O aparelho de amplificação sonora individual (AASI) é um dispositivo eletrônico que amplifica os sons e possibilita que a pessoa com perda auditiva tenha oportunidade de escutar os sons.
Nos anos 1940, os primeiros AASIs receberam o nome convencional ou de bolso. Com o avanço da tecnologia de miniaturização, os AASIs se tornaram menores e no início da década de 1960, surgiu o tipo que está disponível até os dias de hoje: Os retroauriculares. Desde então, a tecnologia tem se desenvolvido rapidamente, graças aos avanços da microeletrônica. No final da década de 90 AASIs tornaram-se ainda menores como o tipo mini-retroauricular que atendem até perda auditiva profunda e a linha Intra-Aural, como os tipos Intra-auricular, intra-canal e microcanal que atendem perda auditiva até severa. Na última década o tipo mini-retroauricular ganhou uma nova versão e que os pacientes tiveram uma excelente aceitação no que diz respeito aos anseios estéticos que são os Mini-retroauricular Open Fit (adaptação aberta) e o Miniretroauricular Open-Fit com receptor no canal.
Os aparelhos auditivos de hoje funcionam com tecnologia digital e são equipados com potentes chips de computador. Os recursos que asseguram melhor qualidade sonora, conectividade wireless e tamanho reduzido são características das soluções auditivas modernas. Os algoritmos de redução de ruído, algoritmos que enfatizam a fala, tecnologia à prova d`água, que propõe o tratamento do zumbido, recurso de conectividade, aparelhos implantáveis e semi-implantáveis, ancorados no osso são exemplos dos avanços tecnológicos mais recentes.
As empresas de AASI trazem softwares de programação independentes e permitem que o profissional, ou seja, o fonoaudiólogo tenha liberdade e autonomia na decisão das escolhas tanto dos algoritmos como das regras prescritivas de ganho e resposta de freqüência e de Saída Máxima para cada paciente.
O Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde da UFRN dispõe da clínica escola de Fonoaudiologia que desde 2011 conta com a parceria de algumas empresas privadas de AASI da cidade de Natal-RN para as atividades do Estágio Supervisionado em Dispositivos eletrônicos auxiliares à Surdez.
A parceria do Departamento de Fonoaudiologia foi estabelecida ao longo dos anos com as empresas Phonak, Unitron, Audibel, Telex-Oticon, Siemens e Starkey e as instituições que fazem a adaptação e doação de AASI pelo sistema SUS na cidade de Natal: Otomed e Centro Auditivo SUVAG de Natal.
Atualmente um novo panorama agregando outras empresas que chegaram na cidade e/ou aquelas que por motivo de força maior não puderam estar conosco como parceiros neste momento, faz-se necessário atualização das informações.
Assim, contamos hoje com as empresas já historicamente parceiras que além de deixarem suas baterias de testes sempre atualizadas em nossa clínica escola, ainda nos provem de todo o material necessário para confecção dos pré-moldes para alunos e pacientes bem como os moldes para testes com os aparelhos auditivos que são as empresas Phonak, Unitron, Audibel e Starkey e, recentemente estabelecemos novas parcerias com as empresas Medical Care – Politech/Cochlear, GN Resound e Telex-Oticon que estão apoiam e auxiliam no patrocínio deste evento.
O VII workshop de AASI da UFRN tem o propósito de fortalecer e sedimentar a relação de acordo com as empresas parceiras bem como propiciar ao aluno de graduação de fonoaudiologia de todos os períodos, aos alunos de mestrado em Fonoaudiologia da UFRN/UFPB/UNCISAL, aos profissionais da rede SUS da cidade, aos médicos residentes em otorrinolaringologia do HUOL e aos profissionais do SUVAG e do Otomed uma comunicação transparente, democrática e imparcial entre as instituições prevalecendo o processo de ensino e aprendizagem a nível clínico, tecnológico e científico em constante atualização e aprimoramento do conhecimento.
