SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital é o principal evento e pioneiro em Jogos e Entretenimento Digital no Brasil. É apoiado anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. O evento reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Além do Rio Grande, sede do evento em 2023, nos últimos anos o SBGames foi realizado em Natal (2022), Gramado (online, 2021), Porto de Galinhas (online, 2020), Rio de Janeiro (2019) Foz do Iguaçu (2018), Curitiba (2017), São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014), em uma demonstração da grande expansão, alcance e diversificação do nosso simpósio.
Além das 6 (seis) trilhas científicas com suas várias sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas, o SBGames tem mais 10 atividades que incluem: Apresentação de Livros, Tutoriais; Concurso de Teses e Dissertações; Palestras convidadas; Festival de Jogos; Festival de Artes; Fórum de Ensino; Fórum de Esportes Eletrônicos; JEDI – Jogos, Equidade, Diversidade e Inclusão; MÁGICA – gaMes nA Graduação e na educação básica e, Post Mortem.
A 22ª edição do SBGames será presencial e está sendo organizada pela FURG – Universidade Federal do Rio Grande (RS).
O segundo Fórum de Esportes Eletrônicos tem como objetivo criar um espaço dedicado, dentro do SBGames 2023, para a discussão dos esportes eletrônicos e todo o ecossistema que o cerca. Por se tratar de um ambiente extremamente plural, o fórum visa discutir não só os jogos que são considerados esportes eletrônicos, mas também todos os elementos que os cercam. Dessa forma, são assuntos de interesse do fórum:
- Pesquisas relacionadas aos esportes eletrônicos e seu ecossistema, incluindo jogadores, equipe técnica, times, organizações, organizadores de torneios, criadores de conteúdo, transmissão e espectadores;
- Desenvolvimento de Jogos Digitais que são considerados esportes eletrônicos, seus elementos e princípios de desenvolvimento;
- Organização de eventos voltados aos esportes eletrônicos, incluindo competições, watch parties e feiras relacionadas ao tema;
- Criação de conteúdo relacionados aos esportes eletrônicos, sejam eles educacionais, artísticos ou de entretenimento;
- Gerenciamento de Talentos na área dos esportes eletrônicos;
- Treinamento, preparação e atuação como jogador nos esportes eletrônicos;
- Gerenciamento de equipes, organizações ou empresas que estejam diretamente ligadas aos esportes eletrônicos, em qualquer parte do ecossistema;
- Outros tópicos relacionados diretamente aos esportes eletrônicos.
08/11/2023 - II Fórum de Esportes Eletrônicos - Evento Híbrido FURG/ONLINE
13:30-14:00 Alyson Souza (IMD - UFRN) - Abertura do Evento
14:00-15:00 Luciana Nunes (Psicoinfo - Instituto de Psicologia) - Psicologia Do eSport - Mergulhando nas Emoções, Percepções e Desafios dos Esportes Eletrônicos de Alto Desempenho
15:00-16:00 Carlos Gama (ASSESPRO - RJ) - Políticas Públicas para os eSports
16:00-16:20 Washington Lemos (Federação Cearense de eSports) - eSports nas Escolas - Liga Cearense
16:20-16:40 Alyson Souza (IMD - UFRN) - eSports nas Universidades - Ensino, Pesquisa e Extensão
16:40-17:00 Vitória Deon (E-Sports Tirana - IMD/UFRN) - eSports no Cenário Universitário Atual
17:00-17:30 Alyson Souza - Vitória Deon - Washington Lemos - Mesa Redonda: eSports nos Diversos Níveis da Educação
17:30-18:30 Tabata e Nano (DIGICOM) - Desenvolvendo um Jogo de eSports
Entusiastas dos esportes eletrônicos, pesquisadores na área e alunos da área de jogos digitais
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