Os leiomiomas uterinos (ou miomas uterinos, como são mais conhecidos) são as neoplasias pélvicas mais comuns em mulheres. Eles possuem uma variabilidade na sua localização, podem ser intramurais, submucosos ou subserosos.
A sintomatologia dos miomas é muito variada; algumas pacientes permanecem assintomáticas e são diagnosticadas apenas devido a incidentalomas em exames de imagem pélvicos. Entretanto, outras mulheres possuem sintomas que diferem devido ao número, ao tamanho e à localização dos tumores. Os miomas múltiplos - leiomiomatose uterina -, com localização submucosa possuem maiores chances de resultarem em uma sintomatologia mais ampla, como o sangramento.
Os sintomas podem ser relacionados ao sangramento uterino anormal (SUA), à compressão devido ao tamanho do tumor (pressão pélvica e dor) e problemas reprodutivos (infertilidade, aborto espontâneo).O sangramento uterino anormal (SUA) é uma condição prevalente entre as mulheres e possui íntima relação com os leiomiomas. A abordagem da perda sanguínea é fundamental, visto que influencia diretamente na qualidade de vida. Os sintomas de anemia, como astenia, indisposição, palpitações e lesões de pele alteram a realização das atividades diárias das pacientes. Além disso, a dor pélvica e o desconforto influenciam negativamente também nas vidas sexual e reprodutiva. Por isso, é imprescindível uma abordagem detalhada sobre as causas de SUA e de dor pélvica, por um profissional adequado, a fim de realizar o diagnóstico e o tratamento corretos.
O tratamento dos leiomiomas depende muito do desejo da paciente de engravidar. Ademais, é muito importante uma abordagem gradual até que os sintomas estejam adequadamente controlados. A terapêutica inclui a atuação cirúrgica e/ou medicamentosa. Percebe-se, portanto, que é imprescindível o manejo adequado dessa patologia, principalmente por médicos ginecologistas e obstetras - os quais lidam diariamente com as queixas apresentadas no texto em questão.
Devido à prevalência dos leiomiomas uterinos e à importância da atualização científica no meio médico, a Associação de Ginecologistas e Obstetras do Rio Grande do Norte, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Departamento de Tocoginecologia da Maternidade Escola Januário Cicco, está promovendo o evento intitulado ‘’Café Científico Sogorn - Leiomioma: Principais técnicas de abordagem cirúrgica’’; cujo palestrante, que conduzirá a reunião, será Dr. Júlio César Rosa e Silva, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
O evento será realizado em dois momentos:
O primeiro terá a participação do chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Dr. Júlio César). Nesta etapa, o convidado irá discorrer sobre os leiomiomas uterinos e as principais técnicas cirúrgicas na abordagem desta patologia. (carga horária: 6 horas).
Em seguida, no segundo momento, ocorrerá uma abertura para discussão e resolução de dúvidas dos profissionais que estarão acompanhando a palestra. (carga horária: 2 horas).
Médicos e estudantes de medicina da UFRN
Médicos residentes e Associados da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte
Cartaz de apresentação do evento
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.19.6_1