O Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária- PPGBP (Departamento de Microbiologia e Parasitologia/Centro de Biociências/UFRN) desde sua criação em 2014 vêm colaborando e desenvolvendo atividades em conjunto com a Unidade de Vigilância de Zoonoses-UVZ, antigo Centro de Controle de Zoonoses- CCZ, do Município do Natal, principalmente relacionadas à prevenção e controle de arboviroses e parasitoses como dengue, leishmanioses, miíases e mais recentemente zika e chikungunya. Além disso, são realizados cursos de atualização e capacitação para os agentes de endemias da UVZ Natal sobre temas relevantes, emergentes e de destaque relacionados ao trabalho desses profissionais, com a capacitação de aproximadamente 930 agentes ao longo dos anos. A realização desses cursos possibilita uma constante atualização e melhoria das ações realizadas por esses profissionais, o que está diretamente relacionado à qualidade de monitoramento, detecção, prevenção e controle de parasitoses e arboviroses em Natal, resultando em uma melhoria na qualidade de vida da população em geral. Nesta edição de 2024 incluiremos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP), ampliando com isso nosso raio de ação. Os temas foram demandados pelo próprio serviço, baseado principalmente na prevalência das doenças no município e no estado. Os temas abordados durante o curso são: Morfologia básica de artrópodes, hemipteros de importância médica, moluscos de importância médica, carrapatos, flebotomíneos e culicídeos. Os conteúdos serão relacionados e exemplificados com as ações realizadas pelos agentes em suas rotinas de trabalho. A carga horária total do curso será de 150 horas, que incluem aulas teóricas dialógicas e aulas práticas que serão realizadas na UFRN. Será elaborada uma apostila com todo o conteúdo todo apresentado na capacitação para disponibilização aos agentes. As ações serão divulgadas por meio de mídias digitais (Instagram, página da Pós-Graduação em Biologia Parasitária, AGECOM) e haverá apresentação dos resultados obtidos em eventos da área. A avaliação do curso, e de cada módulo, será realizada por meio da aplicação de um questionário na plataforma Google Forms.
O curso de capacitação terá a duração total de 150 horas, divididas em seis módulos: (1) apresentação geral do curso e morfologia básica de artrópodes- 4 horas, (2) hemipteros de importância médica- 8 horas, (3) moluscos de importância médica- 14 horas, (4) carrapatos- 4 horas, (5) flebotomíneos- 40 horas e (6) culicídeos-80 horas. Os agentes poderão fazer todos os módulos ou apenas os relacionados a sua área de atuação, conforme a necessidade do serviço. Por isso iremos separar o conteúdo em minicursos.
Abaixo estão todas as informaçações detalhadas sobre os módulos:
Módulo I: Apresentação do curso e conceitos gerais sobre artrópodes- Este módulo visa apresentar a dinâmica do curso e introduzir os conceitos gerais e básicos sobre os artrópodes e a importância das coleções de referência. Este módulo terá a duração de 4 horas teóricas.
Ministrante: Dra. Anamaria Dal Molin. Período de realização: 23 de agosto de 2024 (manhã). Aula ministrada na sala de conferencia virtual (limite 25 pessoas presenciais).
Módulo II: Hemípteros de importância médica- Este módulo apresentará as principais características da ordem Hemiptera, focando nas diferenças entre os hábitos alimentares e nas espécies de barbeiros de importância médica no RN. Também serão trabalhados os cimicídeos (percevejo de cama). Este módulo terá a duração de 5 horas (3 horas teóricas e 2 h práticas). Ministrante: Dras. Andressa Noronha e Renata Antonaci Gama. UFRN. Período de realização: 29 de agosto. 08:00 às 13:00.
Módulo III: Moluscos de importância médica- Este módulo visa discutir a bioecologia dos principais moluscos de importância médica, com ênfase no gênero Biomphalaria, exemplificando os ambientes mais propícios para seu desenvolvimento, métodos de coleta e monitoramento. Este módulo terá a duração de 14 horas, sendo 4 horas teórica, 5 horas práticas em laboratório e 5 horas práticas em campo. Ministrante: Dra. Antonia Claudia Jacome. UFRN. Período de realização: 26 de setembro (manhã e tarde) e 27 de setembro (manhã).
Módulo IV: Carrapatos- Este módulo irá discutir a biologia e morfologia das principais espécies de carrapatos encontrados no RN e que são potenciais vetores de riquetisoses (em especial a febre maculosa). Este módulo terá a duração de 8 horas, sendo 4 horas teóricas e 4 horas práticas. Ministrante: Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra. UFERSA: Período de realização: 13 a 14 de novembro.
Módulo VI: Culicídeos- Este módulo terá a duração de 80 horas e será subdividido em dois: (1) Biologia geral de culicídeos- onde será apresentada a biologia e a identificação dos principais gêneros de importância médica- com duração de 40 horas, sendo 10 teóricas e 30 práticas; (2) Identificação de Culex- onde será focada a apresentação e identificação das principais espécies vetoras do vírus do Nilo Ocidental, com ênfase na montagem e identificação por genitália masculina- com duração de 40 horas práticas. Ministrante: Marcia Bicudo (USP) Período de realização: 21 de outubro a 01 de novembro.
Módulo V: Flebotomíneos- Este módulo irá discutir a biologia, ecologia, monitoramento e principalmente a montagem e a identificação das principais espécies de flebotomíneos vetores das leishmanioses no RN. Este módulo terá a duração de 80 horas, com 10 horas teóricas e 30 horas práticas. Ministrante: Andrey Andrade. UFPR. Período de realização: 09 a 20 de dezembro.
Alunos de graduação que aturarão como monitores
Servidores da Unidade de Vigilância de Zoonoses e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte
Curso de atualização para agentes de endemias_UVZ realizado em 2023
Curso de atualização para agentes de endemias_UVZ realizado em 2023- I
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.19.6_1