O presente Projeto de Extensão tem como objetivo geral estruturar, de maneira integrada, sistemática e continuada, ações de extensão universitária - em articulação com o ensino e a pesquisa - no âmbito da saúde mental, considerando as questões sociais, educacionais, de desenvolvimento humano e do trabalho, para o atendimento de demandas da sociedade por meio de diversas modalidades de ação e para a qualidade da formação pluralista, multiprofissional e interdisciplinar do psicólogo. Ele surge a partir do processo de reestruturação do próprio serviço escola, levantando indagações em torno do espaço de formação do psicólogo, na condição de profissional generalista. A proposta caminha no sentido de ampliar o fazer do psicólogo para além da perspectiva clínica clássica (individual) possibilitando distintas abordagens e modalidades de atuação, favorecendo, assim, a construção de um perfil de trabalhador reflexivo-crítico e comprometido com a realidade local e brasileira, cuja prática encontra coerência com as recentes transformações no campo das políticas públicas de saúde e de assistência. Sendo assim, por se tratar da integração de diferentes ações de ofertas de serviços à comunidade, o INTER-AÇÕES PSI abarca metodologias diversas, mas predominantemente de natureza qualitativa, pela própria característica de uma ciência focada na subjetividade humana, sendo a promoção da saúde mental e do desenvolvimento humano eixos temáticos norteadores das práticas. Dentro dessas perspectivas teórico-metodológicas, há o envolvimento de docentes, técnicos, bolsistas, estagiários, discentes de pós-graduação e recém-egressos voluntários como executores/mediadores nas atividades de psicoterapia, plantão psicológico, avaliação e intervenção neuropsicológica/psicopedagógica, suporte acadêmico na área da psicologia educacional, estágios, assessoria, preceptoria, supervisão técnica, outras ações formativas (tais como: oficinas, palestras, participação em podcast e entre outros eventos solicitados por unidades da própria Universidade ou de outras instituições parceiras); além de consultoria interna/externa na área de psicologia organizacional e do trabalho. Tais atividades serão divulgadas por meio dos sistemas de comunicação da UFRN (murais, boletins informativos, sites, redes sociais, envio de email via mala direta para usuários etc.), a cada abertura de oferta dos serviços. Espera-se, assim, como principais resultados do projeto: melhor articulação das ações extensionistas junto aos projetos de ensino e pesquisa; acessibilidade às diversas abordagens e modalidades de atuação da psicologia e áreas afins aos discentes; maior articulação de parcerias com instâncias responsáveis pelo planejamento e execução de políticas públicas voltadas para a atenção à saúde mental e à formação profissional; garantia da qualidade na formação do psicólogo, integrando-o de forma mais concreta aos aspectos inerentes ao mundo e ao mercado do trabalho e favorecendo uma visão sistêmica no que se refere às formas de intervenção e às etapas de um projeto que integra os objetivos básicos da Universidade, quais sejam, extensão, ensino e pesquisa; realização de aproximadamente 6.000 atividades cujos nomes foram mencionados anteriormente, seja sua execução na modalidade individual ou grupal; seja presencial ou, caso se exija, no formato virtual. Dessa forma, a dinamicidade das demandas do público-alvo do SEPA (podendo citar mulheres e/ou crianças em situação de violência, estudantes com diagnóstico de Transtornos como TDAH e TEA, por exemplo) permite a continuidade do processo de reestruturação organizacional na medida em que há o aprofundamento acerca do seu papel social na atenção psicológica da comunidade atendida na Grande Natal, o delineamento das necessidades de capacitação do corpo técnico e o compartilhamento de experiências entre os diversos parceiros dos projetos, de forma alinhada e complementar às políticas públicas construídas para Saúde, Educação, Justiça, Assistência Social e Trabalho.
Estudantes, técnicos administrativos, docentes e prestadores de serviços da UFRN.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos da comunidade externa. Profissionais e estudantes em Psicologia e áreas afins externos à UFRN.
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