Este projeto faz parte de uma ação de extensão voltada para a remição de pena privativa de liberdade por práticas sociais educativas não escolares, amparada na Resolução no. 391, de 10 de maio de 2021, e mais recentemente pela Orientação Técnica no. 1, de 4 de julho de 2022. O intuito é corroborar com as políticas de ampliação dos Direitos Humanos, sobretudo no que tange ao acesso ao conhecimento, à educação e à valorização da dignidade humana. Busca contribuir para uma melhor compreensão da realidade prisional, das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Visa colaborar também para que os recuperandos[1] tenham novas possibilidades de inserção social e possam ressignificar suas trajetórias de vida. Por fim, intenta também garantir o direito à remição de pena, neste caso, por práticas sociais educativas não escolares.
Neste semestre pretende-se centrar os esforços na composição do livro coletivo junto aos recuperandos da APAC. Portanto, o curso tem por objetivo o fomento da escrita criativa e restaurativa e o trabalho coletivo de elaboração de um livro que possa dar visibilidade à questão prisional no Estado do Rio Grande do Norte.
[1] Como são chamadas as pessoas privadas de liberdade que cumprem pena em unidades da APAC.
O curso será realizado através de encontros coletivos remotos, através do Google Meet, e alguns encontros presenciais. Os encontros remotos coletivos serão realizados todas as quartas-feiras, entre 16h e 18h, tendo duração de 2 horas/aula. Os encontros presenciais serão mais extensas - 8 horas, considerando que a atividade é realizada durante o dia inteiro e há todo um período de preparação para o dia. Além destes, serão realziados encontros individuais para a orientação da escrita dos textos dos recuperandos, estes serão organizados com os recuperandos e com a administração da APAC. O cronograma previsto é o seguinte:
Março: 1 encontros virtuais (2h cada) e 1 encontro presencial (8h)
Abril: 4 encontros virtuais (2h cada) e 1 encontro presencial (8h)
Maio: 4 encontros virtuais (2h cada) e 1 encontro presencial (8h)
Junho: 4 encontros virtuais (2h cada) e 1 encontro presencial (8h)
Julho: 3 encontros virtuais (2h cada) e 1 encontro presencial (8h)
40h presenciais + 32h virtuais = 72h semestrais
Ademais, segue a descrição das atividades propostas:
● Encontros coletivos:
➢ Cineclube (virtual): ocorrerão mensalmente e terão como foco a manutenção dosvínculos e da troca de ideias, assim como enriquecimento de repertório artístico e cultural, visando trazer inspirações para escrita das próprias narrativas que irão compor o livro. Nos encontros, iremos priorizar obras audiovisuais, especialmente filmes e documentários. Também iremos utilizar videoclipes, para usar a música como elemento construtor de narrativas. Outro recurso utilizado será a leitura coletiva de trechos de livros.
➢ Oficina de redação (virtual):ocorrerá duas vezes no mês e será em formato de aula/oficina, para debater gêneros textuais, modelos de escrita, dicas e plantão de dúvidas. Além disso, nas oficinas será pensado coletivamente o modo que o livro será organizado, se em temáticas ou dividido entre a história de cada recuperando, como serão incorporadas as narrativas de seus familiares, entre outras questões. Esses encontros serão intercalados com os encontros de mostra de filmes.
➢ Encontro presencial: uma vez por mês os extensionistas irão presencialmente para a cidade de Macau-RN, onde fica a APAC, para realizar dinâmicas de integração, debate e estímulo à escrita criativa. Nessas ocasiões, também serão acertadas questões práticas sobre a criação do livro, com os recuperandos e com a direção da Associação.
● Encontros individuais:
Serão realizados virtualmente encontros individuais entre a equipe do projeto e os recuperandos, para um acompanhamento particular do trabalho na escrita dos textos que comporão o livro.
● Trabalho dos membros extensionistas:
Os membros extensionistas farão o acompanhamento das atividades, a interação com os recuperandos para a orientação da escrita ou escrita conjunta, transcrições, correções, revisões, além de participar de reuniões de organização e discussão sobre as atividades. É previsto uma média de 4 horas semanais de trabalho além dos encontros presenciais (8 horas). Sendo assim, a carga horária total dos membros extensionistas é de 104 horas.
Discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em antropologia, ciências sociais, direito e políticas públicas.
Recuperandos da APAC
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.19.6_1