Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: II Ciclo de Palestras do LAHMED
Ano: 2023 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 100
Período do Evento: 14/09/2023 a 26/10/2023
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: NATAL - RN
Espaços de Realização: Centro de Educação, UFRN
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (2023 - $ - EDITAL No 014/2022-UFRN/PROEX - EVENTOS INTEGRADOS PARA 2023)
Tipo do Evento: COLÓQUIO Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 100
Responsável pela Ação: CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
E-mail do Responsável: crislaneazevedo@yahoo.com.br
Contato do Responsável: (84) 98705-9079
Url da Acão: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91824049

Resumo

É compromisso do LAHMED (Laboratório de História e Memória da Educação), do Centro de Educação, além do apoio e incentivo à pesquisa em história e memória da educação brasileira, especificamente, do Rio Grande do Norte, ofertar formação para as comunidades acadêmica e externa sobre os fundamentos da educação. A preocupação com a formação de profissionais mais bem preparados na área de Educação seja com foco no ensino seja na pesquisa, é elemento constituinte da promoção de instituições mais eficazes.

A formação de profissionais conscientes da trajetória histórica da sua área de formação e atuação profissional requer a apropriação de conhecimentos especializados bem como domínio acerca de elementos teóricos e metodológicos da área, aspectos esses que serão trabalhados por meio das palestras que comporão o II Ciclo de Palestras do LAHMED ao longo do ano de 2023. Essas serão ministradas por membros da coordenação do Laboratório e professores da UFRN convidados a partir da sua trajetória em atividades de ensino, pesquisa e orientação de pesquisa sobre os fundamentos da educação.

Em um momento como o de hoje, em que circulam discursos pós-humanistas e trans-humanistas, propagando o fim da espécie humana, cedendo lugar para uma espécie biotecnológica, é preciso questionar as relações entre educação e formação dos sujeitos afim de ampliar a compreensão sobre o homem (humanidade) e suas relações sócio históricas. Assim, considerando o intuito de contribuir com a melhoria da formação de licenciandos de todos os cursos de licenciatura da UFRN, o evento volta-se para a discussão sobre os fundamentos da Educação.

Abre-se, assim, a oportunidade de melhoria na qualidade da educação pela via da qualificação docente inicial e continuada visto que o II Ciclo de Palestras será ofertado, sobretudo, para licenciandos, mas, também, para professores de Educação Básica. Pensar em qualidade Educação é atentar para meios de redução das desigualdades. Portanto, esse evento relaciona-se ao que se discute atualmente na instituição no que diz respeito aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS (ONU, 2015).

Discutir sobre os fundamentos da Educação e sua articulação com a formação e atuação docente é contribuir para a construção de instituições escolares eficazes e responsáveis, contextualizadas e éticas, preocupação dos que integram o Laboratório de História e Memória da Educação, do Centro de Educação da UFRN (LAHMED). O evento passa a integrar os compromissos do LAHMED com a qualificação docente por meio da promoção integrada de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os participantes do evento terão a oportunidade de apropriarem-se dos fundamentos da Educação a partir de diferentes perspectivas, as quais decorrem dos diferentes objetos de pesquisa dos palestrantes.  Isso contribuirá tanto para a ampliação do repertório informativo dos participantes quanto para a sua reflexão e potencial decisão de iniciar ou aprofundar suas experiências formativas no âmbito da pesquisa acadêmica.

As palestras do evento ocorrerão no segundo semestre do ano de 2023 e todo o evento contará com carga horária de 20 horas. É intenção da coordenação do evento que os participantes tenham acesso a material informacional produzido pela coordenação do evento, a partir das palestras ministradas e que esse seja organizado, preferencialmente, na forma de livro digital.

Espera-se contribuir com a melhoria da formação docente tanto inicial (e continuada) bem como com a atuação dos profissionais da educação seja nas escolas básicas seja no âmbito da pesquisa especializada. Igualmente, destacamos a importância e necessidade de maior e melhor articulação entre atividades de ensino e extensão em prol da melhoria dos processos de formação de professores e pesquisadores em Educação.


Programação

DATA

 

(Quinta 19h)

PALESTRA 01

PALESTRA 02

 

 

14.09

A construção do ser humano por meio da Educação Formal

(Anna Gabriella de Souza Cordeiro)

 História dos Intelectuais, ideias pedagógicas e modelos de educação

 (Arthur Cassio de Oliveira Vieira)

21.09

 

Considerações sobre os fundamentos da Educação e a BNC-Formação (Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de dezembro de 2019)

(Luciene Chaves Aquino)

Relato de experiência: A tessitura da tese: “Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)” 

(Francisco Carlos Oliveira de Sousa)

28.09

Educação Profissional: cultura escolar e sujeitos educativos

(Rita Diana de Freitas Gurgel) 

História da educação no Rio Grande do Norte: o discurso higienista para os grupos escolares (1908-1930)

(Hananiel de Souza Amorim)

26.09

Revista Pedagogium como objeto e fonte de pesquisa em história da educação

(Laís Paula de Medeiros C. Azevedo)

História da educação em bity

(Olívia de Moraes Medeiros Neta)

05.10

História e memória da educação popular: itinerários de pesquisa 

(Fernanda Mayara Sales de Aquino)

A invenção dos homens: a construção das masculinidades nos livros didáticos de História 

(Paulo Roberto Souto Maior)

12.10

Contando a história da educação no RN entre 1971 e 1996

(Nara Lidiana Silva Dias Carlos)

Legislação como fonte de pesquisa para a história da educação

(Crislane Barbosa Azevedo)

19.10

História da Educação e os usos das narrativas orais: refletindo sobre relações de autoridade compartilhada

(Aliny Dayany P. de M. Pranto)

As relações entre gênero, pobreza e educação

(Kilza Fernanda Viveiros) 

26.10

Práticas e representações educativas da Escola Estadual Cônego Monte – Natal-RN

(Manoel Tavares dos Santos Neto)

A educação profissional para a mulher: o ensino doméstico na Europa e suas repercussões no Brasil (início do século XX)

(Francinaide de Lima Silva Nascimento)

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Alunos de graduação e pós-graduação interessados em discussões sobre História e Memória da Educação


Externo:

Profissionais da Educação



Membros da Equipe

  CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

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