1 - Natureza e tema do evento
A VII Jornada Nacional de História dos Sertões terá como tema “Os velhos/novos sertões em debate: novas epistemologias?” tem como objetivo geral proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos sobre o domínio temático da História dos Sertões, a partir do cruzamento de esforços institucionais, que partem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A VII Jornada Nacional de História dos Sertões, assim, aposta no fortalecimento desse campo, a partir da confluência de pesquisadores da História e das Humanidades para importantes discussões de temas a ele correlatos. Trata-se, aqui, de uma ação de continuidade, que dá prosseguimento a outras edições da jornada anteriormente realizadas (I, em 2016-2017; II, em 2018; III, em 2019; IV, em 2021 e V, em 2022; VI, em 2023).
Em sua sétima edição, a jornada é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (PPGHC-CERES-UFRN), Departamento de História (DHC-CERES-UFRN), Grupo de Pesquisa História dos Sertões e Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura em Sertões Coloniais: história e historiografia- SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia. Tem como apoio a Sertanus - Rede de Pesquisa em História dos Sertões.
Dentre os benefícios esperados, listamos: (1) o fortalecimento do campo temático da História dos Sertões entre as instituições promotoras do evento e aquelas que participarão da programação, seja a partir dos convidados, seja a partir da interação dos inscritos; (2) a troca de saberes entre as pessoas que participarão da jornada, acadêmicos e não acadêmicos; (3) a difusão do conhecimento científico produzido no âmbito da UFRN; (4) o reforço em parcerias com outras IES e pesquisadores do Brasil e do exterior, contribuindo para visibilidade nacional e internacional (5) e a publicação dos textos da programação sênior em formato de livro e dos Simpósios Temáticos no formato de anais.
Sendo, o evento, uma ação institucional, alinha-se com duas políticas do PDI da UFRN (2020-2029). A primeira, do Ensino de Pós-Graduação, notadamente os eixos de Excelência acadêmica ("Captação de pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros com perfil para contribuir com a formação de pessoas e para incrementar e qualificar a produção científica", considerando, aqui, aqueles que fazem parte do Comitê Científico e da programação, como convidados) e de Inserção no desenvolvimento social e econômico ("Direcionamento da produção de conhecimento para que seja capaz de contribuir para a transformação social"; "Expansão do diálogo e das ações de divulgação e interação com diferentes setores e instituições, ampliando a visibilidade dos programas de pós-graduação, informando a sociedade sobre a relevância da sua produção", que relacionam-se diretamente com os vetores do evento de disseminação do conhecimento científico sobre a História dos Sertões). A segunda, a política da Pesquisa, sobretudo o eixo da Divulgação Científica, por meio das ações de "Promoção de uma divulgação científica que permita a difusão para a sociedade do conhecimento produzido na Universidade e dos benefícios sociais da pesquisa, por meio dos equipamentos de comunicação da Instituição" e "Incentivo à formação de parcerias com setores da sociedade, popularizando a ciência e estimulando o interesse da comunidade pela pesquisa científica". Tais ações acabam por corroborar o principal eixo da Política de Extensão, presente no referido PDI da UFRN, que radica numa interação dialógica da academia com a sociedade, principal função da VII Jornada Nacional de História dos Sertões.
O evento, em sua sétima edição, tem como temática “Os velhos/novos sertões em debate: novas epistemologias?”. A escolha por esta temática se justifica pela necessidade de reflexão (e comemoração) pelos 5 anos do Programa de Pós-graduação em História, Mestrado em História dos Sertões, no Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN, em Caicó, nos sertões do Seridó. De fato, foi da necessidade de construção de um espaço de reflexão, de pesquisa e de produção do conhecimento histórico, em suas múltiplas perspectivas, que levou um grupo de professores a levarem adiante o projeto de criação do Programa. Nestes anos, a atuação dos corpos docente e discente têm marcado uma nova estratégia no processo de produção do conhecimento e oportunizando definitivamente a interiorização. Fruto desta perspectiva, pensar os sertões (contemporâneos) em seus múltiplos debates e escalas (velho/novo, local/global) constitui uma dimensão impulsionadora e instigante. Portanto, a programação deste evento busca justamente dar visibilidade as ações dos professores, em suas pesquisas, docência e extensão, do corpo discente – que enfrenta o desafio de construção de novos saberes através de suas dissertações e outras ações e dos convidados – que têm mantido uma interlocução permanente com o Programa. Ao mesmo tempo, enquanto uma ação extensionista, este evento contribui para uma interlocução com os discentes graduandos em História e áreas afins, da UFRN e de outras IES bem como da comunidade externa, em suas diferentes representações.
