É compromisso do LAHMED (Laboratório de História e Memória da Educação), do Centro de Educação, além do apoio e incentivo à pesquisa em história e memória da educação brasileira, especificamente, do Rio Grande do Norte, ofertar formação para as comunidades acadêmica e externa sobre os fundamentos da educação. A preocupação com a formação de profissionais mais bem preparados na área de Educação seja com foco no ensino seja na pesquisa, é elemento constituinte da promoção de instituições mais eficazes.
A formação de profissionais conscientes da trajetória histórica da sua área de formação e atuação profissional requer a apropriação de conhecimentos especializados bem como domínio acerca de elementos teóricos e metodológicos da área, aspectos esses que serão trabalhados por meio das palestras que comporão o II Ciclo de Palestras do LAHMED ao longo do ano de 2023. Essas serão ministradas por membros da coordenação do Laboratório e professores da UFRN convidados a partir da sua trajetória em atividades de ensino, pesquisa e orientação de pesquisa sobre os fundamentos da educação.
Em um momento como o de hoje, em que circulam discursos pós-humanistas e trans-humanistas, propagando o fim da espécie humana, cedendo lugar para uma espécie biotecnológica, é preciso questionar as relações entre educação e formação dos sujeitos afim de ampliar a compreensão sobre o homem (humanidade) e suas relações sócio históricas. Assim, considerando o intuito de contribuir com a melhoria da formação de licenciandos de todos os cursos de licenciatura da UFRN, o evento volta-se para a discussão sobre os fundamentos da Educação.
Abre-se, assim, a oportunidade de melhoria na qualidade da educação pela via da qualificação docente inicial e continuada visto que o II Ciclo de Palestras será ofertado, sobretudo, para licenciandos, mas, também, para professores de Educação Básica. Pensar em qualidade Educação é atentar para meios de redução das desigualdades. Portanto, esse evento relaciona-se ao que se discute atualmente na instituição no que diz respeito aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS (ONU, 2015).
Discutir sobre os fundamentos da Educação e sua articulação com a formação e atuação docente é contribuir para a construção de instituições escolares eficazes e responsáveis, contextualizadas e éticas, preocupação dos que integram o Laboratório de História e Memória da Educação, do Centro de Educação da UFRN (LAHMED). O evento passa a integrar os compromissos do LAHMED com a qualificação docente por meio da promoção integrada de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os participantes do evento terão a oportunidade de apropriarem-se dos fundamentos da Educação a partir de diferentes perspectivas, as quais decorrem dos diferentes objetos de pesquisa dos palestrantes. Isso contribuirá tanto para a ampliação do repertório informativo dos participantes quanto para a sua reflexão e potencial decisão de iniciar ou aprofundar suas experiências formativas no âmbito da pesquisa acadêmica.
As palestras do evento ocorrerão no segundo semestre do ano de 2023 e todo o evento contará com carga horária de 20 horas. É intenção da coordenação do evento que os participantes tenham acesso a material informacional produzido pela coordenação do evento, a partir das palestras ministradas e que esse seja organizado, preferencialmente, na forma de livro digital.
Espera-se contribuir com a melhoria da formação docente tanto inicial (e continuada) bem como com a atuação dos profissionais da educação seja nas escolas básicas seja no âmbito da pesquisa especializada. Igualmente, destacamos a importância e necessidade de maior e melhor articulação entre atividades de ensino e extensão em prol da melhoria dos processos de formação de professores e pesquisadores em Educação.
DATA
(Quinta 19h)
PALESTRA 01
PALESTRA 02
14.09
A construção do ser humano por meio da Educação Formal
(Anna Gabriella de Souza Cordeiro)
História dos Intelectuais, ideias pedagógicas e modelos de educação
(Arthur Cassio de Oliveira Vieira)
21.09
Considerações sobre os fundamentos da Educação e a BNC-Formação (Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de dezembro de 2019)
(Luciene Chaves Aquino)
Relato de experiência: A tessitura da tese: “Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)”
(Francisco Carlos Oliveira de Sousa)
28.09
Educação Profissional: cultura escolar e sujeitos educativos
(Rita Diana de Freitas Gurgel)
História da educação no Rio Grande do Norte: o discurso higienista para os grupos escolares (1908-1930)
(Hananiel de Souza Amorim)
26.09
Revista Pedagogium como objeto e fonte de pesquisa em história da educação
(Laís Paula de Medeiros C. Azevedo)
História da educação em bity
(Olívia de Moraes Medeiros Neta)
05.10
História e memória da educação popular: itinerários de pesquisa
(Fernanda Mayara Sales de Aquino)
A invenção dos homens: a construção das masculinidades nos livros didáticos de História
(Paulo Roberto Souto Maior)
12.10
Contando a história da educação no RN entre 1971 e 1996
(Nara Lidiana Silva Dias Carlos)
Legislação como fonte de pesquisa para a história da educação
(Crislane Barbosa Azevedo)
19.10
História da Educação e os usos das narrativas orais: refletindo sobre relações de autoridade compartilhada
(Aliny Dayany P. de M. Pranto)
As relações entre gênero, pobreza e educação
(Kilza Fernanda Viveiros)
26.10
Práticas e representações educativas da Escola Estadual Cônego Monte – Natal-RN
(Manoel Tavares dos Santos Neto)
A educação profissional para a mulher: o ensino doméstico na Europa e suas repercussões no Brasil (início do século XX)
(Francinaide de Lima Silva Nascimento)
Alunos de graduação e pós-graduação interessados em discussões sobre História e Memória da Educação
Profissionais da Educação
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