha

Local: Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): Bom Samaritano/CIADE  Lar do ancião evangélico/LAE, Espaço solidário, Instituto Juvino Barreto e Lar da Vovozinha

Programação - Curso Teórico ILPI-PARNAMIRIM (4 horas)

Datas:  19 de agosto de 2024

Horário:

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024 das 14:00 às 18:00 horas ILPI Lar espírita Alvorada Nova (LEAN)

Local: Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): Lar espírita Alvorada Nova (LEAN).

Formação Téorica em Terapia Assistida por Cães (TAC)

A formação específica em aromaterapia tem como metas: proporcionar aos profissionais conhecimentos básicos sobre a terapia assistida por cães (TAC), seus benefícios gerais e, especificamente, em idosos institucionalizados; Conhecer os benefícios que o TAC pode proporcionar aos seus moradores; Aproveite este conhecimento para aumentar a eficácia do próprio TAC e, em geral, das intervenções realizadas no seu centro de forma abrangente e multidisciplinar; Fornecer uma ferramenta complementar a todas as suas intervenções para melhorar a saúde dos residentes. Pretende-se realizar uma visita inicial a cada centro, na qual serão explicados o projeto de extnsão, os conceitos básicos e os benefícios existentes nas evidências científicas atuais. O programa de intervenção, as sessões, as pessoas que irão apoiar as sessões, o emparelhamento cão-guarda, as medidas de prevenção de riscos, segurança, higiene e controlos veterinários, bem como a preparação prévia que será realizada, será explicado. Por fim, serão dados exemplos de como aproveitar a figura do cão como elemento motivador e catalisador social, mesmo sem a presença do cão, para oferecê-lo como ferramenta diária do centro.

Formação Teórica em aromaterapia

A formação específica em aromaterapia tem como metas: apresentar aos participantes o uso seguro e eficaz dos óleos essenciais; mostrar diferentes técnicas e sua correta aplicação para melhorar a qualidade do sono dos idosos; identificar possíveis alergias ou efeitos adversos no seu uso teórico e prático. Pretende-se proporcionar uma discussão sobre os principais problemas de sono nos idosos e quais os sintomas que apresentam (adormecer, acordar à noite, acordar de manhã e não conseguir voltar a dormir, sono não reparador, sonolência diurna e fadiga, irritabilidade e alterações de humor) serão apresentados alguns dos óleos essenciais, as formas de aplicação e segurança na sua utilização, bem como a sua conservação. Da mesma forma, será mostrado o funcionamento de um dispositivo chamado ActiGraph wGT3X-BT®, semelhante a um relógio que utilizamos para medir objetivamente se o sono ou outros problemas relativos ao sono. Nesse sentido, será possível observar se a qualidade do sono dos idosos será alterada com o uso da aromaterapia. Serão mostrados os diferentes óleos essenciais e os participantes praticarão como aplicá-los em diferentes métodos e partes indicadas do corpo. Antes de aplicar, será realizado um teste de alergia. O relógio, sua principal função, bem como aspectos de seu uso e principais recomendações serão mostrados enquanto o idoso o utiliza. O wGT3X-BT é um dispositivo vestível comprovado da ActiGraph usado por pesquisadores de todo o mundo para monitoramento contínuo e em tempo real de atividade, mobilidade e sono.

Programação Geral do Curso PRÁTICO (13 de agosto a 30 de setembro de 2024)

Programação Prática: Implantação do Programa de Terapia Integral – Lab-SYS/UCAM (PTI - Lab-SYS/UCAM)  ILPI-NATAL irá acontecer de acordo com a disponibilidade de cada ILPI. Implantação do Programa de Terapia Integral – Lab-SYS/UCAM (PTI - Lab-SYS/UCAM)  ILPI-PARNAMIRIM irá acontecer de acordo com a disponibilidade da ILPI. O Programa de Terapia Integral - Lab-SYS/UCAM (PTI - Lab-SYS/UCAM) pretende desenvolver no semestre 2024.2 as seguintes atividades junto as ILPI:

Formação prática em Terapia Assistida por Cães (TAC): Estabelecer uma programação semanal para que seja realizada a Terapia Assitida por Cães com os idosos e as idosas que cumprirem os critérios de elegibilidade. Essa atividade pretende ser realizada num período de 08 (oito) meses. As atividades relativas a TAC nas ILPI serão desenvolvidas de acordo com a programação do Projeto de Extensão da UFRN: Novas Tendências em Ciências da Saúde: Introdução à Preparação do Cão como Animal de Trabalho para Terapias Assistidas por Animais (CR116-2024). Esse curso, foi oferecido pelo grupo liderado pela Prof. Dra Eva Vegue Parra, da UCAM, e teve como objetivo principal realizar a formação do binômio Cão-Tutor, voltado para o trabalho nas sessões terapêuticas.