2 - Organização do evento
2.1 Comissão Organizadora
Dr. Helder Alexandre Medeiros de Macedo – PPGHC-UFRN
Dr. Joel Carlos de Souza Andrade – PPGHC-UFRN Coordenador
Dr.ª Airan dos Santos Borges de Oliveira –PPGHC-UFRN
Dr. Antonio José de Oliveira – PPGHC-UFRN - Coordenador
Dr.ª Jailma Maria de Lima –PPGHCE-UFRN
Dr.ª Paula Rejane Fernandes – PPGHC-UFRN
Dr.ª Ane Luíse Silva Mecenas Santos – PPGHC-UFRN
Dr. Evandro dos Santos - PPGHC-UFRN
Drª. Gracineide Pereira dos Santos Oliveira-Pós-doutoranda-PPGHC-UFRN
Drª Rosélia Cristina de Oliveira-Pós-doutoranda-PPGHC-UFRN
Drª Juciene Batista Félix Andrade-PPGHC-UFRN
Dr. Lourival Andrade Junior-PPGHC-UFRN
Dr. Rosenilson da Silva Santos-PPGHC-UFRN
Dr. Fábio Mafra Borges – DHC-UFRN
2.2 Comitê Científico para eventos propostos pelo PPGHC/DHC
Dr.ª Isnara Pereira Ivo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Dr.ª Giovana Galvão Tavares - Centro Universitário de Anápolis – UNIEVANGÉLICA
Drª Candice Vidal e Souza - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
Dr. Gilmar Arruda - Universidade Estadual de Londrina – UEL
Dr. Paulo Pinheiro Machado - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Dr.ª Courtney Campbell - Universidade de Birmingham (Inglaterra)
Dr. Sérgio Gonçalo Duarte Neto - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra- (Portugal)
Dr.ª Mônica Almeida Araújo Nogueira - IPHAN/AM
Dr. Anderson Dantas da Silva Brito - Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB
2.3 Secretaria do Evento
Thales Lordão Dias - Secretário do PPGHC-UFRN
Patrícia Galvão Silva de Araújo-Bolsista de apoio técnico
Gabriel da Silva Freire – discente do PPGHC - UFRN
Francisca Araújo Saraiva – licencianda em História-CERES-UFRN
Gabriella Freire Xavier - licencianda em História - CERES - UFRN
Iaritssa Fernandes – Licencianda em História – CERES – UFRN
Evelly Milli dos Santos Pereira – Licencianda em História – CERES-UFRN
Mara Gabrielly Batista de Macedo-Mestranda-PPGHC-UFRN
Arthur Vinicius Silva de Medeiros-Licenciando em História-CERES UFRN
Ana Luisa Araújo de Medeiros-licenciando em História-CERES UFRN
3. Caracterização das atividades integradoras do evento
3.1 Simpósios Temáticos (STs)
Os Simpósios Temáticos são espaços dedicados à apresentação de linhas de pesquisa inovadoras e que contribuam para a produção acadêmica especializada. Os simpósios acontecerão no turno vespertino, nos três primeiros dias do evento. Cada sessão ocorrerá das 14h às 17h. As propostas devem estar ligadas, preferencialmente, ao tema geral do evento. Para esta versão da Jornada, as propostas de STs serão encaminhadas pelos docentes, discentes (ativos e egressos) do PPGHC. As propostas de STs serão analisadas pelo Comitê Científico do evento. Em relação à logística do evento, os simpósios temáticos serão realizados de forma presencial.
3.2 – Mesas temáticas
As mesas temáticas são dedicadas ao debate gerados pelas pesquisas e produções do corpo discente e docente do PPGHC e/ou convidados de outras IES pela Comissão Organizadora do evento. Cada mesa será composta por até três expositores e um mediador e terá duração de até 3h, podendo haver intervenção e debate pelo público presente. Haverá 7 mesas temáticas, com até três expositores cada, com temas ligados ao eixo gerador do evento, cuja montagem foi feita pela Coordenação do Evento. Em relação à logística do evento, as mesas temáticas serão realizadas presencialmente, no Auditório do CERES.
3.3 - Palestras
Para esta versão da Jornada dos Sertões, as palestras/conferências terão como eixo principal as novas epistemologias sertanejas. Constituem-se enquanto momento de discussão de temas de domínio de intelectuais, com possibilidade de debate por parte do público presente. Neste sentido, encontram-se em sintonia com os debates do Grupo de Pesquisa em História dos Sertões em relações às dimensões epistemológicas e historiográficas do saber histórico do/sobre os sertões. Em relação à logística do evento, as palestras serão realizadas presencialmente, no Auditório do CERES/UFRN.
