Em 2022, por ocasião do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Ensino Superior do Seridó (CPIA-CERES) promoveu o I Encontro da CPIA do CERES, tendo como tema: Políticas, Práticas e desafios da Inclusão na UFRN.
A proposta de realização do evento foi uma ação integrante do Plano de Ação referente ao biênio 2021 - 2022 dessa Comissão, cuja elaboração tomou como parâmetro um diagnóstico elaborado por meio da aplicação de um questionário do google forms, enviado a toda a comunidade do CERES.
Alguns aspectos que se evidenciaram nas respostas ao referido questionário foram: o desconhecimento da CPIA no âmbito do CERES e a necessidade de formação na área da inclusão. Assim, como resposta a essas necessidades, o I Encontro da CPIA do CERES buscou tornar a CPIA mais conhecida no Centro e promover momentos de formação e sensibilização com vistas à promoção do processo de inclusão de estudantes com necessidades específicas.
Neste ano de 2023, promovemos o II Encontro da CPIA do CERES por consideramos que se trata de um evento de grande importância para debater o tema, que é de fundamental importância para a construção de instituições e sujeitos mais inclusivos, acessíveis e humanos.
A inclusão e a acessibilidade são direitos humanos e compromisso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), expresso em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN, atualizada por meio da Resolução 002/2022. Sendo assim, estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos que compartilham ou compartilharam o espaço institucional do CERES estão convidados a participar do evento.
Ele está estruturado por meio de atividades culturais de acolhimento e sensibilização, de uma Mesa-redonda compostas por profissionais da universidade diretamente envolvidos com a política de inclusão, além de dois minicursos e um momento de Diálogo, envolvendo os membros da CPIA, a direção, os coordenadores de Curso, os chefes de Departamentos e os estudantes com necessidades específicas, atualmente matriculados no CERES. O evento é um convite ao diálogo sobre inclusão e um desafio para que cada um e cada uma assuma o compromisso pessoal e social de trabalhar para que todas as pessoas sejam, efetivamente, acolhidas e incluídas no CERES.
Dia 13/11
19h - Abertura
19h30 - Apresentações Culturais
19h50 - Apresentação dos membros que integram a CPIA do CERES;
20h – Mesa Redonda: Política de Inclusão na UFRN e sua materialização no CERES
Ministrantes:
Katiene Symone de Brito Pessoa Silva – (Secretária Adjunto da SIA)
Marília do Vale Góis Pacheco Medeiros – Profissional de referência da SIA para o CERES
Francileide Batista de Almeida Vieira – Presidente da CPIA do CERES
22h – Encerramento
Dia 14/11
7h às 10h
Mini curso 1: Desenho Universal da Aprendizagem
Local: Auditório (até 280 vagas)
Ministrante: Profa. Dra. Katiene Symone de Brito Pessoa Silva (SIA)
Mini curso 2: Audiodescrição e Acessibilidade
Local: Anfiteatro (até 120 vagas)
Ministrantes: Eva Lídia Maniçoba de Lima (SIA)
14h às 17h
Café & Diálogo sobre Inclusão
Coordenação: SIA e CPIA do CERES
Participantes: estudantes com necessidades específicas, membros da CPIA do CERES, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, direção do CERES.
Objetivo: análise do processo de inclusão no CERES e construção de indicadores para planejamento da CPIA
19h às 22h
Professores, servidores técnico administrativos e estudantes do CERES
Famílias de alunos com necessidades específicas matriculados no CERES e professores de escolas públicas e/ou de instituições educacionais especializadas de Caicó/RN
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.15.3