Formação prática em aromaterapia: Estabelecer o uso da Aromaterapia com o óleo essencial de  Marjorana Espanhola nas formas de aplicação (pulverização e uso tópico em roll on) com diluição recomendada pelo fabricante com os idosos e as idosas que atenderem  os critérios de elegibilidade, além do uso de acelerômetros para o monitoramento dos parâmetros de sono. Essa atividade pretende ser realizada num período de 01 (hum) mes. A carga horária dessa prática será de 36 horas. Durante o curso ministrado pela Dra. Eloina Valero Merlos os trabalhadores das ILPI serão capacitados para o uso do óleo essencial de Marjorana Espanhola nas formas de aplicação de  pulverização e uso tópico em roll on com aplicação sobre a pele dos idosos. Nesse primeiro momento as ILPI que se disponibilizaram a realizar a parte prática do curso em Aromaterapia foram o Lar da Vovozinha e CIADE. Assim, nessas duas ILPI, a Dra. Eloina, durante a realização do curso irá realizar os testes de alergia com os idosos que serão beneficiados com a utilização da Aromaterapia. Os testes de alergia serão realizados aplicando o óleo essencial na diluição adequada e observando durante algumas horas as reações dérmicas. Após a realização do Curso, os trabalhadores da ILPI irão realizar a aplicação das técnicas de aromaterapia durante 20 noites consecutivas. O monitoramento do sono dos idosos que serão beneficiados pela técnica da aromaterapia ocorrerá em duas etapas: 1ª Etapa – durante a realização do curso a Dra. Eloina Valero Merlos irá orientar e colocará os relógios nos idosos que serão beneficiados pela aromaterapia e os relógios ficarão nos idosos por 02 (dois) dias. 2ª Etapa – após a aplicação da aromaterapia o mesmo procedimento será repetido, ou seja, serão recolocados os relógios pelo tempo de 02 (dois)  dias para o monitoramento do ciclo circadiano dos idosos. Os dados referentes à qualidade do sono dos idosos beneficiados será então analisados e comparados para verificar a efetividade da aplicação da aromaterapia com óleo essencial de Marjorana Espanhola. A substância a ser utilizada será o óleo essencial Marjorana Espanhola, conhecida como Thymus mastichina, ou Tomilho  e foi trazida direto da Espanha pela Dra. Eloina Valero Merlos. A diluição do referido óleo foi realizada no laboratório do DNUT na UFRN durante a Disciplina internacional PPGCSA0015 - NUEVAS TENDENCIAS EN CIENCIAS DE LA SALUD - T02. E as especificações estão descritas no Apêndice 1. As informações técnicas do produto, o óleo essencial de Marjorana Espanhola encontram-se nos anexo 1, 2 e 3.


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós graduação e servidores que tenham interesse na área da Terapia Assistida por Cães e Aromaterapia


Externo:

Profissionais de saúde e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) filatrópicas dos municípios de Natal: Bom Samaritano/CIADE, Lar do ancião evangélico/LAE, Espaço solidário, Instituto Juvino Barreto e Lar da Vovozinha e de Parnamirim o Lar espírita Alvorada Nova (LEAN)



Membros da Equipe

  ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ELOINA VALERO MERLOS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  EVA VEGUE PARRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  THAIS TEIXEIRA DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  GIDYENNE CHRISTINE BANDEIRA SILVA DE MEDEIROS
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LUIZE ELIAS ALVES DE FRANÇA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  Anni Gioconda Alves de Morais
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  GRASIELA PIUVEZAM
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MÉRCIA MARIA DE SANTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  DANYLLO DO NASCIMENTO SILVA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARDEM PORTELA E VASCONCELOS BARRETO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  GIDYONNE CHRISTINE BANDEIRA SILVA PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.19.6_1