Ateliê para desenvolvimento de propostas urbanísticas/arquitetônicas em nível de ideias para área entre o rio e a orla de Natal cruzando metodologias referentes a duas experiências, no âmbito interinstitucional e na escala internacional: Ateliê Caótico (disciplina optativa ofertada no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN) e corredores saudáveis (vinculado ao projeto europeu URBINAT, coordenado pelo professor Gonçalo Canto Moniz, da Universidade de Coimbra). Pretende-se co-criar com a comunidade local um corredor saudável entre o rio e a orla de Natal com o objetivo de desenvolver um espaço público inclusivo através de soluções baseadas na natureza. Estas soluções irão emergir do co-diagnóstico, ou seja, das necessidades e dos sonhos identificadas por estudantes e cidadãos ao longo de uma caminhada na área de intervenção. O registro destas necessidades será realizado, através de desenhos, palavras e fotografias, num painel síntese. Este mapeamento do olhar, das percepções e das histórias sobre o território será o ponto de partida para a fase de co-projeto. Num primeiro momento, com a seleção de soluções baseadas na natureza que ativem o espaço público da comunidade e que promovam o bem-estar e, num segundo momento, com a articulação entre as diversas propostas para constituir um corredor saudável. Este processo, irá também reflectir sobre o modelo de co-governação, não só na tomada de decisão sobre que soluções deverão ser implementadas, mas também na sua sustentabilidade futura.
A atividade terá como público-alvo, discentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN (a partir do 6º período) e representantes das comunidades das áreas referentes ao universo de intervenção: Praia do Meio; Brasília Teimosa; Rocas; Santos Reis .
Os locais pensados para realização das intervenções estão divididos em duas escalas: na macro: articulação entre ORLA e RIO: na micro: Terreno onde localizava-se o Hotel Internacional Reis Magos; Área de Tancagem; Complexo Rampa + Canto do Mangue.
DIA 10/04 - Conceitos e Metodologias do Ateliê Caótico
2h noite - 18h30 - 20h30
18h30 - Apresentação da atividade - Clewton e Eunádia
19h00 - Resultados do workshop “Natal sustentável” realizado em 2019 - Gonçalo Canto Moniz
19h30 - Apresentação sobre “corredores saudáveis”: conceito, metodologias, experiências - Gonçalo Canto Moniz
20h00 - Constituição dos grupos de trabalho.
DIA 11/04 - Co-Diagnóstico: do Rio à Orla
3h manhã - 8h30 - 11h30
Visita às áreas de intervenção - Canto do Mangue / Complexo Rampa / Área de Tancagem / Terreno do Hotel Internacional Reis Magos
- Investigação pelo desenho
- Walkthrough - Caminhada crítica
- Fotovoz - Registo fotográfico e recolha de fotografias antigas para ativar memórias
2h noite (UFRN) - 18h30 - 20h30
Construção e apresentação do painel-síntese
- identificar as necessidade e os sonhos
- mapeamento crítico e sensorial
DIA 12/04: Co-projeto: das SdN ao corredor saudável
4h manhã (Centro Social) - 8h30-11h30
Atividades de ateliê (com a presença de representantes das comunidades);
- Seleção das soluções baseadas na natureza através do Catálogo URBiNAT
https://urbinat.eu/nbs-catalogue/
- Definição do corredor saudável (desenho, maqueta, colagem)
2h noite (Centro Social) - 18h30 - 20h30
Apresentação / discussão das propostas.
- Painel com proposta
- Elemento surpresa - vídeo, peça artística, teatro-performance
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo
Representantes de moradores da orla urbana de Natal
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.15.8