Discutir saúde mental na pós-graduação é um tema de destacada relevância, diante do adoecimento progressivo de estudantes submetidos a recorrentes situações de estresse, pressão, sobrecarga e incertezas, resultando em quadros de insônia, ansiedade, depressão, ideação, burnout, entre outros.
Pesquisas apontam uma crescente preocupação com a saúde mental de estudantes universitários, em especial aqueles da pós-graduação (Evans et al., 2018; Lipson et al., 2016). Um estudo realizado em 2018 com estudantes de mestrado e doutorado no Brasil revelou que 74% dos participantes relatavam ter sintomas de ansiedade, enquanto 31% referiam sofrer com insônia e 25% informaram ter sintomas de depressão (Costa; Nebel, 2018).
Pinzón et al. (2020) defendem que a susceptibilidade no bem-estar emocional dos acadêmicos da pós-graduação representa um chamado para o estabelecimento de pautas em saúde mental no âmbito dos cursos de mestrado e doutorado, a fim de traçar medidas de tratamento e prevenção ao sofrimento mental no ambiente acadêmico. A saúde mental na pós-graduação deve ter entendida como uma questão de saúde pública, a qual necessita de mais atenção das pró-reitorias e dos programas de pós-graduação.
Nesse sentido, objetiva-se, com esta aula inaugural, discutir as nuances da saúde mental na pós-graduação, voltando-se especificamente para os cursos de pós-graduação do CERES, a saber: Mestrado Acadêmico em História (PPGHC), Mestrado Acadêmico em Geografia (GEOCERES) e Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF). Espera-se debater sobre insônia, depressão, ansiedade, ideação, burnout, procrastinação, síndrome do impostor, dentre outras questões que acometem a saúde mental dos estudantes de pós-graduação. Bem como, almeja-se discutir sobre as estratégias de cuidado com a mente e de produção de bem-estar na pós-graduação.
Para tanto, contaremos com a palestra de Francisco Emanuel Soares Gomes, psicólogo clínico da EMCM-UFRN (CRP 17/3318), mestre em Psicologia Clínica pelo PPGPSI-UFRN e integrante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acadêmico (NAPA-EMCM).
1. Abertura: Prof. Leandro Vieira Cavalcante (Coordenador do GEOCERES), Prof. Joel Carlos de Souza Andrade (Coordenador do PPGHC) e Profa. Tânia Cristina Meira Garcia (Vice-Coordenadora do GEOPROF) – 19h00 a 19h10.
2. Apresentação e mediação: Profa. Paula Rejane Fernandes (PPGHC) – 19h10 a 19h20.
3. Exposição da temática: Francisco Emanuel Soares Gomes (Psicólogo Clínico da EMCM/UFRN - CRP 17/3318) – 19h20 a 20h40.
4. Debate a ser realizado entre o público e o palestrante, seguido das considerações finais e do encerramento – 20h40 a 22h00.
Estudantes e professores dos cursos de Pós-Graduação (PPGHC, GEOPROF e GEOCERES) e de Graduação do CERES
Demais interessados no debate da saúde mental na pós-graduação, como profissionais da saúde e da educação
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