O curso tem o objetivo de estudar elementos da textualidade na produção de textos acadêmicos. Assim, discutirá (i) mecanismos promovedores da coesão e da coerência; (ii) operadores argumentativos; (iii) formas de estruturação de parágrafos; (iv) formas de negociação com a palavra alheia (citação) no texto acadêmico. Esses conteúdos serão distribuídos/desenvolvidos em três encontros. O curso é destinado ao atendimento de necessidades formativas dos discentes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), do curso de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN).
O curso acontecerá nos dias 10, 15 e 17 de março de 2023, das 19h às 22h. Ele terá uma carga horária total de 15h. Essa carga horária será distribuída em 03 (três) encontros virtuais (via aplicativo Google Meet) e encaminhamentos de atividades de fixação.
PRIMEIRO ENCONTRO
Tema discutido: Coesão textual e operadores argumentativos
Leitura básica: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Editora Contexto, 2016, p. 61-119. (Capítulos 3 e 4)
Encaminhamento: Atividade de fixação
SEGUNDO ENCONTRO
Tema discutido: Parágrafos: formas de organização e relações na organização textual
Leitura básica: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Editora Contexto, 2016, p. 159- 219. (capítulos 6, 7 e 8)
TERCEIRO ENCONTRO
Tema discutido: Sintaxe e diálogos com a palavra alheia (citação) no texto acadêmico
Leitura básica: BESSA, José Cezinaldo Rocha; BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos; NASCIMENTO, Ilderlândio Assis de Andrade. A citação na escrita acadêmico-científica de estudantes universitários: da paráfrase ao plágio. Encontros de Vista, v. 9, 2012, p. 1-9.
Leitura complementar: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho Universitário. Resolução nº 157/2013, de 01 de outubro de 2013. Regulamenta a proteção aos direitos autorais no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: Conselho Universitário, 2013.
Discentes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), do curso de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN).
Interessados em conhecer recursos da textualidade na escrita de textos acadêmicos
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.19.6_1