Este projeto é a retomada do projeto de qualificação docente e discente iniciado em 2017 e interrompido em 2020, em razão do impacto da pandemia causado pelo novo coronavírus (COVID-19) em nossas atividades acadêmicas. É um projeto de retomada do Grupo de Pesquisa Sertania e Educação com um novo fôlego advindo da publicação da coletânea "O Ser-tão na pesquisa educacional", livro coletivo dos membros do grupo, publicado em 2023. Configura-se como um Projeto de Extensão que objetiva qualificar pesquisadores em educação dentro e fora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir do Grupo de Pesquisa Sertania e Educação e é voltado aos estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica, além de pós-graduandos e professores da UFRN. Trata-se de uma ação contínua de caráter educativo que vem contribuindo, ao longo dos 14 anos de existência do Grupo de Pesquisa para a desconstrução da matriz epistemológica do colonizador (europeu), uma matriz fundada na tríade: branco, burguês e masculino. Nesse sentido, objetiva-se a construção de uma nova lógica de pensamento educacional, enraizada na pessoa brasileira/brasilidade, na itinerância, na vastidão e na antropofagia. Por isso, o sertão, assim como a Caatinga, enquanto um bioma genuinamente brasileiro e presente neste lugar geográfico, ganha sentido no modo de organização do pensamento que se trabalha e ao mesmo tempo se compartilha nessa ação de extensão. A partir de autores como Guimarães Rosa (2001), Paulo Freire (2005), Antônio Bispo dos Santos (2023) e Conceição Evaristo (2020), iremos problematizar, por meio do discurso desses pensadores, os quatro pilares que sustentam todo o Projeto: pessoa, itinerância, vastidão e antropofagia. Como a abordagem Sertania pode se configurar como ferramenta teórica para as pesquisas/pesquisadores em educação na rede básica de ensino? Essa pergunta enraíza a necessidade e o desejo de um grupo específico de pesquisa os pesquisadores-membros do grupo de pesquisa Sertania e Educação - de se trabalhar os pilares, como as raízes teóricas na direção de respostas metodológicas, mas também daqueles que buscam uma alternativa à base epistemológica branca, européia e colonizada em seus estudos e pesquisas educacionais. Nessa perspectiva esse projeto foi organizado como um Grupo de Trabalho num Plano de Estudos organizado em 10 encontros, com 3 horas para cada um deles, a serem executados no formato de Estudos Dirigidos e Discussão de Grupo, com 01 encontro de avaliação e planejamento, além de um colóquio ao final do projeto. Nosso cronograma de trabalho inicia dia 13/08/2024, em formato híbrido, a partir das 19h30.
Pós-graduandos e professores de Ensino Superior
Professores da Educação Básica; estudantes de licenciaturas
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