Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Dezembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE HISTÓRIA PÚBLICA
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 400
Período do Evento: 25/09/2024 a 27/09/2024
Área Principal: COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA/UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2024 - EDITAL INTEGRADO Nº 006/2023-UFRN/PROGRAD/PPG/PROEX/PROPESQ - APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTEGRADOS 2024)
Tipo do Evento: SIMPÓSIO Carga Horária: 8 Quantidade de Vagas: 400
Responsável pela Ação: FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
E-mail do Responsável: santiago.jr@gmail.com
Contato do Responsável: (84) 98123-7069
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91828006

Resumo

O presente projeto apresenta a proposta de realização do V Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública (RBHP). O evento dá continuidade à tradição das reuniões científicas promovidas pela Rede (bianualmente), mantidas mesmo na vigência da pandemia COVID-19. O 5o Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública será realizado entre os dias 25 a 27 de setembro de 2024. O Evento está sendo promovido pela Rede Brasileira de História Pública, importante sociedade científica que desde 2011 tem organizado iniciativas como eventos, publicações, parcerias entre inúmeras instituições brasileiras e internacionais. Trata-se da 5a edição do evento promovido por esta rede, cujas outras edições ocorreram na Universidade de São Paulo - USP (2012), na Universidade Federal Fluminense – UFF (2014), na Universidade Regional do Cariri – URCA (2016) e novamente na Universidade de São Paulo (2018) . A Rede Brasileira de História Pública atua desde 2011 e atualmente é uma das mais representativas do campo historiográfico e dos profissionais de história do Brasil, integrando atividades junto a Associação Nacional de História (ANPUH-BR), na atua intensamente junto aos Grupos de Trabalho de Imagem: História e Cultura Visual, Ensino de História, Teoria e Metodologia da História, História Oral, entre outros.

Cumpre, antes de continuar, esclarecer que este projeto fora submetido anteriormente para o EDITAL No 014/2022-UFRN/PROEX - EVENTOS INTEGRADOS PARA 2023, sendo contemplado com alguns recursos dada sua qualidade anteriormente apresentada. Contudo, por falhas na gestáo da Pro-Reitoria de Administração PROAD/UFRN no gerenciamento e pagamento de recursos para compras de passagens - consta, em anexo, o OFÍCIO N° 257/2023/PROAD/REITORIA/UFRN No do Protocolo: 23077.163378/2023-20, elaborarado pela PROAD justificando o problema com os recursos disponibilizados, mas que não puderam ser usados - este evento não pode ser realizado nas datas anteriormente previstas, entre 29 de novembro e 01 de dezembro de 2023, sendo proposta novamente agora para este edital.

Neste sentido, o grupo proponente deste projeto acredita na força da História Pública como uma das principais plataformas de projeção dos profissionais de História no Brasil contemporâneo. A História Pública tornou-se, na última década uma nova maneira de articular problemas centrais para os profissionais de história na atualidade. Longe de apenas prender-se a uma discussão sobre produção de arquivos ou narrativas, tornou-se uma chave de leitura e problematização acerca da prática e interpretação profissional. Deste modo, os debates ensejados pelos estudiosos e praticantes da História Pública reverberam diretamente na atuação dos sujeitos historiadores ou comprometidos com instituições que produzem o passado socialmente compartilhado na sociedade brasileira. Neste sentido, integrar a UFRN  na sequência de eventos da Rede Brasileira de História Pública é uma oportunidade de integrar-se no debate nacional.

 

Neste sentido, em sua 5a edição, a RBHP diversifica mais uma vez a sede do evento e retorna ao Nordeste brasileiro, em uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A sua realização na UFRN tem um significado bastante expressivo. Primeiramente, atesta o reconhecimento da colaboração de dois pesquisadores da instituição no campo da História Pública e dos esforços do Grupo de Pesquisa “Espaços, Poder e Práticas Sociais”, sediado nesta universidade e do qual fazerm parte os coordenadores deste evento. Fabíula Sevilha e Francisco das Chagas Santiago Júnior têm publicado artigos, capítulos de livros e encabeçado projetos de pesquisa e extensão em História Pública. O professor Francisco Santiago Júnior, por exemplo, foi um dos convidados para realizar palestras e ministrar cursos nas versões III e IV do Simpósio Internacional da RBHP.

O 5 Simpósio colocará a UFRN em papel de protagonismo no circuito nacional e internacional do importante debate sobre o futuro da atuação pública de historiadores profissionais e não-profissionais. E isto em um momento de inflexão pós-pandêmico, quando assistimos o crescimento exponencial de mídias sociais e digitais com conteúdo histórico, a propagação dos discursos negacionistas e a reforma do Ensino Médio, que diluiu a importância crítica da História enquanto disciplina na grande área de Humanidades. Sediar o encontro de pesquisadores, discentes, professores da educação básica e praticantes de História Pública é também exercer protagonismo no debate acerca do papel dos historiadores no futuro da Democracia no Brasil. Temas sensíveis (como ditadura e escravidão, por exemplo), salvaguarda de arquivos, disputas de memórias, construção compartilhada de conhecimento histórico sobre as sociedades e seus espaços, são apenas alguns dos temas incontornáveis para o fortalecimento de nossas instituições democráticas e, consequentemente, para a reconstrução da Democracia no Brasil.

O evento consistirá em um espaço de troca de experiências entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de todo o Brasil e estrangeiras, dinamizando e fortalecendo as possibilidades de interlocução e cooperação internacional, expandindo-se novamente para o nordeste do Brasil. Serão cinco (6) mesas-redondas, uma (1) conferência, propostas de simpósios temáticos abertas, uma (1) reunião de trabalho nacional e de (1) um fórum de graduação.


