O projeto se insere no Geoparque Seridó, distante 180 km da cidade de Natal e compreende uma área de 2.800 km², e 120.000 habitantes, envolve 06 municípios (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas) e 21 geossítios, de forma que as atividades nesse projeto se concentrarão nos municípios de Acari, Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá. Estando o Geoparque Seridó inserido em uma das regiões semiáridas, do nordeste brasileiro, cujo histórico remete à escassez dos recursos hídricos e a um cenário instigador, para se desbravar, ainda pouco aproveitado, requer esforços tanto na gestão dos recursos hídricos, como na promoção de projetos que venham alavancar o desenvolvimento regional, através do geoturismo, seja nos períodos secos ou chuvosos. Assim, no intuito de colaborar com a sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Seridó, esse projeto tem como objetivo geral ¬caracterizar as peculiaridades dos períodos secos e chuvosos, em função do armazenamento das águas nos mananciais hídricos, no âmbito do desenvolvimento do geoturismo no Geoparque Seridó e assim identificar soluções para o melhor aproveitamento dos elementos hidrológicos que se integram a geodiversidade nessa região. A metodologia de trabalho compreenderá atividades que serão desenvolvidas em 04 municípios do Geoparque Seridó, sendo Acari, Cerro Corá, Lagoa Nova e Currais Novos e envolverá atividades à luz dos seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar as relações ente os recursos hídricos e as peculiaridades dos períodos secos e chuvosos, em função do armazenamento das águas nos mananciais hídricos; (ii) identificar os efeitos dos períodos secos e chuvosos no desenvolvimento do geoturismo nos quatro municípios que serão trabalhados no Geoparque Seridó; (iii) Identificar elementos necessários de uma infraestrutura hídrica para alavancar o geoturismo; (iv) Elaborar mapas conceituais sinalizadores para o melhoramento da infraestrutura hídrica local; (v) Elaborar cartilhas com caráter educacional e estimulador visando soluções.
docentes, dicentes e técnicos administrativos do Curso Bacharelado de Ciências e Tecnologia
estudantes, professores, produtores, empreendedores e usuários dos recursos hídricos da região envolvida no projeto
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