A promoção da equidade é um princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), que está diretamente relacionado aos conceitos de igualdade e justiça social. Seu objetivo é orientar as políticas públicas, reconhecendo as necessidades de grupos específicos para buscar reduzir o impacto das diferenças e garantir o acesso aos direitos fundamentais.
Respeitando as necessidades, diversidades e especificidades de cada pessoa ou grupo social, a equidade inclui o reconhecimento dos determinantes sociais, como habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer e outros fatores que influenciam diretamente na saúde. Sendo assim, este princípio busca reconhecer as disparidades nas condições de vida, saúde e necessidades das pessoas, reconhecendo que o direito à saúde é afetado pelas diferenças sociais e deve abranger a diversidade.
No Brasil, considerando as desigualdades sociais e a negligência histórica em relação ao acesso às políticas públicas e cuidados de saúde, é necessário divulgar e conscientizar sobre as políticas de equidade em saúde. É fundamental destacar as singularidades de cada grupo e compreender as articulações entre setores e instituições, incluindo as de iniciativa da sociedade civil organizada, que atuam em diferentes contextos e localidades, sobretudo onde os direitos fundamentais não estão totalmente garantidos pelo Estado. Por esse motivo, organizações da sociedade civil acabam por promover iniciativas que deveriam ser complementares, porém muitas vezes tornam-se as únicas vias de obtenção de respostas para os problemas sociais relacionados;
Nessa esteira, vinculado a disciplinas que tocam a temática da equidade em saúde, busca-se desenvolver ações de extensão relacionadas a promoção da equidade em saúde, assim como promover a divulgação das ações, instituições e associações que trabalham nesse sentido, tanto para a público universitário como para a comunidade. Dessa forma, será realizada uma exposição temática em que a população de Santa Cruz será convidada a participar no largo universitário, na qual serão apresentadas ações desenvolvidas em associações, instituições e organizações da sociedade civil, de modo a promover uma reflexão sobre suas lutas históricas e um debate acerca dos direitos de cidadania que deveriam estar garantidos.
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE EXTENSÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E EQUIDADE
Realização de ações em instituições, associações e com grupos sociais com necessidades e vulnerabilidades específicas no município de Santa Cruz.
EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DESENVOLVIDAS (05/07/2023)
Saúde Universitária: Impactos da Vida Acadêmica em processos de adoecimento de estudantes da FACISA
Vulnerabilidade na Infância em instituições de acolhimento: O caso do Lar Pequeno Vitinho
Trabalhadoras rurais na busca por cidadania: Associação das Horteiras
Associações para promoção de rede de apoio às Pessoas com Deficiência: a luta histórica da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
Envelhecimento ativo, inclusão e cidadania de idosos vivendo na comunidade.
Perspectivas de cidadania na visão das pessoas que vivem na comunidade quilombola Capoeira: um olhar sobre a tradição e o futuro.
Saúde da população privada de liberdade.
Política Nacional de atenção integral à saúde para pessoas LGBTQIA+: as lutas dos coletivos organizados em prol da garantia de direitos.
Programa Farmácia Popular.
Programa Saúde na Escola.
Docentes, técnicos, discentes
População de Santa Cruz-RN
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.19.6_1