|
MANHÃ
|
NOITE
|
|
04 de julho
Eris Araújo
“É proibido proibir (uma oficina com arte)”.
Graduação em História (UFRN). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHIS-UFRN). Escritor, artista visual.
Professor da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela. Bairro- Guarapes - Natal - RN.
|
04 de julho
Eris Araújo
“É proibido proibir (uma oficina com arte)”.
Graduação em História (UFRN). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHIS-UFRN). Escritor, artista visual.
Professor da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela. Bairro- Guarapes - Natal - RN.
|
|
11 de julho
Aline Cecília Jones
“Pode ser comum, mas não é normal: O ensino de História como ferramenta pedagógica na desconstrução da violência de gênero”.
Mestra em Ensino de História (PROFHIS-UFRN). Especialização em Gestão e Organização Escolar (UNP- 2012), formação em Comunicação não-violenta (SME - Natal) e estudante de Psicanálise (Instituto Sinapses).
Professora da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, Felipe Camarão. Natal-RN.
|
11 de julho
Felipe Gonçalo
“A companhia de Jesus no contexto da União Ibérica para os alunos da 2° do ensino médio”.
Especialização (Faveni e IFRS) e Graduação em História (UFRN).
Professor da Escola Santo Agostinho e do Foco Cursinho, bairro Potengi. Natal/RN.
|
|
18 de julho
Diego Costa
“Segurança alimentar uma análise histórica”.
Bacharel e licenciado em História pela UFRN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHIS-UFRN).
Professor na Escola Estadual Alberto Torres, bairro Petrópolis. Natal/RN.
Antonio Xavier do Nascimento
“O Ensino de História entre duas memórias: a ditadura civil-militar no Brasil e as memórias construídas acerca do militante político norte-rio-grandense Emmanuel Bezerra dos Santos”.
|
18 de julho
Lenin Campos Soares
"Ensino de História do RN em espaços escolares e não-escolares”.
Licenciatura e Bacharelado (UFRN), Mestrado em História e Espaços (UFRN) e Doutorado em História e Tradição (UFMG). Atua no Natal das Antigas, membro do IHGRN.
Professor da Escola Cívico-Militar Sen. Carlos Alberto de Souza. Parnamirim-RN.
.
|
|
25 de julho
Cauê Almeida Galvão
“A dupla face da moeda: modernidade e colonialidade no ensino de história e na formação de professores”.
Historiador da América Latina (UNILA); Mestre em Estudos Latino-Americanos (UNILA); Doutor em Educação (UFMG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CNPq) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ/CNPq). Trabalha com temas relacionados ao ensino de história e formação de professores; eurocentrismo e colonialidade e educação e drogas.
Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES.Caicó-RN.
|
25 de julho
Cauê Almeida Galvão
“A dupla face da moeda: modernidade e colonialidade no ensino de história e na formação de professores”.
Historiador da América Latina (UNILA); Mestre em Estudos Latino-Americanos (UNILA); Doutor em Educação (UFMG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN/CNPq) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED/UERJ/CNPq). Trabalha com temas relacionados ao ensino de história e formação de professores; eurocentrismo e colonialidade e educação e drogas.
Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES.Caicó-RN.
|
|
1 agosto
Alessandra Ferreira e Adriana do Carmo Ferreira dos Santos
“Por uma Educação Antirracista nas Ciências Humanas”.
Alessandra Ferreira: Graduada em História (UFRN, 1999). Mestra em Ensino de História (PROFHIS-UFRN, 2022).
Adriana: Pedagogia (Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2004), especialização em Neuropedagogia (Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, 2012).
|
1 de agosto
Maria Sanielle Viana Galvão
“Sala de aula invertida no Ensino de História”.
Especialista em Neuropedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHIS-UFRN).
Professora da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, bairro Emaús. Parnamirim-RN e Centro de Educação Integrada. Natal/RN.
|
|
8 de agosto
Aldenise Regina Lira da Silva
“Para que serve a História? Olhar histórico sobre temas atuais a partir da leitura de documentos da Idade Moderna”.
Graduação e mestrado em História (UFRN)
Professora do Instituto Padre Miguelinho, bairro Alecrim. Natal-RN.
|
8 de agosto
Claudia Lydiane Siqueira Magalhães do Vale
"História, Autismo e a Educação Inclusiva".
Graduação em História UFRN. Educadora Social no projeto Biblioteca Comunitária da CDE (Cidade da Esperança). Integrante e ativista do Coletivo de Mães de Autistas (Rede de apoio e orientação às mães de autistas). Atleta da seleção master 40+ norte-riograndense de basquetebol. (AVAB/RN).
|