3.4 Atividades Culturais
Constituem atividades culturais, a ocorrerem durante o evento: lançamentos de livros; declamações de cordéis; apresentações musicais. Para essas atividades, haverá uma chamada pública, a partir do mês de junho de 2024. Em relação à logística do evento, elas serão realizadas presencialmente, na Praça Chico Xavier, no CERES - Campus de Caicó.
4. Publicação dos resultados
Prevê-se a publicação dos seguintes produtos científicos:
4.1 Anais (em formato digital), com ISBN, com resumos relativos aos Simpósios Temáticos;
4.2 Livro (e-book, com ISBN) com os textos das mesas temáticas e palestras;
5. Cronograma das atividades e de divulgação do evento
- Abril/2024 - Disponibilização do site do evento;
-Abril-Agosto - Divulgação regular nos seguintes espaços: SIGAA e Boletim, Youtube no Canal do PPGHC; nas redes sociais e página do PPGHC no Instagram e Facebook; na Imprensa Local (rádios e blogs); no Site da ANPUH Nacional;
- Divulgação dos simpósios aceitos: maio/2024; recebimento dos trabalhos para os simpósios: maio a julho/2024; divulgação do resultado da análise por parte dos coordenadores de simpósios: 10 de agosto/2024;
- Chamada pública para atividades culturais: lançamento - junho/2024; divulgação da programação: agosto/2024;
- Chamada pública para inscrições de ouvintes: março a agosto/2024;
- Realização do evento:09 a 12 de setembro de 2024;
- Recebimento dos textos completos para os e-books: até novembro/2024;
VII JORNADA NACIONAL DE HISTÓRIA DOS SERTÕES – “Os velhos/novos sertões em debate: novas epistemologias?”
11 a 14 de novembro de 2024
UFRN - CERES - Campus de Caicó, Caicó-RN
11/11/2024, segunda-feira
MANHÃ - 09h às 12h - Solenidade de Abertura do Evento e Conferência de Abertura
Local: Auditório do CERES
Tema: Patrimônio, Ensino e Mobilidades no Sertão Semiárido
Conferencista: Candice Vidal e Souza – PUC/MG
Mediador: Evandro Santos - PPGHC-UFRN
Carga horária: 03 h/a
TARDE - 14h às 17:00h - Simpósios Temáticos
Local: Salas de Aula do CERES
ST1 – Historiografia, literatura e quadrinhos – Proponentes: Arthur Ebert Dantas dos Santos (PPGHC/UFRN), Damiāo Marcos Pereira Silva (PPGHC/UFRN), Prentice Geovanni da Silva Costa (PPGHC/UFRN) e Fábio Mafra Borges (DHC/UFRN);
ST2 - Espaço e Natureza nos Sertões – Proponentes: Gabriel da Silva Freire (PPGHC/UFRN) e Eduarda Oliveira Silva (PPGHC/UFRN);
ST3 - Imagens e Paisagens dos Sertões no cinema brasileiro - Proponentes: Beatriz Alves dos Santos (PPGHC/UFRN) e Vitória Maria Targino Filgueiras (PPGHC/UFRN);
ST4 - “60 anos da Ditadura Militar no Brasil: Histórias e Memórias" - Proponentes: Laise Vitória de Figueiredo Souza (PPGHC/UFRN) e Allyson Iquesac Santos de Brito (PPGHC/UFRN);
ST5 - Catolicismos que atravessam os sertões - Proponentes: Bianca Ferreira do Nascimento (PPGHC/UFRN) e Cleidiane de Araújo Oliveira (PPGHC/UFRN);
ST6 - História Colonial dos Sertões: famílias, trabalho e trajetórias - Proponentes: Mara Gabrielly Batista de Macedo (PPGHC/UFRN), Maria Alda Jana Dantas de Medeiros (DHC/UFRN) e Matheus Barbosa Santos (Mestre em História-PPGHC/UFRN);
ST7 - A Imprensa como fonte e objeto de estudo - Proponentes: Profa. Jailma Maria de Lima (PPGHC/UFRN) e Jardel Bezerra Araújo da Silva (PPGHC);
ST8 – A Província do Rio Grande do Norte como território político: elites e mediação no Segundo Império – Proponente: Thales Lordão Dias (Mestre em História – PPGHC/UFRN)
ST9 – Educação nos Sertões: da República à contemporaneidade - Proponentes: Profa. Juciene Batista Félix Andrade (PPGHC/UFRN) e Profa. Laisa Fernandes Santos de Farias (Doutoranda em Educação/UFRN)
NOITE - 19h às 21h - Mesa Temática 01
Tema: História dos sertões em debate: as novas epistemologias sertanejas?
