A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, inflamatória e imunomediada do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo a principal causa de incapacidade em adultos jovens. É causada por um desbalanço nos linfócitos T autorreativos que passam a causar danos à bainha de mielina dos axônios dos neurônios. As formas clínicas da EM são: remitente-recorrente, secundariamente progressiva e primariamente progressiva, sendo a primeira mais frequente (Olek, Michael, et. al. 2023). Em virtude da apresentação clínica diversa, pode ocorrer atraso no diagnóstico, sobretudo, entre médicos não especialistas, resultando em acúmulo de incapacidade e perda da função laborativa.
No que se refere à epidemiologia brasileira da EM, estima-se que a prevalência seja de 15 casos por 100.000 habitantes e acomete mais mulheres entre 18 a 55 anos de idade (Cassiano, Daniel, et. al. 2020). No entanto, regiões como o Nordeste carecem de estudos epidemiológicos, o que contribui para um menor conhecimento da doença e subdiagnóstico.
Dessa forma, é importante a capacitação de profissionais de saúde para o reconhecimento do quadro clínico diverso, a fim de um devido encaminhamento para serviços especializados como os Centros de Referência em Esclerose Múltipla.
Neste prisma de discussão, o Agosto Laranja busca conscientizar profissionais de saúde, população em geral, pacientes e familiares sobre a importância da temática, o reconhecimento precoce desta condição e a relevância do tratamento adequado na prevenção das incapacidades.
PROGRAMAÇÃO (03/08/23):
9:00 às 10 h (Rádio Rural de Caicó): Entrevista no Programa Suerda Medeiros
>> Tema: O que é Esclerose Múltipla e quando suspeitar de uma doença auto-imune?
>> Responsáveis: Dra Bianca Oliveira (coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba - CREM/PB), Prof Iury Hélder e Liga Acadêmica de Neurologia (corpo discente)
10:00 às 12 h (EMCM): Diagnóstico diferencial de Esclerose Múltipla, Neuromielite óptica e MOGAD
>> Responsáveis: Fellows de Neuroimunologia do CREM/PB e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
12:00 às 12:30 (EMCM): Desafios e superações: como é ser um paciente com Esclerose Múltipla?
12:30 às 13:00 (EMCM): Agradecimentos e finalização do evento
Estudantes de medicina, professores e funcionários em geral da instituição
Pacientes e familiares de portadores de Esclerose Múltipla
FOLDER DE DIVULGAÇÃO
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.15.3