Em sua quinta edição, o "Projeto Apoiar" será desenvolvido pela ação conjunta entre o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Secretaria Municipal de Educação (SME/Natal). Constitui-se numa medida importante no combate ao analfabetismo crescente na educação básica requerendo um olhar psicopedagógico sobre a pauta do fracasso escolar, sendo necessário rediscutir a teoria do déficit socioeconômico e cultural que ainda aparece como justificativa para essa questão, especialmente na alfabetização de alunos oriundos de meios sociais desfavorecidos (CARRAHER, 1986; NASCHOLD, 2009, 2003, 1996; PATTO, 1990; SOARES, 2007, 2002). É fato que o contexto escolar, marcado pelo período pandêmico, traz experiências com impactos negativos e ainda se sobressaem como é o caso do isolamento socioeducacional que, ocorrido, afetou diretamente o desenvolvimento emocional da comunidade escolar e aumentou o nível de ansiedade no processo de aprendizagem dos escolares, sobretudo, dos que apresentam dificuldades bastante acentuadas de leitura e de escrita. A partir de tal realidade, nos últimos quatro anos, vem sendo desenvolvido, no setor psicopedagógico do SEPA/UFRN, um projeto de extensão universitária voltado para a prática psicopedagógica como contribuição ao enfrentamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem em escolares do Ensino Fundamental (EF), em parceria com a SME/Natal. Nesse sentido, o objetivo do projeto APOIAR é favorecer apoio e intervenção psicopedagógica a escolares do EF, matriculados em escolas municipais de Natal, que vivem em situação de vulnerabilidade social e com grandes dificuldades no processo de aprendizagem, sobretudo em relação à leitura e à escrita. O projeto será desenvolvido no SEPA/UFRN estendendo-se às 4 escolas municipais parceiras abrangendo os bairros Felipe Camarão, Alecrim e Nossa Senhora da Apresentação, em articulação sistemática, envolvendo professores, coordenadores, gestores e os responsáveis pelos alunos matriculados e encaminhados ao SEPA por essas instituições escolares de Educação Básica. Tem, pois, como foco buscar possibilidades de mudanças nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos, que podem estar dificultando a aprendizagem de escolares, e constituir-se em uma iniciativa de inclusão socioeducacional. Isso se dá, também, em virtude de a Universidade poder cumprir com seu papel de contribuir com a realidade social por meio de ações de caráter educativo, social, artístico, cultural, científico e tecnológico numa visão de interface das áreas envolvidas. A partir dessa compreensão, o projeto APOIAR 2023 representa uma ação extensionista e corrobora o edital nº 010/2022 com a definição os projetos de extensão são ações de intervenções desenvolvidos por meio da interação com os diversos setores da sociedade, visando ao intercâmbio e ao aprimoramento do conhecimento [...] (UFRN, 2022, p. 1). Destacam-se nessas ações as metas da ODS que envolvem algumas temáticas diversificadas, como [...] erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades [...] (UFRN, 2021, p. 109). Além disso, cabe adicionar que são utilizados outros aportes teóricos como considerar mudanças significativas no quadro de vulnerabilidade socioeducacional e cultural nas escolas, cuja realidade é marcada por tantos problemas que afetam o desenvolvimento da aprendizagem; de modo a valorizar a participação, a autonomia dos escolares e a diversidade sociocultural no processo educativo com o propósito de que eles vivenciem situações cognitivas no próprio processo de pensamento, na construção do conhecimento; e na busca de solução de problemas de aprendizagem, colaborando para o afastamento do fracasso escolar e redescobrindo o prazer em estudar e aprender. Desse modo, a equipe executora considera a existência de fatores de risco que podem prejudicar a vida escolar desses alunos e que é preciso o conhecimento e expressão de suas singularidades favorecendo as suas aprendizagens. Em face das informações até aqui apresentadas, cabe esclarecer que nas edições de 2019 a 2022 foram contempladas aproximadamente 200 pessoas, registrando-se atendimentos psicopedagógicos, orientações a responsáveis pelos alunos, cursos de formação, oficinas e rodas de conversa para os professores e alunos das escolas parceiras, além de colaborar com discentes de graduação e de pós-graduação em sua formação acadêmica, colaborando, também, com a curricularização da extensão universitária e preconizando o projeto pedagógico de cursos de graduação e de pós-graduação, utilizando-se da literatura vigente para estudos e proposições. Dito isso, salienta-se que o presente projeto se materializa por meio de ações efetivadas no formato de trabalho remoto e/ou presencialmente nas Escolas Municipais: Djalma Maranhão, Bernardo Nascimento, Nossa Senhora da Apresentação e Mario Lira; e no SEPA. Ademais, busca a participação de profissionais externos e outros de departamentos da UFRN, estudantes de graduação e de pós-graduação e de instituições de reabilitação infantil em um trabalho multidisciplinar, havendo, assim, a participação de profissionais da área da saúde e da educação, como o psicopedagogo, o pedagogo, o fonoaudiólogo, o psicólogo etc. Para a atual edição, a metodologia segue o plano de atividades construído para o projeto, a partir das necessidades levantadas, no qual são traçados caminhos para a maior participação de todos os envolvidos nas ações, seguindo os mesmos propósitos de atendimentos psicopedagógicos e momentos de formação continuada com a equipe das escolas participantes. Diante dessa pretensão, também é tratado como objetivo específico nessa edição do APOIAR, fortalecer os profissionais da educação atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas escolas parceiras, para uma atuação mais qualificada na rede, pressupondo intervenção, a partir das demandas existentes em suas atuações, justificando-se pelo fato de mostrar que os escolares participantes do projeto também frequentam esse serviço educacional na escola e os professores em atividade pedagógica no AEE precisam ser ouvidos e apoiados.
Docentes da UFRN, discentes de graduação e de Pós-graduação, técnicos do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE)
Professores, gestores e coordenadores da rede pública municipal de ensino e profissionais de outras instituições
MOMENTO FORMATIVO COM ALUNOS DE ESCOLA PARCEIRA
REUNIÃO COM DISCENTE BOLSISTA
MOMENTO FORMATIVO COM ALUNOS
MOMENTO DE SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA
SESSÃO PSICOPEDAGÓGICA
MOMENTO FORMATIVO COM PROFESSORES
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA
Reunião com gestora de escola
MOMENTO DE ATIVIDADE
INTERVENÇÃO COM JOGOS
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.19.6_2