A Doença de Parkinson (DP) é considerada a segunda desordem neurodegenerativa mais comum no mundo, afetando mais de 2% da população acima de 65 anos. Por tratar-se de uma doença progressiva do sistema nervoso central, que atualmente não tem cura, os pacientes experimentam um longo tempo de convívio com a doença, exibindo uma série de sinais e sintomas, muitos deles de difícil manejo ou de pouca resposta aos tratamentos medicamentosos. Abordagens fisioterapêuticas representam um importante recurso, visando à melhora das funções motoras, cognitivas, do desempenho funcional e da participação em atividades do dia-a-dia, minimizando e retardando a evolução dos sintomas apresentados por estes pacientes. Estratégias de intervenção realizadas em grupo para pacientes com doenças crônicas como a DP são interessantes por proporcionar melhora no nível funcional do indivíduo, além de fornecer um meio importante de interação social. No quesito acadêmico, esse projeto poderá proporcionar aos alunos envolvidos um maior conhecimento sobre a DP, permitindo o aprimoramento de métodos e técnicas fisioterapêuticas que podem ser aplicadas com esses pacientes; o desenvolvimento de estratégias de tratamento multifocais, estimulando a multidisciplinaridade e a visão do paciente como um todo; a possibilidade de seguimento dos pacientes, os quais podem ser avaliados quanto à evolução dos déficits apresentados, contribuindo para a pesquisa envolvida na extensão; e o estímulo ao desenvolvimento de material científico, a beneficiar os alunos (como produtores) e também os pacientes, por meio da educação em saúde. Dessa forma, o presente projeto se destina ao desenvolvimento de um programa terapêutico em grupo para pacientes com DP e Parkinsonismo, almejando não apenas melhora nos aspectos físicos, mas também cognitivos e psicossociais dessas pessoas (promoção de Saúde e Bem estar), além de promover Educação de Qualidade aos discentes envolvidos no projeto.
Discentes do curso de Fisioterapia
Indivíduos com Doença de Parkinson ou Parkinsonismo
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