Programação

Mesa-Redonda 1 - 25/09/24 - 9h

Visualidades, Disputas e Passados Recompostos

Resumo: Como a integração entre mídias e conhecimentos e saberes históricos se produziram no tempo e que deslocamentos podemos tirar desses aspectos para a história pública contemporânea? A proposta da mesa é articular o impacto da histórias nas mídias públicas, em especial, em sua integração com a cultura visual, desde a emergência da esfera pública no século XIX ao mundo contemporâneo.

 

·    Rogério Rosa Rodrigues (UDESC)

·    Eduardo Morettin (USP)

·    Iara Lis Schiavinatto (UNICAMP)

 

 

Mesa-Redonda 2 - 25/09/24 - 19h

Desafios e Racialiação da/na História Pública

Resumo: As demandas por novos passados públicos remetem diretamente a uma tentativa de constituir histórias públicas nas quais a comunidade historiográfica dialogue efetivamente com as propostas e soluções de projetos sociais e políticos desenvolvidos pela população não-branca brasileira. Em especial os resultados da política de cotas e da Lei 11.645/2008 abriu uma maior participação de pessoas negras como novas vozes de outros passados no espaço público e em instituições como universidades e fundações culturais. Neste sentido, esta mesa tem por objetivo confrontar pesquisadores com propostas de história pública desenvolvidas em múltiplos campos de atuação: debate midiático e especializado, museus, arquivos e acervos. A proposta é entender: quais as orientações já construídas de passados silenciados? Quais as direções possíveis para o fortalecimento da democracia após o eclipse de instituições fundamentais como IPHAN e a Fundação Palmares, que explicitaram o negacionismo da escravidão e do racismo como formas estruturantes das relações sociais no Brasil?

 

·    Carlos Francisco da Silva Júnior (UEFS)

·    Juciene Ricarte Apolinário (UFCG)

·    Renata Bittencourt (MASP)

 


Mesa-Redonda 3 - 26/09/24 - 9h

Formação Profissional e Futuro das Graduações

Resumo: A história pública relaciona-se com a atuação de professionais da história voltados a múltiplos campos: ensino de história, patrimônio cultural, acervos, consultorias históricas, produções audiovisuais, etc. Em meio as mudanças estruturais no ensino médio brasileiro, bem como após a crise das universidades nos últimos anos, quais os parâmetros a serem pautados na formação de profissionais de história que atuaram no século XXI, cujas competências e habilidades consistem em exercer a história pública? Como repensar a formação de historiadores do ponto de vista da história pública?

 

·    Cristina Meneguello (UNICAMP)

·    Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)

·    Rodrigo de Almeida (UFF)

 

 

Mesa-Redonda 4 - 26/09/24 - 9h

História e Historiadores na Esfera Pública

Resumo: Atuar na construção da história pública implicou aos historiadores assumirem, eles mesmos, posições como historiadores públicos, compromissados com as diversas dimensões do desafio: . Neste sentido, esta mesa tematiza: como historiadores participam do debate público na tentativa de constituir a história como bem do espaço público?

 

·    Dilton Maynard (UFS)

·    Jurandir Malerba (UFRGS)

·    Sonia Meneses (URCA)

 

 

Mesa-Redonda 5 – 26/09/24- 19h

Qual o futuro da História Pública?

Resumo: Após mais de uma década do curso inaugural de história pública e após as novas atividades desenvolvidas pela Rede Brasileira de História Pública, quais os ganhos, caminhos não trilhados e propostas a serem explorados no futuro da história pública? Seus horizontes práticos, sociais e teóricos são o tema desta mesa, voltada a uma recapitulação e prospectivas da história pública no Brasil e no mundo.

 

·    Ricardo Santhiago (UNIFESP)

·    Bruno Leal Pastor de Carvalho (UnB)

·    Juniele Rabelo (UFF)

 

 


Mesa-Redonda 6 – 27/09/24 - 9h

Ruídos, Histórias e Emergências Contemporâneas

As urgências do mundo contemporâneo como a crise ambiental, a precarização do trabalho e os avanços do autoritarismo demandam reações dos historiadores participando da história pública. Em tempos de discussão do capitalismo de crise, do neo ou posfascismo e do antropoceno, quais as perspectivas a serem sustentadas para atender essas demandas e contribuir com a reconstrução da democracia no Brasil

 

·    Fernando Calduro Pureza (UFRN)

·    José Augusto Pádua (UFRJ)

·    Samantha Quadrat (UFF)

·    Odilon Caldeira (UFJF)

 

 

Conferência de encerramento 27/09/24 - 19h -

Palestrante: ANITTA LUCCHESI (Universidade de Luxemburgo)


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes dos cursos de história, ciencias sociais e comunicação


Externo:

Estudantes e professores universitários de outras instituições, profissionais que trabalham em instituições culturais (patrimônio, museus, arquivos, acervos).



Membros da Equipe

  FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  LUANN ALVES DE ARAUJO
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  JUNIELE RABÊLO DE ALMEIDA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  SONIA MARIA MENESES
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  JURANDIR MALERBA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  FABIULA SEVILHA DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  SAMANTHA VIZ QUADRAT
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : MEDIADOR(A)
  MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : MEDIADOR(A)

  RICARDO SANTHIAGO CORRÊA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  RENATA BITTENCOURT
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  EDUARDO VICTORIO MORETTIN
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  ALINY DAYANY PEREIRA DE MEDEIROS PRANTO
Categoria: DOCENTE
Função : MEDIADOR(A)
  FERNANDO CAUDURO PUREZA
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  IARA LIS SCHIAVINATTO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  JOSÉ AUGUSTO VALLADARES PÁDUA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  BRUNO LEAL PASTOR DE CARVALHO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ANITA LUCCHESI
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  ROGÉRIO ROSA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.19.6_1