Expositores:
1 - Prof. Evandro Santos – PPGHC/UFRN
2 - Prof. Joel Carlos de Souza Andrade – PPGHC/UFRN
3 – Profa. Paula Rejane Fernandes – PPGHC/UFRN
Mediadora: Profa. Jovelina Silva Santos – UERN/Pós-doutoranda PPGHC/UFRN
12/11/2024, terça-feira
MANHÃ - 07h15 às 9h15 - Mesa Temática 02
Tema: "Quando o silêncio é rompido: 60 anos da Ditadura Civil-Militar"
1 – Allyson Iquesac Santos de Brito– Mestrando PPGHC/UFRN
2 - Arthur Ebert Dantas dos Santos – Mestrando PPGHC/UFRN
3 - Laise Vitória Figueiredo Souza – Mestranda PPGHC/UFRN
Mediadora: Profa. Rosélia Cristina de Oliveira – Pós-doutoranda PPGHC/UFRN
MANHÃ - 09h30 às 10h30 - Palestra e lançamento de livro
Tema: A Coluna Prestes e o mito do Brasil interior
Expositor: Dr. Jacob Blanc – McGill University (Canadá)
TARDE - 14h às 17h - Simpósios Temáticos
Local: Salas do CERES
NOITE - 19h às 21h - Mesa Temática 03
Tema: Morte e religiosidade nos Sertões
1 – Cleidiane de Araújo Oliveira – Mestranda PPGHC/UFRN
2 – Luana Barros de Azevedo – Doutoranda em História/PPGH/UFRN
3 – Wesley Henrique de Moura Simão – Mestre em História/PPGHC/UFRN
Mediador: Prof. Lourival Andrade Júnior - PPGHC-UFRN
13/11/2024, quarta-feira
MANHÃ - 07h15 às 8h45 - Mesa Temática 04
Tema: Novo Materialismo e Presença: perspectivas para outras histórias dos sertões
1 – Gabriel da Silva Freire – Mestrando PPGHC/UFRN
2 – Prentice Geovanni da Silva Costa - Mestrando PPGHC/UFRN
Mediador: Prof. Joel Carlos de Souza Andrade – PPGHC/UFRN
Carga horária: 02 h/a
MANHÃ - 9h às 10h30 – Palestra
Tema: Regionalismos e a ultraperiferia: perspectivas contemporâneas
Expositora: Profa. Maria Isabel Freitas Valente – CEIS20/Universidade de Coimbra
NOITE - 19h às 21h - Mesa Temática 05
Tema: Genealogias sertanejas e a Micro História
1 - Profa. Maria Alda Jana Dantas de Medeiros– DHC/UFRN
2 – Profa. Maiara Silva Araújo – Doutoranda em História – PPGH/UFRN
3 – Mara Gabrielly Batista de Macêdo – Mestranda PPGHC/UFRN
4 – Matheus Barbosa Santos – Mestre PPGHC/UFRN
Mediador: Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo - PPGHC-UFRN
14/11/2024, quinta-feira
MANHÃ - 07h15 às 9h - Mesa Temática 06
Tema: Natureza, paisagem e populações indígenas nos sertões setentrionais do Brasil oitocentista
1 – Prof. Antonio José de Oliveira – PPGHC/UFRN
2 –Ademar Pelonha de Menezes Filho- Mestrando PPGHC/UFRN
3 – Prof. Rosenilson da Silva Santos – UERN e PPHGC/UFRN
Mediadora: Profa. Gracineide Pereira dos Santos - Pós-doutoranda PPGHC/UFRN
MANHÃ - 9h10 às 11h – Mesa temática 07
Tema: História e historiografia dos sertões: intelectuais, imprensa e memória
1 – Prof. Dikson de Almeida Freire - Mestre em História (CERES-UFRN) e docente na UERN;
2 – Johnnys Jorge Gomes Alencar - Doutorando em História - (UFBA)
3 - Ledson Marcos Sousa da Silva, Doutorando em História - (UFPE)
Mediadora: Profa. Jailma Maria de Lima
NOITE - 19h às 21h - Conferência
Tema: Entre sertões e representações
Expositor: Prof. Antônio Fernando de Araújo Sá - UFS
Mediador: A definir
Docentes e discentes da graduação e pós-graduação em História e comunidade acadêmica do CERES-UFRN
Profissionais de História, profissionais de Educação, estudantes de graduação e pós-graduação em História, gestores públicos, egressos de cursos de História (de todo o Brasil) e público em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.19.5