O hábito da leitura é fundamental na construção de um saber diversificado, no fomento de habilidades como a criatividade e a escrita, além de ser fundamental para o desenvolvimento do senso crítico em prol da melhoria da sociedade. Assim, o “Clube de Leitura da EMCM” é uma iniciativa criada por docentes e discentes da Escola Multicampi de Ciências Médicas, sediada na cidade de Caicó, que visa estimular a leitura interdisciplinar entre os estudantes de nível superior e da educação básica da cidade de Caicó e da região do Seridó. Para isso, o Clube de Leitura realizará encontros mensais durantes os dois semestres letivos do ano 2023, para a discussão e debate de obras pré-selecionados na Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM). Assim, esse evento não apenas estimulará o diálogo livre e a circulação de ideias, temas e discussões sobre questões relevantes para a sociedade do século XXI como também atuará em consonância, com Programa de Desenvolvimento Interno da UFRN 2020-2029 (PDI), já que articula de maneira horizontal a integração universidade com a comunidade acadêmica (Linha VII do PDI) e reforça o compromisso da UFRN no processo de ações de interiorização (linha XII do PDI). Assim, esse projeto auxiliará a UFRN no atendimento das necessidades da sociedade e do desenvolvimento social do Rio Grande do Norte.
A metodologia utilizada no presente projeto foi desenvolvida com base na observação e estudos de outras experiências no campo da leitura, bem como em clubes do livro implementados nesta e em outras universidades (MOREIRA; GAUTÉRIO; AZEVEDO, 2022). Dessa maneira, o projeto será desenvolvido em consonância com três objetivos do milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Objetivo 4 – Educação de qualidade; Objetivo 5: Igualdade de gênero; Objetivo 10: Redução das desigualdades. Para isso, o projeto acontecerá em três etapas: planejamento, encontros presenciais e avaliação das atividades.
Planejamento (Etapa 1)
O planejamento das atividades será iniciado com as reuniões presenciais e/ou virtuais entre os colaboradores do projeto, para que sejam pontuados e discutidos os temas mais relevantes a serem abordados durantes os encontros do Clube de Leitura, bem planejar a organização dos kits de leitura, e desenvolvimento web para logística do clube.
Após a criação de páginas em redes sociais de grande circulação, como o Instagram, por exemplo, para a divulgação da data e do local onde serão realizados os encontros, bem como sobre as obras literárias que serão discutidas. Também será utilizada a plataforma do Google Classroom para a divulgação de materiais e para a realização de encontros virtuais (Google Meet) em caso de impossibilidade do encontro presencial. As inscrições para a participação nos encontros do Clube de Leitura serão efetuadas de forma digital, mediante link do Google Forms, disponibilizado nas redes sociais do projeto durante um período estipulado, até o preenchimento das vagas.
Além disso, é importante ressaltar que as atividades presenciais respeitarão o protocolo de segurança da EMCM: será exigido o certificado vacinal da equipe e dos participantes, e oferecerá condições sanitárias adequadas. Contudo, as atividades poderão ser readequadas para o ambiente remoto caso o cenário pandêmico se agrave, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.
Encontros do Clube de Leitura (Etapa 2)
Os encontros presenciais serão realizados em salas tutorial na EMCM, no qual os participantes se organizarão em rodas de conversa. Os livros a serem debatidos terão como narrativas temas importantes e relevantes não apenas no contexto acadêmico, mas da sociedade como um todo, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica à comunidade externa de Caicó e da região do Seridó.
Ao final de cada encontro, os colaboradores do projeto serão responsáveis por elaborar um relatório do evento, no qual seja registrado o número de participantes que compuseram o encontro e dados escolares sobre eles, os temas que foram levantados durante a discussão, a duração do evento, dentre outras informações pertinentes.
Serão realizados seis encontros presenciais, sendo três no primeiro semestre e três no segundo. Os livros que serão discutidos nas reuniões estão listados na tabela abaixo.
Mês
Livro
Temas
Carga Horária
Abril
“O Avesso da Pele” Jefferson Tenório
Racismo e violência policial.
1h
Maio
“O Acontecimento” Annie Ernaux
Aborto, lei e seu imperativo sobre corpos femininos.
Junho
“O Ano do Pensamento Mágico” Joan Didion
Morte e luto.
Setembro
“Torto Arado” Itamar Vieira Júnior
Violência contra mulheres, práticas escravocratas que perduram, seca e pobreza.
Outubro
“Escute as Feras” Nastassja Martin
Complexidade da vida e construção de narrativas que empoderam.
Novembro
“O som do Rugido da Onça” Micheliny Verunschk
Indígenas e teoria civilizatória.
Obs.: A ordem dos livros pode vir a ser alterada.
Avaliação da execução das atividades (Etapa 3)
Nesse projeto serão realizadas avaliações na escala Linkert após as atividades propostas, bem como em um período específico. Esse momento será necessário para implementar melhorias e adaptar a metodologia para otimizar o aproveitamento pelos participantes. Ao final do projeto será elaborado um relatório final com os resultados das pesquisas de satisfação dos desafios e a análise das metas alcançadas por essa iniciativa. Os resultados poderão ser apresentados em eventos científicos, bem como publicados em revistas e veículos de comunicação e divulgação científica.
discentes da graduação e pós-graduação
Jovens e adultos alfabetizados.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.12.20