Informações gerais
Data: 20/09/2023 das 8 às 17:10h
Local: Auditório de Farmácia CCS
Público Alvo: todos os estudantes de fonoaudiologia da UFRN, alunos do mestrado em Fonoaudiologia da UFRN/UFPB/UNCISAL, residentes de otorrinolaringologia do HUOL e profissionais das instituições parceiras SUVAG, OTOCENTRO e Instituto Santos Dumont, alunos da Universidade Potiguar e profissionais da cidade de Natal
Investimento: gratuito
Carga horária: 8hrs
Inscrições: após aprovação da Proext
Site (a confirmar)
Organizadoras: Professoras Maria Raquel Basilio Speri; Érika Barioni Mantello e Kyze Shannon Morais de Macedo
Apoio: Departamento de Fonoaudiologia da UFRN e Empresas parceiras: Salutem - Starkey, Audibel, Auditon - Phonak, Audivida-Unitron, Medical Care – Cohlear – Politech, GN resound e Telex Oticon e Life Oticon
VII Workshop de AASI da UFRN
Data: 20 de setembro de 2023 – quarta-feira Local: Auditório da Farmácia – CCS - UFRN
PROGRAMAÇÃO
8:00 às 8:30h
8:30 às 9h
Entrega de material / Lista de presença
Abertura oficial
9:00 às 9:50h
Phonak-Auditon: Fga Esp Talita Sunaitis Donini (SP)
Tema: Os Desafios da Adaptação Pediátrica: para Perdas Leves e Perdas Unilaterais
9:50 às 10:40h
Oticon: Fga. Esp. Adriene Menino (RN)
Tema: AASI e o Processamento do sinal : como melhora a compreensão da fala?
Coffee-break
10:40 às 11:00h
Café com ciência e tecnologia: Equipamentos eletrônicos auxiliares à Audição
11:00 às 11:50h
Medical Care/Politec Saúde/SP: Fga Esp. Suênia de Jesus Oliveira (SP)
Tema: Não tem mais indicação de AASI e agora? Qual a solução?
12:00 às 14:00h
Intervalo para o Almoço
14:00 às 14:50h
Audibel: Fga Daniela Matias Marinho Amorim Cavalcanti (RN)
Tema: Telecare - os cuidados à distância na adaptação do aparelho auditivo
14:50h às 15:40h
Life – oticon – Fga. Ms. Nathalia Lins (PE)
Tema: Atuação Fonoaudiológica e estimulação sonora para o paciente com zumbido
15:40 às 16:00h
16:00 às 16:50h
GN Resound – Audosono: Fgo. Ms. Victor Vasconcelos Barros (RN)
Tema: Tecnologia além dos aparelhos: Conectividade para quê e para quem?
16:50 às 17:10h
Encerramento – questionário de avaliação do evento – sorteios
Público alvo: 150 alunos da UFRN (todos os períodos) e 50 vagas para público externo – incluindo alunos UnP; residentes de ORL do HUOL; alunos PPGFON; profissionais do Centro Suvag de Natal, Instituto Santos Dumont e Otomed.
Público total: 200 vagas.
Materiais necessários: 200 kits para entregarmos aos participantes, contendo:
1. Caneta
2. Bloco
3. Ficha técnica da empresa
4. Pasta ou bag
5. Coffee-break e stand de exposição manhã e tarde
Sugestão1: Para melhor organização do espaço e não termos muita aglomeração de pessoas circulando no hall da farmácia, propomos o seguinte:
As empresas ficarão com seus stands/produtos no período que estiverem com as palestrantes (manhã ou tarde). Phonak – no período da palestra.
**mas podemos dividir os espaços e ficarem com 6 empresas durante todo o DIA (life oticon, e Telex oticon)
Sugestão 2: Dividirem entre as 6 empresas já confirmadas o kit de material (para entrega aos participantes).
Assim, temos 200 vagas. Cada empresa deverá organizar 35 kits.
Coffee-break - as empresas STARKEY e UNITRON irão apoiar e dividir os custos (portanto, nesta edição teremos 8 empresas responsáveis).
Data para confirmação de tema/palestrante – 23 de agosto;
Data para entrega do kit das pastas: 11 de setembro.
alunos do curso de fonoaudiologia da UFRN, residentes de ORL - HUOL - medicina; alunos PPGFON
alunos do curso de fonoaudiologia UnP e profissionais da cidade de Natal e região
empresas parceiras AASI - 7a edição
equipe_alunos_organicao_evento
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.19.6_1