Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Museologias colaborativas: o que precisamos aprender juntos? - Reflexões a partir de experiências franco-brasileiras
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 20
Período do Curso: 16/11/2023 a 18/11/2023
Área Principal: CULTURA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Unidades Envolvidas:
MUSEU CÂMARA CASCUDO / MCC
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Museu Câmara Cascudo
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO EXTERNO
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO OU DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 20
Responsável pela Ação: JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
E-mail do Responsável: julie.cavignac@ufrn.br
Contato do Responsável: (84) 3342-2240
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91826498

Resumo

Os povos indígenas e as comunidades tradicionais têm se posicionado como interlocutores diretos dos administradores das coleções e dos museus. Apresentam demandas com o objetivo de ver seus conhecimentos reconhecidos, querem colaborar com exposições, fazer conhecer suas artes, filosofias de vida, amplificar as lutas pela sobrevivência física e cultural, chamar atenção para os valores das suas culturas materiais, suas práticas agrícolas, seus territórios e a preservação do meio ambiente. Em paralelo, muitos museus desenvolvem experiências participativas, abrem seus acervos, enriquecem as coleções e documentações com colaboração das comunidades, aprendem novas metodologias e tentam, com isso, descolonizar as suas práticas e instituições. Também, há um movimento de reapropriação cultural dos objetos e uma reaproximação dos produtores dos artefatos com as coleções dos acervos. Nessas dinâmicas, o modelo do museu clássico é questionado e os conceitos de patrimônio e patrimonialização estão sendo transformados. 

Ao longo do curso, serão apresentadas experiências e projetos colaborativos entre museus e comunidades, nos contextos brasileiros e franceses, que incluam os temas das coleções etnográficas, da alimentação e dos conhecimentos tradicionais sobre agricultura.

O curso será desenvolvido ao longo de três dias, com apresentações expositivas e exercícios práticos de observação nas coleções do Museu Câmara Cascudo.

 


Programação

16/11 - Povos indígenas e comunidades tradicionais nos museus (8h)

17/11 - Experiências participativas (8h)

18/11 - Coleções e acervos (4h)

 


Públicos Alvo

Interno:

Professores, estudantes e pesquisadores das áreas de Antropologia e Museologia


Externo:

rofissionais de museus e instituições de memória Pessoas de povos indígenas e comunidades tradicionais



Membros da Equipe

  GILDO JOSE DOS SANTOS JUNIOR
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  ÉTORE JERÔNIMO LULA DE MEDEIROS
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  GESLLINE GIOVANA BRAGA
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE

  JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  PASCALE DE ROBERT
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

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